Chegou a hora da reforma política

Embora pouca gente fizesse fé sobre a votação do projeto que redistribui os royalties do petróleo (leia nota abaixo), o fato é que o presidente da Câmara, Marco Maia, incluiu o assunto na pauta e foi aprovado o texto que beneficia também os Estados que não produzem petróleo. O governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma Rousseff estão furiosos. Dilma promete vetar o projeto, mas seu veto será derrubado.

. A mesma dúvida assalta agora o governo, políticos e jornalistas, no caso da reforma política, mas é provável que o deputado Marco Maia marque seu final de gestão na presidência da Câmara com a inclusão dos projetos e propostas elaborados pelo também gaúcho Henrique Fontana. Afinal de contas, foi o própria Maia quem escolheu Fontana para relator da Comissão Especial que nomeou paras tratar do assunto.

. A eclosão do mensalão e as escandalosas somas de dinheiro empregadas nas eleições deste ano, sem contar a permissividade com que dirigentes partidários leiloam apoios, tornam urgente a reforma política.
. Os projetos e propostas elaborados pelo deputado Henrique Fontana são muito bons. É possível que nem todos passem, mas quatro deles seriam muito bem vindos de imediato:
1) Fim das coligações nas eleições proporcionais (deputados e vereadores)
2) Financiamento público de campanhas.
3) Sistema proporcional de lista flexível
4) Federações de Partidos

. Há muito mais. Vale a pena ler o relatório final preparado pelo deputado Henrique Fontana, porque ele é muito consistente.

CLIQUE AQUI para ler a integra do relatório de Henrique Fontana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Financiamento público de campanha é vigarice do Fontana. Ele quer tirar mais grana do governo. E os cabos eleitorais que já trabalham com ele. E a grana que a Câmara paga para os aspones, viagens, correio, internet, publicação de propaganda.....só isso já não quer dizer ....financiamento público....ele não quer arriscar o carro importado dele na campanha para reeleição.....sou contra e vou fazer campanha contra ele e contra o financiamento público.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/