Eleições americanas: não é a economia, estúpido!

Há 20 anos, quando um assessor do então presidente Bill Clinton procurou o marqueteiro da campanha à reeleição, James Carville, para entender como é que foi a vitória do democrata, mesmo depois do escândalo Monica Lewisnki, o que ele ouviu serviu de mantra para campanhas eleitorais em todo o mundo:
- É a economia, estúpido.

. James Carville quis dizer que o PIB americano bombando e a situação de quase pleno emprego – a economia em boa saúde – desatariam as dúvidas dos eleitores americanos, levando-os a preferir mais um mandato de Bill Clinton.

. Este mantra se desfez nesta terça-feira, porque o democrata Barak Obama conseguiu reeleger-se facilmente, embora o PIB americano registre taxas medíocres de crescimento e a taxa de desemprego seja a mais alta dos últimos 40 anos, batendo em 8,3% da população economicamente ativa, o que representa um contingente de 23 milhões de americanos desempregados.

. Os marqueteiros dos dois lados terão que mudar de discurso a partir de agora.

5 comentários:

Anônimo disse...

A direitalha tupiniquim consegue perder eleição até nos EUA!!!

Surfista Prateado disse...

Agora ele ouviria o seguinte: "os idiotas latinoamericanos e afrodescentes se deram conta que são a maioria, estúpido". E eu complemento: transformarão o mundo, tornando os EUA mais um sub-país de terceiro mundo, assim como seus países de origem...

CHARLES LONDON disse...

PERFEITO, POLIBIO.

A ECONOMIA NÃO É MAI SO CARRO CHEFE NAS ELEIÇÕES MODERNAS. TAMPOUCO SÃO AS REVELAÇÕES QUE O PARTIDO VENCEDOR EST´AENVOLVIDO EM CRIMES, QUE O CANDIDATO A O É NEGRO, OU GAY, OU EX-VICIADO EM COCA. NÃO, O QUE GANHA ELEIÇÕES É A DESINFORMAÇÃO, ISTO É, QUEM ENGANA MAIS, QUEM DESINFORMA MAIS. NÃO ESTOU FALANDO DE SIMPLES MENTIRA, MAS DE UM AAGENDA COMPLETA DE OFERTAS FÁCEIS, LIBRALIZAÇÃO DE COSTUMES, ATAQUE ÀS RELIGIÕES, À TRADIÇÃO, QUASE UM AAGENDA SATÂNICA. OBAMA É O LULA AMERICANO. ELE É O CARA, MENTIROSO, EX-VICIADO, PRÓ-ISLÃ, NASCIDO N KENIA, ETC. O POVO NÃO ESTÁ NEM AÍ.

POR QUE GANHOU? É A AGENDA ILLUMINATI, ESTÚPIDO!

Anônimo disse...

Ta ruim o negocio e no eh soh aqui. Pt e obma defendem politicas anti populares e o povo jumento nao se toca

Anônimo disse...

Nao e o ponto que a economia se encontra no momento da eleicao e sim a tendencia/perspectiva de melhora ou de piora que importa para a populacao. E sim, o que importa e a economia, estupido!