Artigo, Percival Puggina - A estranha relação de FHC com Lula

“O que ele (Lula) diz não vou contestar. Não cabe a mim ficar fazendo comentário sobre o que ele disse ou deixou de dizer. É o momento de ele estar desabafando. Sempre é de se lamentar que uma pessoa com a trajetória do presidente Lula tenha chegado a esse momento de tanta dificuldade”.

Não serve para coisa alguma essa declaração de FHC, mas preserva os vínculos que, em 1993, de modo unívoco o uniram a Lula. O inverso, porém, jamais ganhou nitidez. O encontro dos dois líderes políticos brasileiros ficou conhecido como Pacto de Princeton e pretendeu traçar o intercâmbio de dois projetos internacionais de esquerda - o Diálogo Interamericano e o Foro de São Paulo.

Acontece que a história, no ano seguinte, acabou colocando FHC no caminho de Lula. E quando, em qualquer confronto político com petistas, se configura essa situação, começa uma guerra sempre assimétrica. No caso das relações entre FHC e Lula, salvo a exceção que apontarei adiante, tal guerra foi claramente unilateral. Lula atacava e FHC sequer se defendia. Lula rosnava e FHC sorria. Petistas fizeram dos tucanos seus adversários preferidos e o inverso nunca foi muito verdadeiro. Se examinarmos bem o ocorrido durante os mandatos de ambos, veremos que FHC, com Lula na oposição, prestava enorme atenção ao que o PT dizia. Quando a situação se inverteu, viu-se que Lula, diferentemente, se lixava para o próprio partido e para FHC. No caráter unívoco da relação entre ambos percebo esta solitária exceção: em seu primeiro mandato, Lula preservou e até ampliou por algum tempo as principais diretrizes econômicas e sociais do programa tucano.

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O FHC sempre fez "jogo duplo".

Em realidade, o EGO MONSTRUOSO dele sempre viu o Lulla como um subalterno intelectual.

Que pagou o preço foi o Brasil. FORA FHC!!

JulioK

Anônimo disse...

Não confio e nunca confiei nessa dupla. Sempre votei no menos pior, é o que nossa suja politica apresenta nas eleições. Podem reparar os politicos apresentados nas eleições para cargos executivos, temos apenas raras exceções. Depois da Democracia Militar tivemos aoenas o Itamar Franco como presidente, os demais foram apenas arremedo de presidente, a Dilma/Lula/PT/Bolivarianismo maluco só fizeram o que sabem fazer, besteiras em prejuizo do país .

Anônimo disse...

FHC é terrorista comunista da Internacional Socialista.

Como fabiano foi jogando no colo do lula a presidência.

Eis o resultado.

FHC é adorador de fidel.

Vajra Pema disse...

Demorei pra acreditar, mas hoje pra mim é tão claro como a luz do sol, infelizmente. Pobre Brasil! #ForaFHC #lulaPreso

Anônimo disse...

FHC é bem melhor que LULA e o PT . Seu grande erro , ao meu ver, é ser complascente com LULA , por julgá-lo aliado, assim como Dilma. Por esta razão , nunca pegou pesado com os dois, suas críticas , quando as faz, sempre são suaves, lights, amigas. Lembremos que para ele , Dilma é " limpinha" , o que não corresponde à realidade. Um Presidente não pode ser considerado honesto se permitiu a continuidade da corrupção na Petrobras , em outras estatais e nos fundos de pensão . Eu julgo que " bonzinho " é FHC e seu partido pagará politicamente por este erro !!!

Anônimo disse...

FHC é marxista, essa é a premissa básica.
O resto se explica.

Capitão Tormenta disse...

O Pacto de Princenton, nada mais é que um salvar o outro das merdas que fizeram o anterior FHC, e o posterior o nove dedos, amigos para sempre e fd.. o povo.

Zarathustra disse...

Sobre a estranha relação de Lula com a Igreja Católica, com a Teologia da Libertação que pariu o PT, nisso ninguém da direita católica fala.

Anônimo disse...

Não é nada estranho o fato de o PSDB nunca ter se vendido para o PT.
Já PP, PTB, PMDB, PR e outras legendas foram claramente apoiadores do projeto de poder do PT e estamos vendo na LAVAJATO que o PT conseguiu esses apoios mediante pagamento de propinas.
Os partidos de esquerda tipo PCdoB apoiariam de qualquer jeito, mais ainda recebendo beneficios pecuniários.

Anônimo disse...

Estranha para alguns....psdb são unha e carne...um morde outro assopra, salve ffAAS

Unknown disse...

FHC loves LULA!!! Fora FHC, Lula in. JAIL...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/