Ex-presidente Tabaré Vázquez disputa segundo turno como oponentes Lacalle e Bordaberry Filho

No Uruguai, segundo turno é entre três candidatos. Apesar da vizinhança, mídia gaúcha ignora eleições no Uruguai, onde o ex-presidente Tabaré Vazques disputa primeiro turno neste domingo, tendo Luis Lacalle Pou como principal rival; país também terá plebiscito sobre redução da maioridade. Leia material do UOL:
     
Com uma população de 3,3 milhões habitantes, o Uruguai elege neste domingo (26/10) o presidente e o vice-presidente da República, além de 30 senadores e 99 deputados dos 19 departamentos do país.
No início da campanha, os eleitores da atual coalizão governista de esquerda, Frente Ampla, tinham a sensação de que a disputa seria mais tranquila que as anteriores, já que o seu candidato era o ex-presidente Tabaré Vázquez, que deixou a Presidência em 2010 com 80% de popularidade. No entanto, o Partido Nacional, principal rival da Frente Ampla, realizou eleições internas que culminaram com a indicação de um jovem político que superou todas as expectativas dos analistas e de seus próprios militantes. Luis Lacalle Pou, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), 41 anos, chegou com bastante “fôlego” na corrida presidencial e tenta demonstrar a necessidade de uma “renovação” na política uruguaia.


. Por fora dessa polarização, corre em terceiro lugar o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, filho do ex-presidente e ditador uruguaio Juan María Bordaberry. O sobrenome sempre pesou na vida pública de Pedro Bordaberry, mas, na atual campanha, o colorado saiu da defensiva e partiu para o ataque não somente à gestão do governo José Mujica como também ao seu rival direto Lacalle Pou. Bordaberry insinuou em diversas oportunidades a falta de experiência do deputado e candidato Lacalle Pou, já que este último nunca ocupou cargos no Poder Executivo. Bordaberry além de senador, já foi Ministro do Interior na gestão do também colorado presidente Jorge Battle.

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

Se a FA ganhar novamente, teremos uma fronteira aberta a entrada de drogas da Bolívia e Paraguay para o RS.

Já estão ocorrendo lançamentos aéreos de cargas de cocaína e menos de 100km da nossa fronteira.

Blancos ou Colorados combateram o narcotráfico, pois o Mujica/Tabarez fizeram vista grossa.

O Dep. Osmar Terra sabe muito sobre este perigo real.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/