Artigo, Stephen Kanitz - Entenda esta crise política: é o Poder mudando de mãos

Vai ser no tapa. A ilustração é escolha do editor desta página.

* Essa súbita polarização na política, que deve estar assustando muitos dos meus seguidores, na realidade é simplesmente um fim de ciclo. O poder reinante nesse pais nos últimos 25 anos está sucumbindo, lutando com todos os seus meios para impedir o inevitável.

Usam jogo sujo sim, mas é por puro desespero.

Quem está perdendo miseravelmente é a indústria, os sindicatos, os partidos desses trabalhadores chão de fábrica, as grandes cidades, os industriais cada vez mais falidos e subsidiados. Quem está crescendo e ganhando é a agricultura. A agricultura por si já representa 25 % do PIB, contra 10% anos atrás. O agro negócio, que incorpora as indústrias que a fornecem, como mineração de fertilizantes, a indústria de tratores, os bancos, as seguradoras, as transportadoras passa a ser 40% do PIB, tranquilo.

Ter 40% do PIB significa dinheiro, crescimento, poupança, prosperidade.

Significa crescente poder político, que ao contrário que a maioria das pessoas pensam, o setor Agrícola não tinha comensurável a esses 40%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tudo subsiado aí é fácil caro Kanitz.

Ariel disse...

Faz sentido; a própria pujança dos EEUU, históricamente, também baseou-se nela....

Anônimo disse...


o único projeto que o ladrão/cachaceiro tem para a agricultura é mandar seu bando sair invadindo as terras, destruindo casas, maquinário, agredindo fisicamente os proprietários e funcionários e carneando os bois pra alimentar os "ocupantes".

Anônimo disse...

Interesasnte ess visão mas a decadência do setor industrial é ruim para o Brasil.
O Brasil não pode depender só de commodities de soja e carne sob o risco de virar comida dos chineses, dependendo do fornecimento dos países insutriaizados.
POde ser uma tese antiga mas ficar dependendo de matérias primas máquinas e equipamentos da China é um suicidio.
Nesse âmbito, o que mais tem são oportunistas que buscam finaciamentos de graça, subsídios e benefícios do governo. Isso pode ser controlado mas o inadmissível é o governo legislar para atrapalhar o desenvolvimento e a inovação tecnológica. A área ambiental é um exemplo.
Nenhum país desenvolvido estaria hoje onde está com essa legislaçào ambiental. Primeiro ficaram ricos e depois passaram a sabotar os outros.
Noventa porcento (90%) do que o Brasil importa da China pode ser produzido no Brasil.

Joel Robinson disse...

Tapa na cara é o Viagra e a prótese peniana das FFAA...

aparecido disse...

Cuidado Polibio ao dar credito a economistas...sÓ falam merd.. o tempo todo... Desde o seculo XIX que se fala que o Brasil tinha um destino agricola...mas até 40 anos atrás não conseguia produzir nem a comida de seu proprio povo, dada as imensidões de nossas terras...Só depois que a industria produziu aqui as maquinas de producão e os meios de transportes que a agricultura se desenvolveu...agricultura moderna e industria são uma só coisa..uma não existe sem a outra.. o proprio autor fala das industrias que produzem para o agro... não deixam de ser industrias.. por isso a idiota simplificação usada pelo economista...Por acaso qual o maior pais industrial do mundo ?? os Steites.. e qual a maior agricultura do mundo ? igualmente os steites... Há muitos paises do mundo que possuem terras mas não tem nem a tecnologia agricola nem as industrias para conseguirem produzirem qualquer coisa viável...qualquer generalização é burra.. o mundo é muito mais complicado do que parece..... agricultura tropical é coisa complicada e desde 1870 ( IAC Campinas- SP ) o Brasil iniciou as pesquisas agricolas em areas tropicais.. e agora esta ai o resultado...o que matou as industrias brasileiras foi a globalização que o fez o Ocidente investir dezenas de trilhões de $$ na China.. e agora o ocidente colhe os resultados com a guerra...e com o fim da globalização teremos o renascimento de nossa industria...Sr. economista estude mais um pouquinho e entenda as complexidades do mundo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/