Senado aprova projeto que tipifica como crime todo tipo de injúria racial. Matéria irá para a Câmara.

O autor do projeto, o senador gaúcho Paulo Paim, PT, disse que o racismo pode ser identificado até por um simples olhar: "O racismo estrutural é uma realidade. Está no olhar, nos gestos, nas palavras, na violência, no ódio". Ele disse que a população brasileira é composta por 56,2% de pretos e pardos, ou seja, 120 milhões de brasileiros.

Por unanimidade, o Senado aprovou nesta quinta-feira projeto de lei que tipifica a injúria racial como racismo. A proposta prevê pena de multa e prisão de dois a cinco anos para quem cometer o crime.

A matéria, que segue para análise da Câmara dos Deputados.

Autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS) argumentou que, embora definida em lei, a injúria racial não estaria plenamente equiparada aos crimes raciais definidos no Código Penal.

CLIQUE AQUI para entender a diferença entre racismo e injúria racial.?
CLIQUE AQUI para saber como foi a discussão no Senado.

30 comentários:

LUCIANO disse...

ABSURDO...ESSE VITIMISMO É INSANO...SÓ O RS PRA ELEGER UMA MÚMIA DESSAS COMO SENADOR!

Anônimo disse...

Atenção: AGORA no Brasil um olhar será criminalizado. Para aonde estamos indo ? Faltar criminalizar o pensamento, talvez haja como. O STF já prende até deputado e jornalistas por opinião. Está no momento de ir embora daqui ??

Anônimo disse...

>>

Esse Paulo Paim é um lixo. Oportunista, não passa de um demagogo populista. Nunca fez ABSOLUTAMENTE NADA pelo Rio Grande.

<<

aparecido disse...

E chamar um cara de branco de olhos azuis é injuria racial ???

Anônimo disse...

Logo logo todos seremos criminosos de um jeito ou outro.
Os caras estão fazendo tal qual aquela jogada onde o atacante está em posição legal na área e o adversário recua para deixar o cara no impedimento.

E como falou o anônimo das 9:10, "está na hora de ir embora daqui". Sim, msas para onde??? A insanidade está generalizada. A única saída é do planeta.
Acho que está chegando a hora de voltar pra "casa".

SCHWEIZER disse...

Só vai ter branco preso??
Negro racista tambem?

Anônimo disse...

E como fica um amigo meu que autointitula?
- O negão aqui.
???
Como já foi dito acima... essa onda de vitimismo é terrível.

Anônimo disse...

Em breve, você sorrir para um negro, pardo ou afrodescendente poderá constituir crime caso alguém ou outrem supuser que vc esteja sorrindo com "segundas intenções".
E mais tarde, o crime do sorriso será ativado por qualquer banguela, se você "mostrar os dentes".
Ou mesmo, se alguém estiver triste ou deprimido... E por aí vai.
O mundo está cada vez mais "fresco".

Anônimo disse...

Caaaallllmmma...
E os prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais.
Todos eles são os mais dignos representantes do seu povo.
Fazer o quê?
- Buááááááá...

Murilo disse...

Quer dizer que um olhar e poderei ser processado e preso ?
Meu Deus !

Anônimo disse...

Poooooorrrra, Paulo Paim !!!
Você já foi melhor, um dia.

Anônimo disse...

Até que um dia vi um projeto deste senador incompetente. Como era de se esperar de um petista, um projeto bosta.

Anônimo disse...

Essa lei deve ser uma via de mão dupla.

Anônimo disse...

Esta múmia que nunca fez nada pelo Brasil, e os otários continuam votando neste pilantra,vem com esta lei de injúria.Lei para pena de morte,prisão perpétua nem em sonho.Todos os dias têm crimes hediondos aqui e no máximo é uma tornozeleira e com saidinhas toda hora.Hipócrita.Tem que ser do PT mesmo.Jamais os petistas vão criar leis que vá de encontro a bandidagem.Nunca.Porque todos os bandidos,todos,sem exceção votam só no PT.Bandido,assassino,estuprador,pedófilo,traficante. Só votam nos petistas.

Anônimo disse...

Não.
Está na hora de tirarmos a bunda da cadeira e dar certos limites a certas pessoas pois caso contrário...
Nunca na história do Universo tivemos como moradores aqui no planeta Terra uma população tão mimizenta.

Anônimo disse...

TUDO ISSO PORQUE BOLSONARO ESTÁ NO PODER! POR QUE NÃO PENSARAM NISSO HÁ UNS BONS ANOS ATRÁS, HAJA VISTA QUE, DESDE A CRIAÇÃO DA LEI DO RACISMO, OS DELEGADOS DE POLÍCIA SEMPRE AUTUARAM OS RÉUS COM ATO DE INJÚRIA?

Anônimo disse...

Uma "qualidade" que todos os dias é vista, logo, muito conhecida de todos é a "INVEJA"! Aqui no blog do Polibio é observada em muitos dos comentários, já tendo até figurinhas carimbadas nesta modalidade, como Joel e Sapolina. E a INVEJA é uma energia negativa que não tem raça nem idade, em geral se manifesta em forma de CALÚNIA, sua sucessora e companheira, tendo como origem a dor de cotovelo e o recalque por incapacidades de conseguir ou realisar algo de forma licita.
A CALÚNIA, resultado da INVEJA tem penalisação prevista por lei, mais muito branda, pois atinge em cheio os politicos e simpatisantes de esquerda, que evitam aprovar penas mais duras para não sofrer desfalques em suas hostes pois conhecem muito bem estas suas fraquesas. Na esquerda este é o padrão de atuação em relação as leis, se for lei onde seus integrantes possam ser penalisados, são contra, ou, no máximo a favor de penalidades "para inglês ver", ou "penas de mentirinha"!


Anônimo disse...

Não podemos mais nem olhar, nem Hitler ousou tanto, é fantástico.

Selminha Rocha disse...

Meu Deus 😲 1984 é aqui e agora... distopia orwelliana!! Melhor não falar 🤐🙊, não olhar 😞🙈, não ouvir 😱🙉.

Rates disse...

se pinte de moreno e sai na rua / vc entenderá o que é racismo e injúrias

Anônimo disse...

Qdo um senador não tem nada de útil para fazer pelo Brasil apela para o mimimi. É o pior SENADO dos últimos 40 anos. É da CPI , ao pseudo olhar racista. Só essa múmia mesmo.

elias disse...

Passou da hora.

Anônimo disse...

Vitimismo é o teu cu arrombado.

Anônimo disse...

E pra quem rouba bilhões e mata pessoas de fome, qual a pena, Paim? Vamos lá cabra, se manifeste e para de lacração.

Anônimo disse...

E a lei será aplicada para um lado só, como se não houvesse racismo de ambos os lados. O negócio é se isolar para evitar ser acusado por gente querendo se dar bem em cima da gente.

Anônimo disse...

Infelizmente estão conseguindo o contrário do que desejam. Se as pessoas de cor (negra), não reagirem, muito em breve o mercado de trabalho irá se estreitar, sem qualquer justificativa, exceto o medo, coisa que estão infundindo. Errar é humano, e onde não há dolo, as coisas se esgotam no erro humano. Tolerância é preciso, sempre, para com o erro sem dolo.

Anônimo disse...

Os comentários publicados aqui apenas retratam o porquê do RS ter a péssima fama de ser um dos estados mais racistas do país. Descendentes de alemães italianos e polacos estão revoltados pois agora já não podem mais manifestar racismo livremente, principalmente nas regiões da colônia, serra, vale dos sinos, vale do caí e norte, onde o desprezo da gringolandia pela raça negra, suas características físicas e culturais era transmitido de geração a geração.

Ricardo disse...

Tinha de ser o Paim! Aquele que ilude há
décadas os aposentados. Promete que vai resolver-lhes os problemas. Espertamente, contudo, não o faz: os problemas dos aposentados são os seus mais eficientes cabos eleitorais! Se, e quando os resolver, ficará sem discurso.

Anônimo disse...

Vindo do PT já dá para imaginar para que serve.

Assim como as fakes news, racismo, machismo, não passa de arma política para perseguir adversários, desafetos.

Se a câmara for séria, deve rejeitar intetgralmente essa monstruosidade!

Cadê o governo Bolsonaro, não tem força para rejeitar essa monstruosidade?

Anônimo disse...

"Atenção: AGORA no Brasil um olhar será criminalizado. Para aonde estamos indo ? Faltar criminalizar o pensamento, talvez haja como. O STF já prende até deputado e jornalistas por opinião. Está no momento de ir embora daqui ??"

Estamos perto, este país está se tornando inviável!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/