A Pfizer mantém Brasil de rédeas curtas no caso da vacina contra o vírus chinês

- A reportagem a seguir é do jornal Guardian, Londres. A reportagem não fala, mas o acordo possui termos que o presidente Bolsonaro só concordou em assinar depois de aprovação feita pelo Congresso, que o pressionava. Leia tudo:

A Pfizer foi acusada de manter o Brasil “sob resgate” por demandas para se proteger de possíveis ações judiciais de efeitos colaterais da vacina em seu contrato para fornecer ao país 100 milhões de doses de Covid.

Em seu acordo de US $ 1 bilhão (£ 700 milhões) com a Pfizer Export BV, assinado em março, apesar de suas reclamações anteriores, o governo brasileiro concordou que “uma renúncia de responsabilidade seja assinada por quaisquer possíveis efeitos colaterais da vacina, isentando a Pfizer de qualquer responsabilidade civil para com efeitos colaterais graves, decorrentes do uso da vacina, por tempo indeterminado ”. Os pedidos de indenização tem sido comuns em contratos entre muitos países e grandes empresas farmacêuticas desde o final da década de 1980.O contrato também estipulava que o Brasil cederia aos tribunais norte-americanos, convocados secretamente, em caso de disputas contratuais relativas às vacinas.

Em abril, o contrato vazou no site do ministério da saúde – um acordo de confidencialidade com a Pfizer impede a publicação de seus contratos. Ele foi removido logo depois e passou despercebido fora do Brasil até que a informação foi tweetada por um advogado e escritor francês no mês passado.

O Ministério da Saúde do Brasil disse que está cumprindo a “regra de confidencialidade” e não pode comentar.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes. A tradução é deste blog. 
CLIQUE AQUI para ler o original.

11 comentários:

Zulmir Rasch disse...

Vamos ver o que diz a CPI da Covid.

Anônimo disse...

Complicado o caso dessas vacinas…criadas, individualmente, em pouquíssimo tempo, em termos de ciência menos de 10 anos não é nada, querem que misturemos tipos diferentes, o que eu considero loucura, se não ganância…meio que na base do um pouco pra mim, um pouco pra você.
Mas eu me pergunto: não basta constar na bula a relação de possíveis efeitos colaterais?
Sabemos que também isso é uma piada, apenas isenta o fabricante de um processo. Pausa para hora do recreio…tomo um remédio em cuja bula consta “morte súbita”, hehe…alguém já viu atestado de óbito onde no horário consta “entre as 14 e 16”? Na minha ignorância toda morte é súbita… ou se está vivo ou se está morto.
Mas, voltando, essas obrigações nada mais são do que tirar nossa decisão individual, direito de tomar ou não, já que, num tiro só, vendem adoidado e ao mesmo tempo tiram da reta, como se diz, e nada melhor para tanto que os famigerados passaportes, leia-se obrigatoriedade, indução, já que sem a vacina não se trabalha, estuda, já há pais e mães impedidos de ver os próprios filhos, conviver com eles.
Eu diria, resumindo, que o vírus, mais as vacinas, mais os termos de isenção de responsabilidade e mais os passaportes, são, em uma analogia, nazismo mais fascismo mais franquismo, mais maoísmo, mais… mais…mais…
É… o mundo se superou…conseguiu unir o inimaginável!!!

Renato disse...

que o fabricante não se responsabiliza é normal o politico não se responsabilizar é normal,agora medicos garantirem a segurança ai mor o perigo.

Anônimo disse...

Não lembram da TALIDOMIDA?
Após um quarto de século, o laboratório foi condenado a PAGAR.
Assim, será com as VACINAS.
Aguardem!!!

Anônimo disse...

Grosso modo fiz uma conta com os dados que tenho. Suponho que se estão vacinando os adolescentes, os maiores de 18 anos já cumpriram o calendário. No Brasil esses são 160 milhões. Já foram aplicadas 140 milhões de 1ªs doses, incluindo 5 milhões de adolescentes, ou quase isso. São então 135 milhões maiores de 18, o que significa que 25 milhões não quiseram a vacina. 8 Uruguai’s ou quase 10% da população total do Brasil. É muita gente, né?
Eu tomei, aceitei o risco, mas esses que não tomaram estarão errados? Se nem os fabricantes assumem a responsabilidade!

Vandeco disse...

Concordo com os dois comentários.

Anônimo disse...

Se o governo federal não comprasse as vacinas,os petebas iam se atirar dos prédios...
Agora não reclamem!!!

Anônimo disse...

Toda desgraça, responsabilidades e qualquer coisa sempre cai tudo nas costas da população na maioria dos problemas.

Setor Privado só foca em maximizar os lucros e terceirizar os prejuízos.

Estado só pensa em concentração de poder no estado e colocar todo mundo para pagar impostos.

Tanto o setor PRIVADO ou o ESTADO só pensam em MANDAR E DESMANDAR.

Só quem PAGA POR TUDO É A POPULAÇÃO!

Isso acontece no MUNDO INTEIRO HÁ SÉCULOS E MILÊNIOS!

O pior é saber que centenas de milhões ou até bilhões de pessoas são facilmente escravizados por uma minoria de poderosos que mandam tudo no setor PRIVADO E NO ESTADO.

O nível de TOTALITARISMO só aumenta com o tempo.

Anônimo disse...

Esses poderosos podem cometer todos os crimes da humanidade que raramente são presos.

Porém qualquer cidadão comum deixar de pagar 1 centavo de imposto e já aparecem todas as forças policiais para prende-lo.

O sistema só serve para perseguir a população e destruir concorrentes.

Os poderosos olham o mundo e a humanidade como um inimigo, um concorrente que a qualquer momento pode surgir algo que possa ameaçar o poder deles.

E o pior é que milhões de pessoas são facilmente manipuladas por tudo isso. Acham que tudo isso normal e ficam perseguindo quem tenta informa-los.

Parece que a população ama a escravidão e amam serem eternos servos dos poderosos.

Anônimo disse...

Como exigir moral e reponsabilida dessas empresas e volvidas com as Milícias, superfaturamento e rachadinha?

Anônimo disse...

A Pfizer anuncia vacina para crianças a partir dos 5 anos.
É… fizeram barba, cabelo e bigode…
Grosso modo, 5.000.000.000 ( CINCO BILHÕES ) de habitantes no mundo, a quanto, mesmo, cada dose?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/