A RBS e o Correio do Povo trabalham em favor de Dilma ou de Serra ?

Apenas para aguçar a curiosidade dos leitores a respeito do tratamento concedido pelos dois principais jornais de Porto Alegre aos candidatos Dilma Roussef e José Serra, o editor tabulou os centímetros quadrados publicados por um e outro nos tres dias que antecederam as últimas visitas de ambos, como também os resultados obtidos no dia da visita e na data seguinte. Como se sabe, a grande mídia costuma vender caro o conceito da independência editorial, tido e havido como pedra de toque da liberdade de imprensa no brasil.

. As datas foram especiais, porque no dia 13, Dilma obteve o apoio do PDT, enquanto que no dia 16, Serra conseguiu o apoio do Comitê Suprapartidário:

Zero Hora
Dilma Roussef
Tres dias antes do apoio do PDT: 400
No dia 13 : 688
No dia seguinte: 638
TOTAL - 1.726 cm2

José Serra
Tres dias antes do apoio do Comitê: 253
No dia 16: 646
No dia seguinte: 689
TOTAL - 1.588 cm2

Correio do Povo
Dilma Roussef
Tres dias antes: 600
Dia 13: 289
Dia seguinte: 576
TOTAL - 1.465 cm2

Serra
Tres dias antes: 542
No dia: 304
Dia seguinte: 46,5
TOTAL - 902,5 cm2

- Os dados são recorrentes ao longo de toda a atual campanha. O editor faz o acompanhamento diário. Nos dois casos analisados, a idéia foi examinar se as queixas tucanas têm ou não fundamento. No caso, sequer se trata de examinar a qualidade do noticiário. O leitor deve recordar que no dia 8 de agosto, semana crucial para a definiçao da reunião de Dilma com o PDT, o Ibope publicou pesquisa demonstrando ampla vantagem da petista (a pesquisa foi encomendada pela RBS, que repercutiu amplamente a "virada"). Surpreendentemente, uma semana depois, o mesmo Ibope publicou outra pesquisa. DataFolha desmentiu os dados do Ibope do dia 8, mas só fez isto no dia 13, sexta a noite, quando Dilma não seria mais prejudicada e Serra não poderia mais beneficiar-se do noticiário (sábados, domingos e segundas os jornais de Porto Alegre - e do Brasil - dedicam-se a reverberar o que ocorreu bem antes).


17 comentários:

Anônimo disse...

A Juventude da Anta?? Ora... Sexo, drogas, bombas, seqüestros, assaltos e Rock’n roll
Que história bonita, né? Estou comovido, em prantos.
Estou chorando, como o Noblat, o Nazif, o Azenha , o anão de botinhas cor-de-rosa, etc....

Anônimo disse...

PS – Nossa Senhora, o que a presidente Dilma pode fazer pelo Brasil? Nada vezes nada, não há nem esperança de que possa haver milagre, reviravolta, a grandeza da realização, que ela nem sabe como começa e se mantém. Como termina, não há a menor dúvida, todos sabem como acontecerá.

PS2 – PESSOALMENTE, Dilma não sabe nada.

PS3 – POLITICAMENTE, será controlada pelo politiqueiro Michel Temer.

PS4 – ADMINISTRATIVAMENTE, será apenas a sombra de Lula, o que não é um julgamento e sim constatação.
da Tribuna da Imprensa

Anônimo disse...

Mídia imunda esta do RS. Do Brasil então, pior ainda. Estes filhos-do-diabo petistas já controlam a imprensa, não sei o porquê deles insistirem com aquela frescura do PNDH3 do "controle social da imprensa".

Anônimo disse...

Simples, engavetem minhas dívidas e garantam carguinhos para meus parentes que eu falo só da Dilma

Anônimo disse...

Eu gostava de ler o Correio do Povo e vou cancelar a assinatura, bem como sugerir a conhecidos que a cancelem também.

Anônimo disse...

O Lula aquele que "não sabia de nada", nem mesmo o que acontecia na porta de seu gabinete...Hoje é candidato virtual, o que tudo sabe...será que o povo tem memória tãocurta assim?

Celso Dutra disse...

E o conteúdo do que está escrito?!?

Isso é o que vale. E aí a porca torce o rabo...é sempre favorável a Dilma.

Anônimo disse...

Enquanto a campanha eleitoral avança, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, esquece Yeda Crusius, o nome do partido ao governo do Rio Grande do Sul. Por mais que partidários se esforcem para defender que os desencontros entre os dois nas agendas em território gaúcho vêm acontecendo por conflitos de agenda, fica cada vez mais clara a preferência do ex-governador de São Paulo por José Fogaça (PMDB) para ocupar o Palácio Piratini.

Anônimo disse...

"Crussius" credo, como este blog é "atucanado".

Anônimo disse...

Concordo que no correio há uma diferença, mas na ZH o espaço é praticamente o mesmo.

Mas na realidade, o que ocorre, sr. Políbio, é que Dilma, rende mais notícia, o jornal vende mais ($), é o capitalismo.

O Serra, infelizmente, não agrega, não vende (-$), assim, os jornais para pagar suas contas, tem que vender... Simples

Esta é a lei do mercado, não é mesmo?

Anônimo disse...

É amigo Polibio!
Temos de fazer através da web o que a midia não faz e tentarmos que o Serra leve esta eleição para o segundo turno, pois o Brasil na mão dos petralhas irá acabar. Abraços.
Paulo PAlegre

Anônimo disse...

Os petralhas que aparecem neste blog, quero informá-los que o blog de vcs é o da Rosane de Oliveira e do André Machado da ZH.

Anônimo disse...

VIVA A INTERNET!!!

Enquanto houver parvos e ignaros que compram ou assinam jornais e demais impressos,além de outros serviços oferecidos pela mídia comprada ou cooptada pelo movimento ateísta/esquerdista,o circo continuará...


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Isto não é democracia. Estamos no fim, a convulsão social virá, capitaneada pelo PT, MST e aí se fechará o concresso e viva a ditadura

simone nejar disse...

Denunciei o virulento nepotismo no Tribunal de Justiça do RS, e o fiz carreada de provas, que foram passadas a todos os jornais impressos. O único que veiculou foi o Jornal do Comércio, por isso me atrevo a dizer que é a única mídia impressa realmente imparcial neste Estado. Infelizmente, o jornalismo investigativo está chegando ao fim. Temos,ainda, poucos jornalistas lutando para noticiar a verdade, apesar das constantes ameaças de processos judiciais que pairam sobre eles. Acredito que só a imprensa livre pode salvar este País. Parabéns, Políbio, por seres um destes poucos jornalistas em que podemos confiar. Eu te respeito e te admiro por isso.

Anônimo disse...

Na década de 80, um velho professor de filosofia da PUC dizia: "No futuro, teremos no Brasil dois tipos de pessoas; as que têm fome e as que têm medo". O futuro chegou e em 8 anos de governo PT continuamos com enormes desigualdades sociais. A classe B desapareceu e virou C e muita gente da D ainda passa fome. A classe A (onde incluímos donos de jornais) tem medo de que?

Anônimo disse...

Anonimo das 07:48, DITA DURA pra TI, está te esperando.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/