CREA dirá hoje que culpa pela tragédia de Santa Maria é dos donos da Kiss e do Corpo de Bombeiros

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o SIGPI, software usado pelos bombeiros do RS para emitir seus alvarás de incêndio. O Sistema Integrado da Gestão da Prevenção de Incêndios, usado pelo governo estadual manda engenheiros e arquitetos às favas, já que descobriu "nossa própria fórmula de PI" (Prevenção de Incêndios) conforme consta no material, que tem logomarcas do governo, da Brigada e dos Bombeiros. Isto é o que está em vigor em todo o Estado do RS. 

- O CREA divulgará nesta segunda-feira o relatório técnico que fez em Santa Maria. Dele resultarão dois responsáveis diretos pela tragédia: os donos da boate e os bombeiros. Ficam cada vez mais evidentes que os dois protagonistas responderão pelo que aconteceu - e terão que ser responsabilizados civil e penalmente. No caso dos bombeiros, resta saber de que modo responderá o governador Tarso Genro, que é o chefe direto do secretário da Segurança, portanto do comandante do Corpo de Bombeiros. Logo abaixo, você lerá reportagem que demonstra que as práticas heterodoxas atualmente usadas pelo governo estadual para avaliar PPCI - disseminadas pelo atual governo - ocorrem em todo o Estado e poderão causar novas tragédias, caso não sejam imediatamente revogadas. 

O relatório técnico sobre a tragédia na boate Kiss que será divulgado hoje pelo conselho de engenharia gaúcho deverá botar em xeque a atuação dos bombeiros e dos donos da casa noturna.O documento deverá trazer conclusões sobre dois pontos essenciais que estão na gênese do incêndio: o tipo da espuma usada no revestimento e as saídas de emergência.A espuma usada para melhorar a acústica da casa, instalada em meados do ano passado sem conhecimento dos órgãos públicos, era inapropriada para o ambiente.
Existem produtos no mercado que são antifogo e, portanto, não queimariam tão rapidamente nem exalariam o gás cianeto que intoxicou dezenas de pessoas na casa.

. A Kiss tinha uma única saída para rua, o que contribuiu para a tragédia, dizem técnicos do conselho de engenharia, o Crea-RS. Os bombeiros, ao aprovarem o plano de combate a incêndio da boate, consideram duas portas internas, que levam a um hall, como duas "saídas". Pelas dimensões da área da boate, segundo as normas, precisaria haver ao menos duas saídas até a rua ou até algum lugar seguro, longe do fogo e da fumaça.

. O relatório técnico tem o papel de subsidiar as investigações da polícia. Em termos legais, o máximo que o órgão pode fazer é cassar o registro do responsável técnico da boate, caso fique provado que ele teve uma conduta incompatível com as normas.O embasamento técnico que mostra o uso inadequado de certos produtos dentro da boate e o desrespeito às regras de prevenção de incêndio fazem parte da linha de investigação da polícia.

. Na casa, foram achados três extintores. O usado pela banda não funcionou. A polícia quer saber se estavam vazios e se o número de equipamentos antifogo da boate era suficiente. 

* Clipping www.uol.com.br, by Eduardo GEraque e reynaldo Turollo Jr.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

6 comentários:

Unknown disse...

O dinheiro, as promessas da vida moderna, a balada, a irresponsabilidade, a corrupção dos que deveriam fiscalizar, um coquetel medonho que faz o Brasil para e pensar, mas só por alguns segundos, depois, "a vida continua", afinal, vem carnaval ai e tudo será esquecido, exceto para as vítimas e seus parentes. A questão maior é a valoração da vida como questão primordial da cidadania. Apacont.org.br por um Brasil que raciocine.

Fernandez disse...

Eu continuo achando que a Prefeitura tem grande culpa nesta tragédia.
Um local que, em apenas uma noite, recebe milhares de pessoas tinha que estar sob SEVERA e CONSTANTE vigilância.
Querem um culpado?
O culpado é a IRRESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.

Anônimo disse...

Políbio

Ainda não se explicaram os seguintes envolvidos:

1) juíz que deferiu a liminar que man teve a casa aberta;
2) o procurador do município que (não?) recorreu da liminar dada pelo juíz;
3) e o promotor que assumiu o cargo (após a aposentadoria do promotor que denuciou o não cumprimento das normas vigentes);
4) os chefes dos citados acima;

Adão Patta disse...

A industria que produz a espuma caixa de ovo que quando queima produz o gaz cianeto e que e usada para abafar o som deve tambem ser responsabilizada e que nao seja mais produzida e comercializada no Brasil.

Hermes Vargas dos Santos disse...

Um dos membros da comissão do CREA/RS é capitão do Corpo de Bombeiros ...

Hermes Vargas dos Santos disse...

O CREA/RS não atribuiu a culpa aos bombeiros; nem poderia, pois colocou na comissão "técnica" um engenheiro que é oficial do Corpo de Bombeiros! Pior, o CREA/RS não disse nada quanto à participação ou não de profissional ou de empresa de engenharia na instalação de material proibido no isolamento acústico da boate (o gás liberado por essa substância é que matou 238 jovens). Conforme dizem os peritos do IGP, se não fosse usada essa espuma tóxica, provavelmente não teria morrido ninguém. Os jovens não morreram queimados, morreram por asfixia, envenenados por gás tóxico (o mesmo usado pelos nazistas para assassinar em massa os judeus na II Grande Guerra).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/