José Roberto Mendonça de Barros, Estadão - A retomada ainda vai demorar

A razão para a lentidão tem a ver com a profundidade e as sequelas da grande recessão.

A eleição do presidente Bolsonaro animou muita gente, o que transparece na forte melhora dos indicadores de expectativas desde o mês de outubro. Poucas vezes vimos os empresários tão positivos quanto ao futuro.

Entretanto, embora confiando que a reforma da Previdência será, ao final, aprovada, acredito também que há um excesso de expectativas no ar. Em outras palavras, medido pelo crescimento econômico, apenas em 2020 teremos um resultado mais significativo. A reforma pouco afetará o crescimento deste ano, cuja projeção já está sofrendo revisões para baixo. Aqui na MB projetamos algo como 2,2% há algum tempo.

Naturalmente, a observação acima não quer diminuir a importância do sucesso no trâmite do Congresso. Ao contrário, se a Previdência não for aprovada, não tenho dúvida de que voltaremos à recessão.

CLIQUE AQUI para ler mais.

17 comentários:

Anônimo disse...

Mais um Carlos Andreazza.

Anônimo disse...

Pena que só agora este economista está falando a real: está difícil consumir, viver, manter padrão de vida.

João Bucecha disse...

Aqui no bairro Menino Deus, Porto Alegre, até as garças do arroio Dilúvio sabem disso. Zé Mendonça tá reinventando a roda.

Anônimo disse...

Desoneração de setor público. Abertura de mercado, especialmente para bancos. Fim de subsídios duvidosos. Diminuição de alíquotas de alguns impostos como IRPF, IPVA, ICMS. São medidas que devolveriam liquidez à combalida economia. É quando o "menos é mais". Da pra fazer sim. E nesse ano. Mas...é necessário que congresso, STF associações de marajas e oposição midiática não atrapalhem.

Sheila. disse...

A economia não irá pra frente enqto os juros dos bancos e dos cartões de crédito continuarem extorquindo a população.

Anônimo disse...

Também né.
Os imbecis da auto-declarada República de Curitiba acabaram com as empresas, os empreendimentos e os empregos no Brasil.
Se houvesse algum vestígio de inteligência na Operação Lava-Jato, iriam ser punidos CPFs e não CNPJs... E pensar que tudo isso foi com a única intenção de tirar o PT da frente e assumir o poder, não venham com história de combate a corrupção que não cola mais faz muito tempo, com malas e bunkers carregados de dinheiro, com funcionários laranjas, lavagem de dinheiro, etc. (e tudo isso vindo principalmente do lado que se auto-proclamava honesto, enquanto forjava várias fake news sobre a "concorrência").
Mas, pra vcs tanto faz se quebraram o país com essa política de terra arrasada, pois o de vocês tá garantido. E é só continuar falando merda sobre o PT, marxismo, comunismo etc, que a horda de mentecaptos com camisa oficial da seleção continuará os apoiando. Afinal o que importa a perda de direitos?

Anônimo disse...

https://9gag.com/gag/aZL1AO9

Anônimo disse...

Tudo.continua como d’antes no Quartel de Abrantes. Precisam renovar a dívida interna com o FMI para reduzir os gastos com o serviço da dívida para percentual inferior à 20% e abaixar os impostos para permitir que o setor privado cresça. A reforma da previdência é coisa do futuro distante e não terá consequências para o PIB.

Anônimo disse...

Economista José Roberto Mendonça de Barros: esse entende do assunto e tem credibilidade. É um mestre. O que me entristece, como cidadão brasileiro é, após acabar de ler seu artigo no Estadão, começar a pensar sobre qual o grupo político de esquerda, de perfil altamente corrupto, venal, mentiroso, enganador e articulado veio a causar, durante seus quatro governos, tantas desgraças ao Brasil, sem falar que estendeu seus tentáculos pelos países vizinhos e até por outros além-mar. Encerro com as palavras do próprio Mendonça de Barros: "A razão para a lentidão [da retomada econômica] tem a ver com a profundidade e as sequelas da grande recessão".

Anônimo disse...

Esse ministro Vélez Rodriguez é um criminoso: Agora sugere às escolas fundamentais que CANTEM O HINO NACIONAL DO BRASIL com frequência!!

Onde está a PF numa hora dessas?

O STF não vai impedir essa barbaridade?

Onde estão Barroso, MAM e Celsinho? De férias, enquanto esse ministro da educação comete uma ATROCIDADE dessas com nossas crianças?

Prendam esse estrangeiro!!!

Fuzilem-no!!!

Anônimo disse...

E toda essa merda que vive o país hoje começou com Aécio que não soube perder as eleições pela segunda vez, boicotando o governo para que tivesse maus resultados e influenciasse mentirosamente a opinião pública, até tirar sem crime de responsabilidade uma presidente eleita pelo povo.
Coxinhas (atuais bolsominions), facilmente influenciáveis, caíram rapido, apoiando os honestos Aécio, Temer e Cunha, chegando hoje ao Laranjal da familícia Bolsonaro, que tenta concretizar a retirada dos direitos adquiridos pelo povo, e nada faz pela retomada dos empregos. E os Minions estão tão abduzidos, a ponto de estarem sendo prejudicados por esse desgoverno, e aplaudindo pq vão acabar com o marxismo na Venezuela abanando o rabo pro Trump de forma humilhante como nunca se viu.

Anônimo disse...

Aos BOSTOCAS PETISTAS, adoradores de ladrões do povo, das 23:18 e das 07:03: LULA, O CHEFE DA GANGUE QUE ROUBOU A POPULAÇÃO BRASILEIRA, COMO NUNCANTES NA HISTÓRIA DESSEPAIZ E DO MUNDO, ESTÁ PRESO, IM-BE-CIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vc é retardado né? Os 16 anos de pt vc apagou da sua mente medíocre né? Seu bucéfalo.

Anônimo disse...

Claramente se vê que, pelo seu comentário, não passa de um retardado com Q.I de ameba petista, para você tudo bem o país ser tomado por empresas corruptas e bandidos, desde que nada afete sua vidinha medíocre. Vc não passa de um ordinário defensor de bandidos.

Anônimo disse...

Nós primeiros 14 o país só cresceu. Aí um tal de Aécio Neves (antigo Bolsonaro de vcs Bolsominions, antigos coxinhas) nao soube perder pela segunda vez e pensou foda-se, tiro PT nem que foda tudo. Aqui estamos hoje.

Anônimo disse...

Já tomou tua mamadeira de piroca hoje?

Anônimo disse...

Cresceu sim, cresceu o bolso do pt, do Cabral, do Lula...
Vc continua sendo um retardado

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/