Jair Foscarini decide não ser mais candidato a vereador de Novo Hamburgo

- A carta a seguir é de Jair Foscarini, ex-deputado e ex-prefeito de Novo Hamburgo, município da Grande Porto Alegre pelo qual disputaria, este ano, uma candidatura de vereador. Ele renunciou à candidatura, depois de ter sido impugnado em decisão de primeira instância. Poderia recorrer, mas achou que não devia fazer isto, prestando uma homenagem à Lei da Ficha Limpa. O editor acha que  é draconiano, fascista e indecente o dispositivo dessa lei, que retroage para punir, portanto invertendo todos os princípios da doutrina e da jurisprudência brasileira, que só admite que a lei retroaja quando é para beneficiar. Não havia um só motivo capaz de tornar injustificável o princípio de que a lei passaria a vigorar apenas a partir da sua vigência.   O atual prefeito Tarcisio Zimmermann, PT, candidato á reeleição, acaba de ser impugnado pela mesma razão, mas recorreu.

Ao comparecer na inauguração de uma obra no ano de 2004, eu, Jair Foscarini, e o então deputado Tarcísio Zimermann, infringimos a lei. Foi uma infração pequena, sem prejuízos ao povo, mas que teve e continua tendo um grande impacto nas nossas vidas e na história política de Novo Hamburgo. Na época, fomos condenados pela chamada "conduta vedada". E por causa daquela condenação, hoje, eu e o Tarcísio estamos enquadrados na famosa lei da Ficha Limpa, que impede o registro da nossa candidatura.Ao receber a sentença do juíz, no dia 4 deste mês, minha primeira reação foi a de recorrer da decisão. Hoje, entendo que não posso fazer isso. Simplesmente porque não é certo fazer.
(...)
Então, não devemos levar em conta se o nosso erro  foi  grande  ou  pequeno.  A  única  verdade  que realmente importa é que a decisão de recorrer da sentença coloca em risco uma conquista de todo povo  brasileiro.  Sendo  assim,  meu  sacrifício  é pequeno,  e  abro  mão  da  candidatura  com  a convicção de estar fazendo a coisa certa.
Espero que minha atitude sirva de exemplo. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Que peninha do editor. Ele queria tanto que a Lei fosse aplicada (com rigor) aos Petistas, mas quando é aplicada contra seus "amigos" ele se revolta contra a lei, dizendo ser uma "indecencia", "draconiano", Fachista e etc. etc.

Mas para o PT, or "rigores da Lei".

Nada como um dia após o outro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/