14 das 20 principais obras do PAC do RS mal saíram do lugar.

O editor pesquisou as 20 obras listadas pelo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento anunciado há três anos pela ex-ministra Dilma Roussef para o RS, constatando que apenas seis delas foram concluídas.

. A lista incluída no PAC não se refere apenas a obras programadas para receber exclusivamente dinheiro federal. Ou seja: boa parte dessas obras não são federais, embora contem também com recursos públicos do governo Lula ou seja, foram apenas financiadas por bancos como a Caixa Federal e Banco do Brasil. É caso exemplar a dragagem do porto de Rio Grande, que recebeu R$ 48 milhões do governo estadual do RS.

. A sacada de Dilma Roussef foi organizar um balaio no qual incluiu obras federais, estaduais, municipais e privadas, nas quais de uma forma ou de outra fosse possível identificar algum apoio de Brasília.

. Eis o que apurou o editor nesta segunda-feira (obras listadas no início de janeiro de 2008):

Obras concluídas – Linha de transmissão de energia elétrica de Machadinho a Campos Novos, usinas de Castro Alves e Monjolinho, Usina Termelétrica de Canoas, dragagem do porto de Rio Grande e P-53.

Obras que não estão concluídas – Novo aeroporto de Porto Alegre, Obras nas BRs 101 (duplicação) 116, 392 e 386, além das usinas Candiota III, Passo São João, São José, 14 de Julho, ampliação dos molhes de Rio Grande, Obras na Refap, dioque seco, linha de transmissões entre campos Novos/Nova Santa Rita e Presidente Médici/Santa Cruz.

6 comentários:

Anônimo disse...

A P-53, ao que eu saíba é uma aquisição da Petrobrás, uma empresa de economia mista. Poderia dizer que é obra do governo federal se fosse uma empresa pública, tipo CEF, que financia projetos; mas não é.
No caso de financiamento de projetos pela CEF e BNDES, é mais importante o financiamento o quem executa e vai pagar o financiamento? Eu acho que é muito mais importante quem executa e quem paga. O financiamento por parte de um banco público é importante; a abertura da linha de financiamento é importante, mas certamente é muito mais importante quem faz e quem paga. Este merece o crédito maior pela obra.

Anônimo disse...

Dillma machuca o pé ao tentar passar por um Mata-Burros! Coitada.....@fitzca

Anônimo disse...

Todo o cidadão conciente deste país, sabe que tudo não passou

de propaganda enganosa. Mas e daí, filho não é parente "!Dilma" para presidente

Anônimo disse...

PAC significa Programa de Aceleração Cosmética.

Anônimo disse...

Também ví falar de um tal de Programa Acelerador de Corrupção.
Será que este existe?

Anônimo disse...

O pac é só um programa eleitoral que nunca vai sair, bem feito para este povo burro que acredita em tudo o que o lula fala, se em 8 anos não fez nada só viajou,não vai ser em 4 que a dilma vai fazer, ai vão pedir mais 4 anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/