Artigo - Sem medo do passado, por FHC


Artigo - Sem medo do passado - 7/2/2010
por Fernando Henrique Cardoso

Lula “distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos”.

O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária, distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. Por trás dessas bravatas está o personalismo e o fantasma da intolerância: só eu e os meus somos capazes de tanta glória. Houve quem dissesse “o Estado sou eu”. Lula dirá, o Brasil sou eu! Ecos de um autoritarismo mais chegado à direita.Lamento que Lula se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos. Ele possui méritos de sobra para defender a candidatura que queira. Deu passos adiante no que fora plantado por seus antecessores. Para que, então, baixar o nível da política à dissimulação e à mentira?A estratégia do petismo-lulista é simples: desconstruir o inimigo principal, o PSDB e FHC (muita honra para um pobre marquês...). Por que seríamos o inimigo principal? Porque podemos ganhar as eleições. Como desconstruir o inimigo? Negando o que de bom foi feito e apossando-se de tudo que dele herdaram como se deles sempre tivesse sido. Onde está a política mais consciente e benéfica para todos? No ralo.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo. O artigo do ex-presidente FHC está sendo publicado neste domingo pelos principais jornais brasileiros.

8 comentários:

Roni disse...

Pobre FHC. A inveja lhe corroeu o cérebro. Nos últimos anos, assistindo ao sucesso retumbante - "nunca antes neste país visto" - do metalúrgico que o sucedeu, trancou-se numa senilidade patética. Seus delírios aqui expostos mostram que está sendo honesto consigo mesmo. Deve realmente acreditar no que diz. Triste fim de um sociólogo, fabricado presidente pela Globo, que, envergonhado que está, daria tudo para desaparecer da história deste país como o xixi que as crianças fazem na praia.

Anônimo disse...

Vasculhando o arquivo do site da Assembleia gaúcha, achei um interessante nota sobre o encontro do PDT em porto alegre, em 2005, que mostra o que Carlos Luppi pensava sobre Lulla.


“O amor às idéias não morre jamais”, sintetizou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ontem, durante ato em Porto Alegre que lembrou os 51 anos da morte do presidente Getúlio Vargas. Ao discursar Lupi desferiu fortes críticas, ao “chefe da quadrilha que assaltou o Brasil”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atraindo a atenção não só dos militantes como dos porto-alegrenses que circulavam pelo Centro da Capital.

Segundo o pedetista, os atos de corrupção que escandalizam o País evidenciam que a sigla PTB não existe, “apenas o PDT pode assumir-se como o verdadeiro trabalhismo”. Lupi não poupou críticas ao modelo econômico do governo Lula e disse que “Getúlio teve a coragem de dobrar o valor do salário mínimo, enquanto Lula é um vaidoso e representa as elites”. Para o líder do PDT, Lula deveria ser tirado da liderança do País por traição.




http://www.al.rs.gov.br/Dep/site/materia_antiga.asp?txtIDMateria=119325&txtIdDep=94

Anônimo disse...

Se Lula está no governo é porque FHC ajudou além do necessário. Se tivesse apoiado Serra, pelo menos agora estaríamos certos de as eleições serem justa e a democracia respeitada. Com esse 51 a palhaçada está aí para qualquer um ver!

Anônimo disse...

O ex-presidente Fernando Henrique nada tem a reclamar pois foi ele, e unicamente ele, quem criou a criatura. Lula apenas aprofundou todas as brechas abertas. Remember quando Serra ia atacar Lula numa das eleições e FHC impediu. E outra reclamar também que Lula tem arroubos de tortalitarismo da direita é de rir. Ele(FHC) esquece que a esquerda foi a que mais apresentou ditaduras e totalitarismos no mundo até hoje.

Anônimo disse...

Como tucano que é, FHC não apóia nenhum tipo de regime totalitário, seja de esquerda (fidel em Cuba, stalinismo, chavismo, etc.), seja de direita (fascismo, ditaduras militares, etc.).
É bom avisar os desavisados, que a disputa nas próximas eleições, confirmados os atuais nomes que aparecem nas pesquisas de intenção de votos, será entre Dilma e Serra.

Anônimo disse...

A fundamental diferença entre Dilma e Serra é política.
Enquanto a primeira defende regimes totalitários como o de Chavez e Ahmadinejad, Serra critica esses ditadores e defende o aprofundamento da democracia em nosso país.
E faz isso não por calculo político, como o lulismo fez ao manter a política econômica de FHC, mas por convicção.
Basta consultar qualquer escritor ou pensador ligado a social-democracia.

Maria Fernanda disse...

Políbio, o artigo que o Fernando Henrique escreveu está fantástico. Confesso que realmente não me lembrava de todos os projetos citados. Mas fico furiosa quando o PT age/acha que apenas eles fizeram. Quando eles dizem que foi o PT que alavancou o País. Sim, qualquer presidente depois do plano real e controle da inflação teria chances, não precisaria nem ser muito inteligente. Ficaria muito feliz, se houvesse um debate entre o Lula e o FHC, e se o FHC mostrasse detalhe por detalhe o que fez.
Imagina a situação: Lula com cara de pasmo observando o ex-presidente, possivelmente sem entender metade do vocabulário do FHC. A cena seria impagável .

Ronaldo - Passo Fundo disse...

Sem Dinheiro não se faz nada...
esse governo soberbo não está comprindo com a continuidade do programa econômico de FHC.
O governo não pode visar lucros, tem que repassar isso a comunidade, através de investimentos ou desonerações fiscais progressivas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/