Artigo, Astor Wartchow - Voto Facultativo Extraordinário

O autor deste artigo é advogado no RS.

Desnecessário repetir os fundamentos legais e históricos que determinam a obrigatoriedade do voto em todos os níveis do processo eleitoral. Aliás, este tema (a obrigatoriedade do voto) tem sido evitado estrategicamente pelo Congresso Nacional.

Explico: possivelmente, a liberação desta obrigação desnudaria matematicamente a realidade acerca dos níveis de prestígio dos parlamentares, sejam vereadores, deputados ou senadores. Talvez, menor risco corressem os candidatos majoritários.

Todavia, invoco o tema da obrigatoriedade neste momento haja vista o debate instalado acerca de prorrogar ou não os atuais mandatos, adiar ou nao adiar as próximas eleições municipais. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima oportunidade para implantar o voto facultativo.

Anônimo disse...

No Brasil a maioria do povo vende ou troca por migalhas seus votos. Povo faminto, morrendo de fome. Isso justifica o baixo nível do Congresso Nacional. Herança maldita daqueles que se escondem no andar debaixo da Democracia.

Anônimo disse...

É surreal numa democracia sermos obrigados votar.
Isso é só por conveniência dos políticos.Aliás,gente que se declara político,porque na verdade não passam de embusteiros bem vestidos,o que os diferencia de assaltantes comuns.
Na mesma linha,onde se viu salários de fome serem tratados como renda?
e ainda ter-se que declará-los para efeito de pagamento imposto?
Não caberia uma desobediência civil?

Anônimo disse...

Quem não vota será governado por quem vota.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/