Morreu major Curió, o militar que acabou com a guerrilha comunista do Araguaia

José Genoíno foi um dos guerrilheiros do PCdoB. Na foto, preso numa árvore. Foi um dos poucos que escapou da morte. Mais tarde, virou presidente do PT, foi deputado federal e acabou cassado, julgado e preso como corrupto durante o Mensalão.

O coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura morreu aos 87 anos, no hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, em Brasília, na madrugada desta quarta-feira. Natural de Minas Gerais, ele era mais conhecido como Major Curió.

O oficial do Exército foi responsável por acabar com a guerrilha comunista do do Araguaia, tudo durante o regime militar.O combate entre guerrilheiros e militares ocorreu na divisa dos estados de Goiás, Pará e Maranhão, deixando mortos 67 comunistas e seus aliados.

Em 1982, Curió foi eleito deputado federal pelo Pará. Em 2000, ele foi eleito prefeito de Curionópolis, no Pará, assumindo o mandato em 2001.

CLIQUE AQUI para saber o que foi a guerrilha do Araguaia.

14 comentários:

Anônimo disse...

O inferno lhe aguarda

Anônimo disse...

Genoíno deu pouco trabalho, só levou um tapa e se cagou todo e em seguida vomitou tudo o que sabia, fato relatado por militares que o aprisionaram!
O apelido do Genuíno era "CAGALHÃO"!

Anônimo disse...








FOI COMO TER PARTICIPADO DA GUERRA DO VIETNÃ OU DA GUERRA DO AFEGANISTÃO!




VIVEU E LUTOU EM VÃO!



MORREU DE DESGOSTO?



AINDA DEU TEMPO DE VER O TRIUNFO DO PT E A VOLTA DO LULA!






Renato disse...

A Guerrilha do Araguaia até deu trabalho para as forças armadas naquela época,mas depois que eles aprenderam que não se combatia só com tiros eles levaram vantagem,é a tal coisa conquistar corações e mentes e foi feito com as populações pobres da região onde os guerrilheiros tinham algum suporte. Os pobrs ficaram abandonados por anos só depois que o governo os descobriu e passou ao assistencialismo. Fruto de outros tempos,mas analisando hoje foi um tremendo erro de calculo do PC do B,queriam repetir o que Mao tinha feito na China,só que o Brasil não era China e os brasileiros não tem o mesmo senso de sacrificio que os chineses e orientais tem;

Anônimo disse...

Grande brasileiro. Tentou organizar Serra Pelada e combateu os comunistas. Foi lá no Araguaia q José Genoíno ( Geraldo ) dedurou a CUMPANHERADA. Queriam implantar a democracia CUBANA. Os petralhas negam pq são covardes e deveriam estar presos. Mas os sujos acabaram se auto indenizando e muitos ficaram milionários . Fora o q roubaram.

Anônimo disse...

PORQUE O CAPIROTO DEMORA TANTO PRA VIR BUSCAR GENTE RUIM...
NUNCA ENTENDI ISSO.

Anônimo disse...

SABEM PORQUE O DIABO AINDA NÃO VEIO BUSCAR O LULADRÃO ...

É QUE ELE AINDA TEM ALGUMAS TAREFAS DO DEMO QUE FALTAM CUMPRIDAS !

Anônimo disse...

Homem de honra e de grande valor. Bom seria hoje ter muitos desses em nossas trincheiras. Para qualquer eventualidade ...

Anônimo disse...

Os comunistas declararam guerra e certamente queriam que os militares fossem lá com flores enquanto eles empunhavam armas e matavam militares. Os familiares dos militares que foram mortos pelos comunistas foram indenizados?
Hoje esses comunistas que foram recrutados pela Internacional comunista, depois de destruir o pais, e impor uma tirania à população se valendo do STF, enfrentam a rejeição, o desprezo do povo brasileiro. Ficou mais que comprovado que o que eles buscavam era poder, status e dinheiro dos impostos.
Percebe-se que isso não era um movimento espontâneo de brasileiros, era um movimento mundial e era a Internacional comunista.
Somos muito gratos aos militares brasileiros por nos livrar dessa praga naquela época.
Hoje mentem descaradamente que lutavam por Democracia.

Anônimo disse...

Faltou dizer que foi cassado e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. Corrupto igual a muitos dos nossos políticos. Ídolo somente para os imbecis.

Gaúcho disse...

A nação está de luto, perdeu um grande Patriota.

Anônimo disse...

Ele não era isso aí que tu vomitas.

Dia 2 de outubro terás as respostas verdadeiras que serão dadas pelo povo brasileiro e ordeiro.

Guerrilha nunca mais.

Fora

Anônimo disse...

Talvez a manchete devesse ser " Morreu major Curió, o milico que escravizou e enriqueceu com o garimpo na Serra Pelada "

(só p/ esclarecer: o falecido era o "dono" de Curionópolis, uma cidade fundada em função do garimpo na Serra Pelada. Nesta cidade, o "major" era dono e tudo, desde bares, comércio, puteiros. Além disso, sabe-se que o destino das toneladas de ouro que de lá foram extraídas, nem sempre passavam pelo crivo das ôtoridades brasileiras. Mas há quem louve esse tipo de "empreendedor", que só faz explorar o sangue e suor alheios)

Anônimo disse...

É o teu LADRÃO q irá para o inferno.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/