Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Unidade das Forças Armadas em risco

- O autor é advogado, RS.

- A foto é escolha do editor deste blog.

Assunto delicado. Para quem não lembra, em agosto de 1961 o III Exército, sediado em Porto Alegre, comandado pelo general José Machado Lopes aliou-se ao governador Leonel Brizola, que dos porões do Palácio Piratini (transformado em bunker) liderou um movimento cívico-militar contra o veto dos Ministros Militares à posse do seu cunhado, João Goulart. Ficou conhecido como “A LEGALIDADE”.  

Jânio Quadros havia renunciado e o vice-presidente, o Jango, retornava de visita ao governo chinês onde, supostamente, foi estreitar laços diplomáticos e comerciais com aquele país comunista. Isto em plena guerra fria entre os Estados Unidos e países comunistas.  

A Constituição Federal sempre assegurou ao vice-presidente o direito à sucessão de presidente renunciante ou falecido. Ambos, estiveram sob as garantias da Carta Magna. Mas, não é isto que quero comentar.

CLIQUE AQUI para ler tudo.




14 comentários:

Anônimo disse...

O artigo é de um cinismo ímpar. Quem busca sublevar as FFAA contra a ordem constitucional não são os políticos "populistas", como sustenta o articulista, e sim o Presidente da República, com o seu golpismo barato e os persistentes acenos e chamados a PMs, policiais e militares de baixo escalão, incitando, aí sim, a quebra da hierarquia e a divisão das Forças Armadas.

Anônimo disse...

Só que de 1964 para cá as informações do povo e dos militares evoluiu muito,
na época não haviam Venezuelas, Argentinas, Cuba era só "de ouvir falar", o narcotráfico nem existia, fatos hoje corriqueiros para a maioria da população.
64 era a época em que amarrava muito cachorro com linguiça, POR EXEMPLO: Brizola gritava que a "MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA" vai gerar "DESEMPREGO EM MASSA", mais contraditoriamente ele gritava e apelava "PELA REFORMA AGRÁRIA", fatos hoje desmascarados, pois "REFORMA AGRÁRIA" para trabalhar a terra só na "base da ENCHADÓWSKI" não leva a lugar algum! Além disso, em 64 o BRASIL não produzia alimentos NEM PARA COMER, tinha que IMPORTÁ-LOS a eito e hoje ele é uma POTÊNCIA, que só não é maior por ter um TRANCA_AGRICULTURA chamado de STF!! No Brasil, só quem não produz é o Nordeste, por falta de água, que agora vai ter uma imensa reviravolta rapidamente tendo águas por lá! Só quem tem tudo para produzir e não produz NADA é o AMAPÁ, por legislações mil contra o uso da terra, pois aquele ESTADO produz MENOS DE QUINHENTOS HECTARES de lavouras, área esta MENOR do que a área agricola plantada por um só dos MENORES MUNICIPIOS do Rio Grande do Sul! Nada a estranhar, por ser a terra de corruptos como ALCOLUMBRE e RANDOLPHE! 80% dos recursos do AMAPÁ são de recursos federais, pois produzirlá é PECADO, É CRIME, tanto é que quem se atreveu a plantar algo naquele Estado, parou de fazê-lo e está processado por CRIMES AMBIENTAIS!
Com tudo isso, dificilmente os militares vão largar a situação ótima que se encontram para sujarem seus nomes e perder dinheiro para apoiar ladrões conhecidos como Lularápio, pois comunista e Lula nunca tiveram amigos, só tem interesses, que, por dá dá uma palha se livra do "amigo usado" para sempre!

Anônimo disse...

Parabéns Sr. Marcus!

Acrescentado:

A QUESTÃO CENTRAL, desde as primeiras eleições legislativas implantadas no Brasil, é a representação verdadeira inexistente!!!

POR FALTA pra quem reclamar, a população é quieta frente a todos acontecimentos até agora!

SOMENTE, Sr. Marcus, COM O VOTO DISTRITAL haveremos de ter políticos representando verdadeiramente a população e dele a cobrança no seu domicilio eleitoral.


Anônimo disse...


o Exército é que nem o Presidente Bolsonaro, só joga dentro das 04 linhas.

Anônimo disse...

E quem não sabe disso? Resta saber quantos de um lado e quantos de outro, apenas isso!

Anônimo disse...

Besteira sabe nada sobre a Legalidade, Eu relembro de tudo e foi uma baita cagada do Brizola...

Anônimo disse...

A SITUAÇÃO É BEM OUTRA.
BOLSONARO E NÃO UM ESQUERDISTA ESTÁ NO PODER.
AS FFAAS JÁ FORAM DEPURADAS!
O POVO ESTÁ COM AS FFAAS E COM BOLSONARO.


Anônimo disse...

Senhor Gravina,é simples.
Nós também estávamos lá.
Não dentro de quartel como o senhor.Éramos estudante.
Os riscos de divisão das FFAA sempre existirá,assim como já houve na revolta dos tenentes no Forte de Copacabana e tantos outros eventos militares ocorridos em nosso país.V.g,a ditadura de Deodoro.
O diferencial se constitui naqueles que são constitucionalistas e os que não são.
A divisão que o senhor cita,houve porque Machado Lopes preferiu seguir a constituição.Só isso.E o Alto Comando de Brasília não.
Nesse episódio o que causou a divisão foi isto e não o populismo de Brizola que apenas requeria o fiel cumprimento constitucional.E não porque era populista.Engano seu,com todo respeito por lhe divergir.

Anônimo disse...

Gravina não considerou coisas importantes como: dar golpe para ser subalterno de comunista é péssima idéia, pois comunista não tem amigos, só interesses que se contrariados causam a desgraça do abestado subalterno, como mostram os fatos em Cuba, onde Fidel "mandou para o esquisito" os subalternos que o levaram ao Poder. Será que tem hoje general tão burro no Brasil que já não saiba deste fato desde seu tempo de academia??? Santos Cruz não vale, pois ele não dá em touceiras!!!
ECONOMIA & INFORMAÇÃO-o ´povo brasileiro de 64 tinha infimas informações se comparadas as de agora. Economicamente é loucura tentar comparar o Brasil de 64 com o de agora, pois naquela época o Brasil rentável se resumia ao sul-sudeste e veja lá,hoje o centro oeste é uma potência econômica impensável para a época e o nordeste vai deslanchar tendo água e o Norte tem tudo para ser muito rentável, como Rondônia já é! E tem muitas coisas mais desfavoráveis a uma aventura militar doidivanas neste momento, coisa além da qual não é da indole dos patriotas soldados brasileiros!

Anônimo disse...

Olha meu amigo. Espero que não. Pois se assim for, por mais incrível que pareça, a alternativa "menos dolorosa" realmente será uma guerra civil, já. A não ser que aceitem entregar o país nas mãos dessa gente e ir embora. Muito mais doloroso, quiçá insuportável, será viver sob o julgo desse sistema aí bem conhecido e que já domina uns 60% da América Latina. Com a tomado do poder no Brasil vão fechar o cerco definitivamente, e será sem volta. Nada mais do que aquilo que pretendiam fazer nos anos 60, mas foram "corridos à bala".

Anônimo disse...

Talvez não seja um problema, e sim a solução !

Depende do ângulo que a situação for analisada. Sempre soube, através de pessoas da época, e da mais alta confiança, que a contra revolução de 1964 jamais teria ocorrido se não fosse pela ameaça representada por uma infiltração havida dentro das próprias Forças Armadas. Não havia nenhum sentido prático em derrubar João Goulart 2 anos antes das futuras eleições. Mesmo porque com certeza outro Presidente comunista não seria eleito. A questão que levou ao "contra golpe" foram internas. Na esfera civil tudo pode ser resolvido, mas uma "tomada de poder" dentro das Forças Armadas é irreversível. E os militares "não comunistas" sabem muito bem. Há males que vem para o bem. Pensem nisso ...

Anônimo disse...


1- NEM DE LONGE BRIZOLA TINHA NO CURRICULO O QUE TEM LULAL LULA,UMA ROBALHADA ,NADA PARECIDO;LULA É CONDENADO POR CRIMES QUE BRIZOLA NUNCA TEVE!

2-A TURMA QUE SE LEVANTOU ,DE ESQUERDA DO LADO DO BRIZOLA NÃO ERA UMA QUADRILHA ORGANIZADA COMO O LULA MONTOU O PT.

3- NA ÉPOCA CUBA ERA UMA UTOPIA, ERA UMA PROMESSA, NÃO HAVIA EXEMPLOS RUINS DA BANDIDAGEM COMUNISTA,ERA NOVIDADE COMUNISMO OU SOCIALISMO, BANDIDAGEM QUE VIRAM SEMPRE OS GOVERNOS. DE ESQUERDA.
A CATEQUESE COMUNISTA NAS ESCOLAS CATOLICAS NO NARIZ DA PROFESSORADA .

OS MILITARES DE 64 NÃO IIRIAM SE SUBLEVAR PARA SE ASSOCIAR E DEFENDER CRIMINOSOS,LADRÕES E INVASORES DE TERRA COMO O PT MONTOU.

MESMO QUE MILITARES TENHAM INTRIGAS,DISTENSÕES INTERNAS E AVIDEZ PELO PODER,SABEM QUE ASSOCIAÇÃO COM BANDIDOS E GENTE DESONESTA E DE MAU CARATER COMO LULA E SUA QUADRILHA NUNCA TERMINA BEM, A HISTÓRIA NOS MOSTRA E ISSO ELES ,MILITARES ESTUDARAM E NÃO JOGAR FORA SUAS VIDAS

Anônimo disse...

OU seja planejam um golpe e sentem-se protegidos pelos militares melancias. Faz todo sentido!

Anônimo disse...




BOLSONARO, O BOM PASTOR!
BOLSONARO, O BOM PASTOR!
BOLSONARO, O BOM PASTOR!


OS GENERAIS E AS OVELHAS!!!
OS GENERAIS E AS OVELHAS!!!
OS GENERAIS E AS OVELHAS!!!


Em meados de 1800, o sultão indiano Tipu de Mysore teria dito que ele “prefere viver dois dias como um tigre, do que duzentos anos como uma ovelha”.

Nossos Generais optaram por serem as ovelhas de nossa República...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/