Análise, Alberto Goldmann - Em eleição tudo pode acontecer

O artigo a seguir é de Alberto Goldman, Folha de S. Paulo de hoje. O trecho a seguir foi destacado pelo editor, mas há muito mais. Goldmann foi governador de SP. Leia texto integral no link:

Minha experiência é repleta de episódios de disputas em que profundas modificações se dão no processo eleitoral, produzindo grandes mudanças na intenção de voto dos eleitores até o dia da votação. Já assisti a isso em eleições em todos os níveis. Fernando Henrique perdeu a eleição para prefeito de São Paulo nas 48 horas que antecediam a eleição de 1985. Luiza Erundina venceu o pleito municipal em São Paulo, em 1988, na última semana, atropelando Paulo Maluf e João Leiva.

. Em 1989, na sucessão de José Sarney, tudo fazia crer que Brizola venceria. Para surpresa geral, o desconhecido Fernando Collor cresceu, acompanhado de Lula. Os dois foram para o segundo turno e Brizola ficou de fora. Na última disputa municipal em São Paulo, o azarão Celso Russomano parecia imbatível, disputaria sem qualquer dúvida o segundo turno. Não foi o que ocorreu. O caso mais emblemático que vivi semelhante com o que está ocorrendo até agora foi em 1986, na disputa ao governo de São Paulo. O quadro no início da campanha era Maluf em primeiro, Orestes Quércia logo atrás. Inesperadamente, e já próximo à data da eleição, o PTB lançou Antônio Ermírio de Moraes, empresário de respeito, que imediatamente apareceu em segundo, muito perto de Maluf, jogando Quércia para baixo (com 9 % nas pesquisas).

. Quércia parecia liquidado, a questão seria escolher Maluf ou Antônio Ermírio (não havia segundo turno) e muitos bandearam-se para o empresário, considerado o "mal menor". O resultado final foi Quércia vitorioso, Antônio Ermírio em segundo e Maluf lá atrás.

CLIQUE  AQUI para ler todo o artigo. 


5 comentários:

Anônimo disse...

Isso só reforça o que eu venho falando há algum tempo, isto é, as pesquisas estão sendo usadas para manipular ao eleitorado mas principalmente a mídia que sempre vai na onda dos institutos que não possuem isenção nenhuma. Atualmente os petralhas exercem a sua influência e dominação nas mais diversas instituições públicas ou privadas com o uso do dinheiro público, e porque os institutos seriam exceção à regra?!
Lamentavelmente até a veja online entrou no embuste dos petralhas e já MARINOU, já apoiam o plano B do PT, não sei se por ingenuidade ou de uma "força" dos mesmos bancos que apoiam a candidata do PSB! Se vocês acessarem principalmente os comentários da TVeja perceberão isso, não dá mais para assistir!

Anônimo disse...

História do Brasil recente:
1-Pesquisa interna desfavorável para a petralha Dilma e com alta rejeição e possível derrota para Aécio no segundo turno;
2-Possível Plano B, Eduardo Campos, não decola;
3-Assassinato do Eduardo Campo, planejado pela alta cúpula do Foro de São Paulo. Dilma e Marina desconhecem;
4-Marina assume como plano B petralha;
5-Pesquisas eleitorais induzem e manipulam a Mídia e parte dos eleitores e colocam Aécio em terceiro lugar;
5-Mídia e parte dos eleitores aderem ao plano B petralha;
6-O partido petralha fica mais a vontade para bater em Marina, que pelo "coitadismo", ganha mais votos ainda;
7-O plano A, a Dilma, e o plano B, a Marina vão para o segundo turno;
8-Os petralhas já comemoram, sem mesmo as eleições terem terminado;
9-A Marina vence as eleições no segundo turno com o apoio dos eleitores insatisfeitos com a roubalheira petralha;
10-Marina assume e já no início de governo toma medidas para aceleração da implantação do governo bolivariano semelhante ao venezuelano, com maior aumento do estado sobre a economia e os cidadãos;
11-O Brasil já enfrenta a recessão com inflação e falta de produtos nos supermercados;
12- A violência e a repressão aumentam, e as perspectivas diminuem, muitos brasileiros e empresas deixam o país;
13- As Forças Armadas não têm poder de reação, porque perderam muito tempo, e estão desunidas pois também foram "aparelhadas" no alto comando;
14- Cubanização do Brasil.

Anônimo disse...

Eu ainda não tenho título de analista político, entretanto afirmo que, na medida que o Aécio sobe em intenções de votos, a candidata Marina cai. Assim, vão facilitar a vitória da Dilma. Se, por um grande acaso Aécio conseguir chegar ao segundo turno, então vai ser uma barbada para o PT, que torce para que isto aconteça.

Anônimo disse...

Tucano de bico duro tentando aspirar o AECIOPORTO.

Anônimo disse...

PTRALHA as 22:37 querendo aspirar o FIDELPORTO!

Gostas do "bico duro" do Fidel! Então senta nele!


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/