Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados para 2014. O Rio Grande do Sul perderá um deputado - atualmente o estado tem 31 cadeiras.
. O novo cálculo é feito com base no Censo de 2010 do IBGE. Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara se baseia no Censo de 1998. Cinco estados ganharão deputados: Amazonas (1), Santa Catarina (1), Ceará (2), Minas Gerais (2) e Pará (4).
. Já os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira. Paraíba e Piauí perdem dois deputados. Caso algum estado considere inconstitucional a nova divisão, poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
2 comentários:
Enquanto isto juízes e desembargadores do maranhão terão 10 dias em Orlando para realizarem um curso de "defesa pessoal", não seria mais barato trazer o instrutor até o Brasil, se é tão importante o curso para os nobres magistrados.
E a tendência é continuar perdendo, pois a população gaúcho, na proporção com a dos demais estados brasileiros vem caindo.
Postar um comentário