Mensagem de Natal e Ano Novo.

Prezado leitor,

Abaixo segue minha mensagem especial de Natal. É o poema sobre Fernão Capelo Gaivota, de Richard Barth. Ele representa o que sou – o que faço e o que penso sobre o papel que jogo neste mundo de Deus.

É através dele que mando meus votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos.

Esta comunidade para a qual envio diariamente a newsletter http://www.polibiobraga.com.br/ é de 192 mil assinantes. São informações disparadas diariamente, as 17h30m em ponto, e distribuídas a partir daí pela administradora de listas Dinamize. Elas também vão diariamente para o site http://www.polibiobraga.com.br/ e para os jornais O Sul, O Informativo (Lajeado), A Platéia (Livramento), Bom Dia (Erechim), O Nacional (Passo Fundo) e Ventos do Sul (Osório).

Meu trabalho é total e exclusivamente focado na mídia de Internet. Passo cada dia (todos os sete dias da semana) garimpando informações, disparando 50 ligações telefônicas em média, tomando café ou almoçando com empreendedores e políticos, pesquisando, lendo estudos, processos e documentos, abrindo 300 e-mails, vasculhando cinco jornais e 10 blogs e sites.

Não engano ninguém:

1) Tenho lado, o que quer dizer que não sou imparcial (meu lado é o estado democrático de direito e a economia de mercado com isonomia social).

2) Atenho-me rigorosamente à verdade, ferramenta principal com que trabalho. O ex-reitor da Ufrgs e cientista político Francisco Ferraz, costuma me lembrar a todo momento: "A verdade é uma ferramenta revolucionária". E é. Comprovei isto, este ano. Não é a Internet que é revolucionária, mas a ferramenta verdadeiramente revolucionária é fazer jornalismo a bordo da verdade, porque só ela é incontestável e só ela pode conduzir à vitória.

Os critérios para a disponibilização do material informativo é o da relevância, exclusividade ou diferenciação na abordagem de todos os assuntos das áreas econômica e política.

Do ponto de vista financeiro, infelizmente o mercado publicitário (anunciantes e agências) prossegue sem entender direito a mídia Internet. Esta mídia está fora totalmente das programações publicitárias de organizações aparentemente contemporâneas, como são os casos da Assembléia do RS e da OAB, apenas para citar dois exemplos. No RS, caminha-se também aqui na contramão do mundo econômica e socialmente civilizado, já que sequer números cientificamente tabulados conseguem ser interpretados pelo mercado publicitário local.

Aproveito para agradecer aos parceiros que nos ajudaram a fazer este trabalho durante o ano de 2009: Safe Park, Simers, Forjs Taurus, Prefeitura de Porto Alegre, CDL, Forma Incorporadora, Escritório Scalzilli, Joal Teitelbaum, Senac, Ibravin, Senar, Teu Bilhete, Cervo Advogados, GVT, XP Investimentos, Banrisul, Fibria, Getmax, ABRH, Biermarkt e Dbtrans.

De qualquer modo, este foi seguramente o melhor ano de todos os 40 anos do meu trabalho como jornalista e homem público, porque ajudei a reconstruir e construir verdades, desconstruindo além disto algumas farsas políticas monstruosas. A repercussão e reação a este trabalho, diz tudo sobre sua relevância em 2009.

O ano terminou bem.

Feliz Natal e Bom Ano Novo.

Polibio Braga.

CLIQUE AQUI para ler o poema Fernão Capelo Gaivota. (Arquivo de Powerpoint)

24 comentários:

Marco disse...

Prezado Polibio aqui de Londres receba o cordial abraco deste teu leitor assiduo com votos de um Feliz Natal e de um 2010 repelto de perenes realizacoes e de muita saude!

Matheus disse...

Feliz natal Polibio

edheritier disse...

Feliz Natal para você, sua familia e para todos os leitores...

Anônimo disse...

Caro Políbio, é a melhor mensagem de natal que recebi, e me refiro à primeira parte, a tua prestação de contas.
Realmente, vê mais longe a gaivota que voa mais alto. Acredito, sim, que tenha sido teu melhor ano como jornalista. Demonstraste a força de opinião utilizando com destemor este fantástico meio que é a Internet.
Meus votos de que continues voando alto em 2010.
Nós, teus leitores, agradecemos.
Que tenhas um natal abençoado com tua família e todo o sucesso em 2010

Anônimo disse...

Polibio, grato pela msg de Natal.

Para ti desejo que 2010 traga muita saude.

O resto tu ja sabes como conseguir.

Abraco, Cesar Gavillon.

Anônimo disse...

Un fuerte abrazo desde México con el deseo que pases una feliz Navidad y que el año que viene siga siendo llenos de éxitos.
Saludos cordiales,
Baudelio HERNÁNDEZ D.
Baudelio Hernández y Asociados S.C.
Cerro de la Estrella No. 375
Col. Campestre Churubusco
Delegación Coyoacán 04200
México, D.F.

Anônimo disse...

Gostei. Richard Bach.
Porque voas alto, na busca do teu anelo, penso que jutifico o adágio:
Se queres voar como as águias, não convive com perus.
Meu abraço que que tenhas a paz da tua consciencia nestes dias e festas.

Fernando Viero Filho

Anônimo disse...

li hoje tua mensagem de Natal no teu blog.

Leio diáriamente e religiosamente o teu blog e envio pra meio mundo. Sempre colocando o site no e-mail para que outros o leiam também.

Um forte abraço, sucesso e conte sempre com a gente aqui em Florianópolis, cidade que adotei e não pretendo sair mais.


Sucesso e saúde é o que mais te desejo.

Adilson Minossi de Oliveira
adilson.minossi@uol.com.br

justiniano disse...

FELIZ NATAL - POLÍBIO
Abençoado seja a liberdade de expressar os nossos sentimentos de justiça social e fraternidade. Feliz Natal a toda comunidade que acessou e passou contigo este ano.
Grande abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Tuas informações durante o ano que finda foram muito importantes para mim. Com elas foi possível saber de muitas verdades que de outra forma não teria conhecimento. E, assim como eu, milhares e milhares de pessoas tiveram a mesma oportunidade.
Por isso, estou te agradecendo e desejando um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, onde possas trilhar o mesmo caminho, porque precisamos muito de ti.
Um grande abraço.
_______________________________
Darcy Francisco Carvalho dos Santos
darcyfcs@terra.com.br

Anônimo disse...

FELIZ NATAL - POLÍBIO
Abençoado seja a liberdade de expressar os nossos sentimentos de justiça social e fraternidade. Feliz Natal a toda comunidade que acessou e passou contigo este ano.
Grande abraço a todos!!!

ganhatudo disse...

Obrigado pela mensagem.
Desejo-lhe também um feliz Natal, com saúde e paz.
Tenho certeza que dormiras com a consciencia tranquila, pela correção do seu trabalho, que foi muito útil para muitas pessoas.
João Fernando Bonczynski

JVS9999 disse...

Polibio Feliz Natal!!!
Esse ano de 2009 aprendi a acompanhar suas informações.
Parabens pelo ano e pela postura de defesa de conceitos e do uso da verdade.

Anônimo disse...

Salve o Dia de Natal e um Feliz Ano Novo de 2010
Prezada jornalista Polibio Braga
Minha mensagem está sendo enviada o mais próximo do Dia de Natal, quando imagino deixar meu carinho e apreço para esse jornalista que me faz comover, chorar mesmo, que nem hoje (assistindo o poema Fernão Capelo Gaivota) . Posso afirmar que ele, o poema, também representa o que sou.
Receber teus newsletter me faz sem dúvida um homem bem informado e atualizado. Analisar tuas colocações, me faz também ser um pouco crítico, nas palavras, textos, reuniões, palestras e contatos com amigos. Tuas colocações embasam, reforçam meus conceitos, principalmente também porque não sei enganar ninguém. Quando iniciastes a frase com "Tenho lado...", - tremi nas bases, mas claro que só poderia ser o lado do estado democrático de direito e a economia de mercado com isonomia social. Por sinal, o que muito falta neste país.
Mas minha conclusão é que temos que saber voar, e bem alto, pois afinal, ..."há tanto que aprender" . O aprendizado é uma busca contínua no aperfeiçoamento do ser, do saber, do realizar, enfim das ações que temos que por em prática todos os dias. Temos que ser "gaivota", para que o mais importante na vida seja olhar em frente e alcançar a perfeição - como busco a cada momento, e isso é o que importa.
Mas, o que também importa é que estamos chegando no Natal, e Deus verifica que pensamos da mesma maneira, não enganando o próximo e assim sempre será.
Salve o Natal e que o próximo ano, seja repleto de toda a felicidade junto aos teus entes queridos. Que 2010 seja repletíssimo de realizações pessoais e profissionais. Com esse desejo aceites aqui um grande e afetuoso abraço desse eterno teu leitor e orgulhoso por ter conhecido tão brilhante profissional e pessoa cumpridora de suas atividades.
Até breve e um abração no teu coração e de tua família.

Anônimo disse...

Polibio Feliz Natal!!!
Esse ano de 2009 aprendi a acompanhar suas informações.
Parabens pelo ano e pela postura de defesa de conceitos e do uso da verdade.

Anônimo disse...

Amigo Polibio: extraordinaria a tua mensagem de boas festas. Meus parabens pela genialidade da mesma.
Renovo, a ti e aos teus familiares, meus desejos de um Natal alegre e tranquilo, e um 2010 com muita saude, sucesso e recheado de bons momentos.
Um forte abraco
KAPEL

montedo.com disse...

Políbio, neste ano, me fizeste acreditar que ainda existem jornalistas sérios, capazes de remar contra essa correnteza de lama que invadiu nosso estado.
Obrigado por tudo.
Feliz Natal
Ricardo Montedo

Anônimo disse...

Políbio, neste ano, me fizeste acreditar que ainda existem jornalistas sérios, capazes de remar contra essa correnteza de lama que invadiu nosso estado.
Obrigado por tudo.
Feliz Natal
Ricardo Montedo

N67 disse...

Políbio, um abraço e um Feliz Natal a ti e Família. Nós precisamos de jornalistas sérios como vc. Não esmoreça, continua com teu trabalho, pois teus leitores se contam aos milhares.

Anônimo disse...

Grande Polibio : em relação do R. Bach , li , entendi e gostei do livro "Fernão Capelo Gaivota" ( não sei se o titulo está correto ) Interesante que livro é todo metafórico e a idéia central do texto é completamente permeável . Por um problema que acredito ser meu ( juro que não é preconceito ) não consigo entender "patavinas" da mensagem que o escritor Paulo Coelho passa em seus livros ( se é que tem !! ) . Lí TODOS e não entendi nenhum .

Grato
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Políbio, obrigada pelas palavras.
Que todos nos tenhamos muito mais momentos de felicidade e sucesso.

Cordialmente,

Catia Bandeira
Bandeira E Hennrich Comunicação

Alcione Domingues disse...

Caro, Polibio Braga!!!
Um Natal repleto de felicidade e muita paz e serenidade em 2010.

Anônimo disse...

"In Hoc Signo Vinces!


Numa época de campanha anticristã para todos os lados do ocidente, já que o Leviatã estatal ameaça engolir a tudo e a todos, uma vez que deseja ser auto-idolatrado acima dos homens e, sobretudo, acima de Deus, o Natal nos exorta à reflexão de como a gloriosa fé cristã resiste bravamente contra aqueles que almejam destruir a transcendência na alma do povo e da civilização. A campanha ateísta não poupa os símbolos cristãos tradicionais: cruzes são vilipendiadas e arrancadas das repartições públicas, presépios são hostilizados e toda essa magia de beleza milenar da simbologia cristã é marginalizada da vida social, até o ponto em que os símbolos do Estado, tal como uma nova ordem totalitária, prevaleçam sobre tudo. Isso me recorda de uma cena na Alemanha Nazista: um jovem, membro da Juventude Hitlerista, que arranca um crucifixo de uma escola e o joga pela janela, dizendo, “fora judeu!”.


E, no entanto, em qualquer casa, em qualquer comércio, em qualquer entidade privada, como em qualquer cruzamento de rua, as cruzes, os presépios, as cenas do menino Jesus e os versículos do Evangelho são espalhados por todo lugar. Teatros são encenados, filmes são divulgados, e a despeito do Estado tomar uma política cada vez mais hostil às crenças religiosas do povo, a vitória da cruz é espantosamente massacrante, senão gloriosa.
Porém, essa resistência só é possível por conta dos laços privados que preservam a comunidade na tradição, na família e na propriedade. É a tradição que nos orienta para a fé verdadeira na religião cristã e nos conduz à moral virtuosa; é a família a nossa proteção maior nos laços de sangue, no amor e na amizade; a propriedade é a defesa daquilo que nos pertence e à nossa família, contra a usurpação do Estado ou de qualquer intruso particular. Sem a propriedade privada, jamais se teria a liberdade de preservar a fé cristã e exteriorizá-la, posto que tudo seria estatal, tudo seria laico. Se o Estado, dentro dos seus limites públicos, bane qualquer sentido de religiosidade, um Estado totalitário tentaria destruir a fé na esfera íntima, privada do povo, arruinando, com isso, a liberdade religiosa. Não teríamos ceias de Natal, presépios, nem símbolos religiosos, porque o “público” expulsaria e aniquilaria tudo."

Íntegra,aqui:

http://cavaleiroconde.blogspot.com/2009/12/in-hoc-signo-vinces.html



KIRK

Celso B disse...

Polibio
Grande 2010 para vc. e familiares.Recarregue as baterias e voltes melhor ainda(se é que é possível) no ano que vem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/