Lula e Dilma gostariam de ver Tarso e o PT apoiando Fogaça

1. Um dos primeiros líderes sindicais com dimensão nacional que fez dobradinha com Lula foi Olivio Dutra -sindicato dos bancários do Rio Grande do Sul. Em documentário político na época da redemocratização, os dois apareceram falando ao telefone entre RS e SP, trocando ideias sobre o período. Fez sucesso. Um exemplo dessa proximidade foi a indicação de Dilma por Olivio para o ministério de Minas e Energia.

2. Quando Lula precisou do ministério das Cidades para compor a "base aliada", Olivio saiu e nem ruído se ouviu de seu desprendimento.

3. Em 2002 houve um momento de fricção entre Lula e Tarso Genro. Olivio Dutra era governador do RS e disputaria a reeleição. Surpreendentemente, Tarso Genro se apresentou à Convenção. Venceu a Olivio e foi ele -Tarso- o candidato do PT. Foi e perdeu. Lula esbravejou: tanto antes quando Tarso disputou com o governador Olivio, como quando perdeu a eleição.

4. Mesmo sendo Tarso um dos quadros mais qualificados do PT, Lula o vetou para seu primeiro ministério. Foi nomeado coordenador de um salazarista e, depois, inócuo, a conselho de desenvolvimento econômico. Só quando as feridas curaram e a pedido de muitos, Lula nomeou Tarso para Ministro da Educação e depois o transferiu para a Justiça. Recentemente Tarso ofereceu seu nome para o STF. Foi vetado.

5. Agora Lula precisava de novo de Tarso Genro no RS para compor com o PMDB. O apoio do PT ao PMDB do RS -pelos votos, popularidade do candidato e tempo de TV- transformaria a candidatura do PMDB em franca favorita. E mitigaria a vantagem que a candidatura a presidente da oposição tem no RS.

6. Se Tarso Genro desse esse exemplo, a resistência dos "companheiros e companheiras" do PT gaúcho seria minimizada. Mas não foi assim. Tarso bateu o pé e afirmou sua candidatura ao governo do RS. Lula, em campanha, não vai magoar o PMDB de lá. Ou se preferir: Lula não vai se meter na campanha gaúcha, exceção a uma focalização segmentada a Dilma.

7. Se Tarso e Dilma perderem no RS, as relações ficarão desgastadas. Se Tarso ganhar e Dilma perder, mais ainda. Se Dilma ganhar a eleição presidencial e Tarso perder, no próximo governo nacional do PT, Tarso será nomeado para adido cultural da embaixada brasileira na Guiné Bissau, Iraque, ou Afeganistão.

* Clipping do blog do ex-prefeito César Maia desta quinta-feira.

9 comentários:

João Manoel Oliveira disse...

Se Tarso ganhar de Fogaça e Dilma perder para Serra, Tarso vai passar pelo mesmo pesadelo que Olívio passou quando FHC era presidente e Yeda passou quando Lula foi presidente. A Zero Hora derruba qualquer governo que seja diferente do governo central de Brasília. A RBS fez de tudo para derrubar a credibilidade de Olívio, assim como fez com Yeda, pois quem tem o poder das concessões de rádios e TVs é o governo que está em Brasília e não do Rio Grande do Sul. Com Serra governando o Brasil e Tarso o Piratini, o grupo RBS vai fazer que esqueceu o que fez com Yeda, pintando Tarso Genro e o PT como o novo anticristo. Não estou julgando se PT ou PSDB são as melhores opções mas estou avaliando qual a melhor opção para a Família Sirotsky e para eles a melhor opção não tem partido nem ideologia. Tem apenas a chave do cofre e o poder da caneta.

Anônimo disse...

seria certo tarso apoiar o pmdb. sao da mesma laia. so nao o sabem os tolos.

André da Rocha disse...

De que planeta você é? Tarso apoiando Fogaça? Mais fácil é Bin Laden virar presidente dos EUA.

Arno Edgar Kaplan disse...

Ainda não se ouvira falar, até então, da existência de um concurso, que tentasse escolher, " O feio mais bonito "...

Anônimo disse...

Caro João Manuel, o Tarso não ganha absolutamente nada em eleições aqui no RS. O resto é a lei do artilheiro!
200 motivos para não dar o tiro:
1° motivo: NÃO HAVIA MUNIÇÃO

Pronto os outros 199 são irrelevantes.
SDS

Matheus disse...

Sei que no RS é dificil o PT apoiar o PMDB, mas seria uma alternativa para o Tarso não ter mais uma derrota politica.
Matheus

Marcela disse...

Claro que a Dilma e o Lula querem que o Tarso apóie o Fogaça, assim poderiam ter alguma chance.

Anônimo disse...

O PMDB tem muitas caras, enquanto o PT tem a cara do retrocesso, assim, não seria uma surpresa o Simon abraçado no Tarso ou vice-versa.
O Cesar Maia esqueceu que o Lula ou qualquer candidato dele perde no RS.

Anônimo disse...

Caro Políbio,recado ao Fogaça.

Na hipótese,absurda, de vires a aceitar eventual apoio do PT, ANULAREI o meu voto - e, assim, o farão os meus familiares - que,hoje,é teu, integralmente. Não coloque o laço da forca no próprio pescoço, por favor. É imperativo que esses ratos vermelhos voltem para a escuridão dos esgotos, tão fétidos quanto a m.... do fóssil-vivo Lullalau !
Não aceite esse presente de grego. Tu estarás "algemado" para sempre...
Abraços.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/