Supermercados gaúchos batem neste Ano Novo todos os recordes da década. Vendas cresceram 13,5%.

O ano de 2010 encerra com chave de ouro para os supermercadistas gaúchos, segundo revelou nesta sexta-feira a  Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Os supermercados do Estado obtiveram um acréscimo de 13,5% nas vendas de Ano Novo, na comparação com o mesmo período de 2009. O resultado, aliado ao crescimento de 14,5% registrado no desempenho dos supermercados no Natal, coloca o fim de ano de 2010 como o mais positivo para o setor na década.


. O crescimento nesta última semana foi alavancado pelos supermercados do Litoral, com um incremento de até 25% nas vendas. “A permissão da abertura das lojas do Litoral neste sábado (1º) contribui para este resultado, já que cerca de 35% dos consumidores migraram para as praias para passar o Ano Novo”, explica o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo. Segundo os números levantados pela Agas, os produtos com maior destaque nas vendas nos supermercados gaúchos, nesta semana, foram a cerveja (com um crescimento de 18% em relação à última semana de 2009), a carne suína (+17%), o refrigerante (+15%) e a lentilha (+11%).

Ouro valoriza 30,64% no ano. Foi disparado o melhor investimento de 2011.

De acordo com informações que passou ao editor a Geral Investimentos, o rendimento dos principais investimentos e aplicações deste ano foi o seguinte (comparece com os dois índices de inflação do ano- os mais conhecidos):

Inflações
IGP-M, 11,32%
IPCA, 5,89%

Investimentos e aplicações
Ouro, 30,64%
Poupança,6,9%
Bolsa,  menos 0,8%
Dólar comercial, menos 2,98%

CLIQUE AQUI para acompanhar a análise sobre os rendimentos do ano.

Dica do leitor - Eis o e-mail do embaixador da Itália. Mande seu protesto contra o abrigo a Battisti.

DICA DO LEITOR

Polibio, este é o e-mail do embaixador italiano. Como gaúcho, e em nome de nossos antepassados que ombrearam armas com Garibaldi e Zambeccari, pela democracia e pela liberdade, durante a Revolução Farroupilha,  vamos apoiar a Itália contra o asilo concedido ao assassino Cesare Battisti - terrorista confesso, condenado à prisão perpétua pela Justiça de um País democrático e republicano.

Feliz ano novo Nilton Carlucci, Caxias do Sul.

ministroconsigliere.brasilia@esteri.it

O promotor diz: "Feliz 2011, repórter". O repórter diz: "Feliz 2011, promotor". É a RBS em ação.

Do Twitter, há uma hora:

Grande @cidmartins2010 Obrigado pelos votos. Feliz 2011 e muita noticia no ano novo. Abs.

amilcarmacedo
cidmartins2010
@amilcarmacedo e @adrianoklafke - Feliz Ano Novo meus amigos. Parceria na Operação Guajuviras rendeu prêmio MP jornalismo 2010.

- O promotor Amilcar Macedo protagoniza o controvertido episódio sobre Arapongagem na Casa Militar. O repórter Cid Martins, da RBS, fiel parceiro na Operação Guajuviras, como ele mesmo descreve acima, foi presença ocular em episódios que interferiram diretamente nas eleições deste ano, prejudicando a governadora Yeda Crusius e beneficiando Tarso Genro. Martins é da RBS. A RBS e o promotor, como se percebe pelas constantes postagens aqui reproduzidas, relacionam-se de modo afetuoso.

Padre pedófilo, organizador do Fórum Social Mundial, não virá mais a Porto Alegre

Caso o governador Tarso Genro consiga atrair novamente para Porto Alegre a próxima edição do Fórum Social Mundial, não conseguirá ver novamente o padre marxista belga Françoi Houtart, que foi peça chave na realização do I FSM, em 2001. É que o padre foi flagrado como pedófilo. Ele foi denunciado "'Houtart entrou duas vezes no quarto do meu irmão para estuprá-lo", conta a autora da denúncia, uma prima de François Houtart que o hospedou em casa certa vez. Na época, o menino tinha 8 anos de idade, segundo a denúncia. O padre é marxista-cristão, uma excrecência filosófica impossível, líder do movimento angi-globalização e acabou de ser indicado para disputar o Prêmio Nobel da Paz. O padre pediu para retirarem seu nome da disputa e renunciou aos postos que tinha nas ONGs anti-globalização e terceiro-mundista. Ele admitiu seus crimes, cometidos há 45 anos e só agora revelados.

. O padre pedófilo é amigo pessoal do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL a presidente, e de Frei Betto. Betto se disse estarrecido com as denúncias. Sampio não foi localizado. Em Porto Alegre, padre Houtart possui uma legião de amigos ligados ao PT, PSOL, PCdoB e PSTU.

. O editor foi processado duas vezes pelo Fórum Social Mundial, em função das denúncias que fez sobre o mau uso de verbas públicas nas edições realizadas em Porto Alegre. O caso foi parar no Tribunal de Justiça. O FSM perdeu as duas ações e até hoje não pagou os advogados do editor.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Congresso aprova indenização aos familiares dos militares mortos no Haiti

A carta a seguir é da esposa do coronel Zanin, morto em serviço no Haiti. Dona Cely e as mulheres de inúmeros outros militares mortos durante o terremoto, batalharam durante meses para que o governo Lula cumprisse com a sua promessa de indenizar as famílias, garantindo o sustento de todas elas e a educação dos filhos de cada uma. O editor empenhou-se neste espaço e também junto a parlamentares gaúchos, tentando abreviar a dor de cada família. Dona Cely conta que finalmente o Congresso aprovou o projeto que prevê a indenização. Agora é só o Tesouro pagar todo mundo.

Gostaria de lhe informar que a nossa Indenização do Governo foi aprovada.

Gostaria tambem de agradecer seu emprenho e interesse em divulgar nosso caso, pois , com certeza, isso contribuiu e muito para a agilização do nosso Projeto.
Vencemos uma batalha , mas ainda nao vencemos a guerra - pois continuamos na luta para que o Seguro da FHE - POUPEX reconheça que nossos militares morreram em Acidente e não de morte natural como nos foi dito.
Obrigada e que 2011 nos traga melhores momentos!
Abraço e mais uma vez obrigada.
Cely Zanin

A Folha conta como o dono da Gol paga o aluguel do apê de luxo de Lulinha

O editor não consegue entender como é que os bravos militantes que desbravaram o coração dos eleitores e alcançaram vitórias sucessivas para o PT, não percebam e não se envergonham diante das notícias sobre o ócio e/ou os pequenos expedientes de que Lula e boa parte da sua atual família lançam mão, sempre para passar bem. É conhecidíssima a história dos 10 anos em que Lula viveu num casarão do seu compadre, o advogado Roberto Teixeira da Costa, em São Bernardo do Campo, sem pagar nada, condição que os tornou amigos, confidentes e parceiros em inúmeros negócios que o governo do PT patrocinou nestes últimos oito anos. A novidade é que Lulinha, Fábio Luís, o dono da Gamecorp, filho de Lula, seguiu o caminho do pai, porque vive de favor num apartamento de luxo que custa R$ 12 mil por mês a um dos donos da Gol, empresa que vende livros para o governo (Jonas Suassuna, o dono, é o empreendedor que fez Cid Moreira gravar a Bíblia, vendida de porta em porta em todo o País). Confrontado pela reportagem, Lulinha tentou uma saída: "Mas os móveis, fui eu quem comprou".
CLIQUE AQUI para ler a escabrosa reportagem completa da Folha de S. Paulo desta quinta-feira sobre o assunto.

Yeda para o editor: "A verdade inteligente e corajosa é redentora".

Yeda Crusius, há pouco, pelo iPhone, na sua mensagem de Ano Novo para o editor:

- Quero conceder meu depoimento de que nestes quatro anos contaste a verdade de maneira destemida e com inteligência, o que ajudou a manter meu ânimo forte nos piores momentos. Isto é redentor.

Nota do editor - Nestes quatro anos, o editor iniciou a cobertura do governo Yeda Crusius com restrições, mas quando começaram os ataques do Eixo do Mal, percebeu de que lado estava a verdade e não se atemorizou em contá-la. O editor conversou duas vezes a sós com Yeda, em quatro anos. A governadora enfrentou prevenções pessoais e políticas devastadoras, além de uma orquestração política, policial, jurisdicional e midiática sem precedentes, que contou com o apoio decidido do governo federal,  destinada a desestabilizá-la e derrubá-la. Yeda só conseguiu derrotar o Eixo do Mal em setembro do ano passado, quando venceu simultâneamente o embate parlamentar nos âmbitos da CPI do PT e do processo de impeachment. Ela só não conseguiu transformar esta vitória política numa vitória eleitoral, porque faltou tempo e coragem para os aliados.

Saiba mais sobre o kit gay que o governo Lula começou a distribuir no Brasil

Este assunto é tão grave e não tem nada a ver com simplesmente aceitação de homossexuais, que deveria ser criada uma frente civil para denunciar o projeto totalitário engendrado pela área de secretaria das minorias e direitos humanos do Governo e imposto goela abaixo pelo MEC para seis mil escolas do Braskl a crianças entre 7 e 10 anos. Simplesmente gerado como ordem direta do Ministério sem qualquer consulta maior à sociedade, que Jair Bolsonaro também denunciou. Sobre o assunto, escreveu hoje Joge Serrão:


Audiovisual “Encontrando Bianca”, produzido pelo MEC, é um dos símbolos máximos da subversão de todos os valores morais e naturais da sociedade. O material didático elaborado pelos educadores petralhas, em nome de combater uma suposta “homofobia”, na verdade, tenta legitimar o homossexualismo, como um comportamento natural de uma minoria que deve ser impositivamente aceito pela maioria. O grave é que tal “conceito” é imposto às crianças de 7 a 10 anos que não têm como se defender do processo de lavagem cerebral educacional.

O site Midia sem Máscara revelou nesta sexta-feira que  deputado federal Jair Bolsonar, PP do Rio, mostra publicamente,  no discurso do link a seguir, o que o o governo Lula, o PT e sua militância, passaram a oferecer nos colégios e locais onde se concentram crianças: a doutrinação escolar das crianças incentivando-as à prática do homossexualismo. Avisou o deputado do Rio: "Um crime grotesco realizado em escala nacional, pois, sabendo-se que crianças ainda não estão maduras sexualmente, e com uma formação normal, e uma vida psicológica sem traumas e desprovida de influências nefastas, logicamente se tornarão adultos heterossexuais. Mas os progressistas não querem saber nada disso: pretendem redesenhar a moralidade e o comportamento humano de acordo com suas premissas totalitárias, passando por cima da família e desdenhando os fatos mais elementares da natureza humana".


CLIQUE AQUI para ouvir o pronunciamento do deputado.
CLIQUE AQUI para subscrever a lista de protesto contra a distribuição do kit gay.

Governo do PT quer atrair fábrica da Ford que o governo do PT mandou para a Bahia

Mesmo sem idenificação de fontes oficiais e sequer da monadora, o Jornal do Comércio desta quinta-feira replicou nota do seu principal colunista, Fernando Albrecht, que no dia anterior informou que o novo governo do PT trata de atrair para Guaíba uma fábrica da Ford.

. O jornal e o jornalista avisaram que não se trata de piada.

. Como se sabe, o governo Olívio Dutra, do PT, expulsou a Ford do RS, mandando-a para a Bahia, onde tem sua principal planta industrial na América Latina. No ano passado, quando a governadora Yeda Crusius tratou de instalar na área da antiga Ford um Distrito Industrial, o governo federal do PT, açulado pelo Partido no RS, tratou de criar embaraços. Um deles foi um comunicado da Funai, proibindo atividades no local, já que a repartição suspeita que ali existam vestígios de dinossauros. Em função dos problemas criados pelo governo federal do PT, indústrias que tentam se instalar no local, como a Terex, já ameaçaram ir embora do RS. A Terex avisou oficialmente que fará isto, a menos que os obstáculos sejam removidos.

Novo mínimo será de R$ 540,00 a partir de sábado

A partir deste sábado, dia 1o de janeiro, o novo salário mínimo brasileiro será de R$ 540,00. O ato foi assinado nesta sexta-feira pelo presidente Lula.

Lula dá asilo político ao assassino italiano Cesare Batistti. Itália não aceita decisão do Brasil.

- Lula e o PT escolheram a dedo o dia para anunciar o abrigo ao assassino e terrorist italiano Cesare Battisti. 31 não é apenas o último dia do ano, quando todas as atenções voltam-se para as festas globais, como em 2010 a data significa a véspera da troca de presidente no Brasil, poranto uma data que remete toda a mídia para a cobertura da transmissão de cargo, dia 1o. É outra esperteza política de Lula e do PT. O novo govenador gaúcho, Tarso Genro, está por trás da decisão, porque na qualidade de ministro da Justiça, foi ele quem primeiro protegeu o delinquente italiano, concedendo-lhe o status de refugiado. Num caso de efetiva perseguição política e não de condenação de um bandido por parte de um governo democrático e republicano como o da Itália, Tarso agiu bem diferente, mandando devolver à ditadura cubana os dois pugilistas que tentaram ficar no Brasil durante o Pan do Rio, em 2007. Erislandy Lara e Guillhermo Ringodeaux foram apanhados por ordem de Tarso, enfiados num avião contra a vontade deles e enviados para as garras dos carniceiros irmãos Castro. Ambos voltaram a fugir de Cuba, mas evitaram o Brasil.

- O governo italiano reagiu ao ato de Lula e deixou entendido que reagirá diplomaticamente, direta e indiretamente, como também ajuizará ação própria junto à Corte Internacional de Haia.
CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a irada reação do governo democrático da Itália.

O assassino italiano Cesare Battisti poderá permanecer no Brasil. Ele está preso há quatro anos em Brasília, mas desde esta sexta-feira é considerado asilado político, por decisão do presidente Lula. Battisti foi considerado, antes,  refugiado político, conforme ato do ex-ministro Tarso Genro. O governo da Itália considerou inaceitável a decisão de Lula. O ato de Lula contraria acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, inclusive com a Itália. Ele está condenado à prisão perpétua em Roma, como autor de quatro assassinatos, e deve ser entregue para cumprir a pena. Alberto Torregoni, filho do joalheiro Torregoni, assassinado por Battisti, nesta sexta, em Roma, classificou de "vergonhoso" o ato de Lula.

. O ato de Lula, baseado em parecer da Advocacia Geral da União,  voltará ao exame do STF, que não libertará o italiano até que o caso passe novamente pela Corte. A decisão do STF dificilmente será contrária ao ato do governo, porque quando pode decidir, este ano, a Corte passou o caso a Lula, por 5 x 5. De lá para cá, o governo nomeou novo ministro e ainda poderá nomear outro.

. Battisti assassinou quatro pessoas que nada tinham a ver com o grupo terrorista, clandestino, ilegal, ao qual ele pertencia e que tem conexões no Brasil. O italiano não passa de um carniceiro do mesmo gênero de bandoleiros políticos como Pol Pot e Stálin, mantidas as proporções em favor de Battisti. Ele assassinou friamente quatro pessoas e foi condenado à prisão perpétua. Não foi o governo Berlusconi quem o condenou, mas a Justiça da Itália. Extraditar esse bandido celerado é uma obrigação brasileira, porque o País tem um acordo de extradição com a Itália, mas o governo do PT quer mudar a história e manter a decisão de Tarso Genro. Lula concedeu a extradição nesta sexta. Foi o último ato tresloucado de seu governo de escândalos.

- O que se espera é que Tarso Genro não abrigue Battisti em Porto Alegre, por ocasião da edição do Fórum Social Mundial, a disneyulandia esquerdista que o novo governador quer atrair de novo para o RS.

CLIQUE AQUI para saber quem é esse assassino cruel a quem Lula concedeu asilo político. O material de pesquisa é da Wikipedia, a enciclopédia do Google.

Sorry, Washington, mas novo comentário no Twitcam só na segunda

Comentário no Twitcam e nesta página

Quase meio diaqui em Washington,DC. Quase 15:00 horas aí em Porto. Não saí de casa esperando teu comentário via Tweetcam. Cadê, Políbio?
J.C.Campao

O comentário desta quinta, o último do ano, foi para o Twitcam, mas não singrou virtualmente a banda larga por problemas técnicos. Mas, como costuma dizer o jornalista Pinheirinho, o Anonymus Gourmet, voltaremos ! Na segunda-feira, o Twitcam e esta página voltarão com a análise sobre o triunfal ingresso do autor de "Lênin, corações e mentes", no Piratini.

Saiba por que razão Gasparetto não foi para o governo Dilma Roussef

À exceção da deputada Maria do Rosário, contemplada com uma posição de pouca expressão, os gaúchos ficaram fora do ministério de Dilma Roussef.

. O consolo de que Dilma Roussef é gaúcha de adoção não funciona.

. É que presidentes gaúchos – Getúlio, Jango, Costa e Silva, Médici e Geisel – encheram-se de pruridos e não alavancaram a economia do RS.

. Além da perda de posições no ministério, os políticos gaúchos da base aliada do governo do PT não conseguem emplacar nomes em posições importantes do segundo escalão.

. O caso mais recente foi do superintendente da Polícia Federal no RS, delegado Ildo Gasparetto, bancado pelo seu padrinho político, Tarso Genro. Seu nome chegou a ser confirmado na tarde desta quarta-feira por portais influentes como UOL e Folha de S. Paulo, mas em menos de duas horas a notícia foi desmentida. O editor também passou a informação, baseado em fontes políticas e policiais do RS.

. A Polícia Federal será dirigida pelo delegado Leandro Daiello. Ele também é gaúcho, mas ocupa posição igual a de Gasaparetto, porém em São Paulo.

. A preterição do candidato de Tarso Genro é emblemática, porque o delegado Ildo Gasparetto promoveu operações policiais de enorme repercussão política. Elas interferiram diretamente no processo político e eleitoral gaúcho, prejudicando os candidatos da base aliada do governo gaúcho e beneficiando de modo inapelável os interesses do próprio chefe de Gasparetto, o ex-ministro Tarso Genro.

- A influência do ex-ministro José Dirceu na composição do novo governo parece estar determinando a falta de influência de Tarso Genro em Brasília. Zé Dirceu ajudou a emplacar vários ministros, inclusive a mulher do seu valete gaúcho, Paulo Ferreira. Zé Dirceu queixou-se muito de vigilâncias sofridas durante o mandato de Tarso Genro no ministério da Justiça. Fez queixas diretas para Lula.

Boom imobiliário e obras públicas explicam fala de mão-de-obra

A falta de mão de obra para as atividades da construção civil em Porto Alegre não se deve apenas ao boom imobiliário, cujo ritmo de expansão é quase três vezes maior do que o verificado há apenas três anos. Este ano, foram vendidos 6 mil novas residências no RS.

. As obras públicas também enfrentam dificuldades.

. O caso ocorre em todo o Estado.

. O crescimento extraordinário do PIB gaúcho (7,8% em 2010) e a retomada dos investimentos do governo estadual, explicam boa parte do que ocorre.

. Neste momento, no verão, a situação é mais alarmante em regiões como o Litoral Norte, tradicionalmente uma das mais pobres do Estado. Isto porque a febre dos condomínios horizontais obriga os empreendedores a acelerar os investimentos. Na região estão em construção um milhão de metros quadrados, algo como 6 mil novas casas.

- O Sinduscon possui dados que demonstram que este ano foram criados 20 mil novos empregos na construção civil

Redes lojistas gaúchas resistem e retomam esplendor anterior

Quase dizimadas pela invasão de redes paulistas e estrangeiras nas últimas décadas dos anos 90 e e na primeira década dos anos 2000, as redes lojistas gaúchas parecem renascer das cinzas e voltaram a dominar o mercado.

. Redes como J.C. Penney e Casas Bahia acabaram mal no RS.

- As redes Colombo e Renner fortaleceram-se como nunca e novas estrelas passaram a brilhar, como Lebes, Volpato e Pompéia.

Corporação Andina reexamina empréstimo para Portais da Cidade

Foram retomadas as negociações para a liberação do empréstimo de US$ 100 milhões prometido pela CAF (Corporação Andina de Financiamento) para o Projeto Portais da Cidade, Porto Alegre.

. O projeto mudou, mas não o conceito.

- A ênfase passou a ser o sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Ônibus Rápidos), tal como ocorre em Curitiba. A prefeitura decidiu implantar o projeto por etapas.

Duplicação da Beira Rio (R$ 40 mi) vai para etapa final

Saiu nesta terça-feira o edital de licitação para a duplicação dos últimos dois trechos (são quatro, no total) da avenida Beira Rio, via que liga a Usina do Gasômetro ao estádio do Internacional, colada à margem do Guaíba.

. É uma obra de R$ 40 milhões.

. O trecho que fica junto ao Parque Marinha do Brasil já está pronto e seguem as obras do trecho junto à ponte sobre a avenida Ipiranga.

- A avenida foi construída pelo ex-prefeito Collares em 1988.

LEIA, logo abaixo,  a curta história, pouco verdadeira, de uma reunião insólita do secretariado de Collares, para tratar do fecho da obra.

Só confie nos telefones fixos neste final de ano.

Somente os telefones fixos são confiáveis neste final de ano. A superdemanda afetou tremendamente todo o sistema de telefonia celular no País.

. O bug natalino ainda não foi desatado.

Infraestrutura ainda precisa muito investimento no RS e no Brasil

O caso da telefonia nem é grave, porque a oferta aumentou terrivelmente, mas em áreas como aeroportos, portos, rodovias e energia a situação é crítica, embora não de caos.

Conheça a situação dos dois gargalos mais graves:

. Aeroportos – O aeroporto de Porto Alegre suporta 13 decolagens e pousos por hora, mas já opera com 20. Em todo o Brasil, dos R$ 5,5 bi prometidos para modernizar os aeroportos, apenas 0,98% foram executados.

. Estradas – A BR-116 é a Rodovia da Morte e do Atraso. Só caminham as obras da Rodovia do Parque, que será via mitigadora. A Estrada do Progresso, estadual, foi alvejada pela vanguarda do atraso. No Brasil, só 6% das rodovias são asfaltadas (63% na India e 80% na China).

Segurança em Porto Alegre será assunto só de Tarso e Fortunatti

A partir da semana que vem, governo estadual e prefeitura de Porto Alegre criarão um grupo de trabalho para todas as questões que envolvam os interesses dos dois entes na Capital.

. Só ficará de fora a área de segurança.

. Por proposta do próprio Tarso Genro, segurança será um assunto que apenas ele e o prefeito José Fortunatti tratarão.

Insegurança e sensação de insegurança são enormes no RS

Os governantes têm a percepção errada de que a sensação de insegurança entre os cidadãos gaúchos e portoalegrenses é maior do que a própria insegurança.

CCs começam a ser substituídos em Porto Alegre

Começaram as demissões de CCs na prefeitura de Porto Alegre. A quota dos demitidos não passará de três dezenas.

. Os partidos estão substituindo os nomes sugeridos pela administração.

- O critério para as substituições tem a ver com resultados, mas não é o único.

Probank não paga 15 mil que contratou para as eleições

Contratada pelo TSE, a Probank não pagou o que deve aos 15 mil profissionais que contratou no País para operarem como técnicos das urnas eletrônicas.

. No RS, são 800.

. A empresa já agendou várias datas para honrar seus compromissos, mas agora entrou em férias coletivas e nada depositou.

- Os 15 mil contratados estão se queixando ao bispo.

Por trás da notícia - Collares, na reunião do secretariado: “A harpa; onde está a harpa ?”

POR TRÁS DA NOTÍCIA

Collares, na reunião do secretariado: “A harpa; onde está a harpa ?”

Conta a lenda que foi bizarra a reunião do secretariado do então prefeito Alceu Collares, destinada a decidir o que fazer sobre o último obstáculo que impedia a conclusão da avenida Beira Rio. Na época, o editor era o secretário da Fazenda e participou da reunião. Collares colocou o problema sobre a mesa: “Tem uma vila na foz do arroio Dilúvio e não dá para construir a ponte. Quem sugere o que fazer ?” Os secretário entreolharam-se e um deles sugeriu: “O Demhab tem que remover a vila ?”. No PDT não é assim, porque tem que “remover” com ternura, explicou o prefeito Collares. Uma voz cavernosa levantou-se na mesma hora e sugeriu: “Na noite anterior, vamos tirar todo mundo de casa com ternura e tocamos fogo. No outro dia, os bulldozers do Baggio passam ali”. Surpreendendo a todos, o prefeito Collares começou a gritar, apoplético: “E a harpa, quem me alcança a harpa ? Sim, porque subirei sobre a ponte da Ipiranga e dali verei a vila pegar fogo, tocando minha harpa. Serei o Nero negro de Porto Alegre”. Alceu Collares não sabia, mas a vila chamava-se Vila Alceu, em sua homenagem.

- A remoção da vila aconteceu como manda a lei – sem incidentes.

Entrevista com prefeito Fortunatti - Novo aeroporto: remoção garante início imediato das obras

ENTREVISTA
Novo aeroporto: remoção garante início imediato das obras
Prefeito José Fortunatti

Teremos novo aeroporto para a Copa do Mundo ?
Pode apostar.

Quando começam as obras de ampliação da pista principal ?
Com a remoção das 400 famílias da Vila Dique, esta semana, a Infraero poderá, na semana que vem, começar as obras do trecho central da extensão da pista principal.

Quantas famílias estão sendo removidas ?
No total, são 1476 famílias da Vila Dique e 2300 da Vila Nazaré.

Para onde vai todomundo ?
No bairro Rubem Berta, perto do Porto Seco.

As 11h, no Twitcam, análise sobre a perda de influência política dos gaúchos no governo Dilma Roussef

As 11h, no Twitcam, o editor analisará a falta de influência dos gaúchos no novo ministério de Dilma Roussef.

. Em seguida, o comentário em video irá para o alto desta página, aí à direita.

A SmartBuild abre seu showroom em Porto Alegre.

Especializada em automação residencial, infra estrutura para construtoras, aspiração central, ar condicionado e sistemas de home theater, a SmartBuild abre seu Showroom com vários ambientes e duas salas equipadas para mostrar ao mercado o que é inteligência residencial. 

. Os diretores da empresa possuem experiência de 20 anos neste mercado e já fecharam parceria com 6 das principais construtoras do estado. Segundo Luciano Biedermann, diretor comercial, o foco é desenvolver projetos exclusivos e personalizados de sistemas de inteligência residencial, mas também atuar forte na venda das principais marcas top de linha do mercado como B&W, Nad, Rotel, Classe, Sim2, Control4, entre outras. 

. O objetivo é fechar parceria de projetos e infra estrutura com as demais construtoras do Rio Grande do Sul, além de oferecer equipamentos de áudio e vídeo para consumidores mais exigentes que procuram qualidade, pois de produtos populares o mercado já está saturado.

. Já está sendo preparada uma terceira sala de demonstração com o que existe de melhor em caixas acústicas B&W, projetor SIM2 e eletrônica Classe, além de uma nova marca de automação de alto padrão. 

. A SmartBuild pretende também marcar forte presença no mercado desenvolvendo palestras e workshops para profissionais da área da arquitetura, construção civil e decoração com o objetivo de desmistificar a automação residencial. 

É possível saber mais sobre a empresa no site www.smartbuild.com.br 

Arapongagem no Piratini: 1) promotor agenda nova data para denúncia. 2) juiz proíbe revelações à imprensa.

- O editor vinha cobrando a denúncia há duas semanas e já contou que não está mais na função o juiz que autorizou a prisão do sargento Rodrigues, o espetáculo midiático protagonizado em plena campanha eleitoral pelo promotor Amilcar Macedo ("invasão" do Palácio Piratini e constrangimento da própria governadora Yeda Crusius) e a revelação de nomes, situações e suspeitas sobre o caso. O novo juiz da 3a. Vara Criminal de Canoas, Fernando Hennig, proibiu novas revelações, não aceitou o pedido de quebra de segredo de justiça e parece disposto a resistir às pressões públicas da promotoria para que faça isto.


Já tem nova data a entrega da denúncia dos acusados no caso da arapongagem na Casa Militar do governo do RS: dia 7 de janeiro, sexta-feira da semana que vem. O promotor disse para a RBS que pediu ao juiz do caso a quebra do segredo de justiça, mas o juiz não concordou. Ele avisou que pedirá de novo a quebra do sigilo.

. As primeiras revelações sobre a arapongagem, acabaram desencadeando uma crise interna dentro da própria RBS, que admitiu ter usado os serviços do sargento Rodrigues, cuja prisão foi pedida por Amilcar Macedo. Ao admitir a relação, a RBS acabou revelando que 18 mil senhas de acesso iguais às usadas pelo sargento estão em poder de vários órgãos de inteligência policiais, militares e do próprio MPE. Não se conhecem os nomes de jornalistas e autoridades que usam o sistema de Consultas Integradas.

. Em sucessivas entrevistas, o representante do MPE em Canoas levantou estas principais suspeitas:

1) recebimento de propina por parte do sargento, inclusive a existência de um video "claro como o cinema", mostrando dinheiro sendo entregue por um contraventor, o denunciante, conhecido como Português. O video foi periciado e nada revelou - mas não foi exibido até agora. As ligações do contraventor, inclusive de parentescos, são inquietantes e comprometem suas denúncias.

2) o dinheiro poderia ter sido usado para campanha eleitoral dos tucanos.

3) a Casa Militar teria sido usada para espionagem política. O dr. Macedo já informou que pelo menos uma deputada, Stela Farias, foi seguida por um sargento da Brigada, cujo nome, relações e revelações talvez venham a ser conhecidos na denúncia, que é improvável, porque as investigações chegariam até nomes que “não podem” aparecer.

Artigo - Cartão amarelo para o novo serviço de inteligência de Tarso Genro

Clipping

Sobre o caso do major Fábio Fernandes: 1) a bisbilhotice foi pública e ocorreu no dia 18 de junho de 2009,  em plena sessão da CPI do PT, ano passado (o major não foi sequer advertido, mas o sargento Rodrigues foi preso por ato igual). 2) o dinheiro será devolvido em 120 suaves prestações, sem juros e correção. O jornalista Soares sabe muito, mas ainda não contou tudo.

- No dia 19 de junho de 2009, a Rádio Gaúcha tratou o incidente da forma seguinte: 

jocimar.farina@rdgaucha.com.br
A Brigada Militar (BM) abrirá um procedimento investigatório para avaliar a conduta do major Fábio Duarte Fernandes, o que pode resultar na sua expulsão da corporação. Ele teria sido flagrado durante a sessão da CPI do Detran de segunda-feira acessando o sistema de Consultas Integradas da Secretaria de Segurança Pública com sua senha pessoal. O gesto foi interpretado pelo PSDB como um esforço para garantir informações privilegiadas para a oposição.

Cartão amarelo.
Wanderley Soares, jornal O Sul, quarta, dia 29

Não conheci meus avós. Aprendi com mamãe e papai – no meu tempo era assim o tratamento com os pais – que, bem antes de uma chinelada, como advertência, sempre diziam – “Quem avisa amigo é.” Tal sentença era o cartão amarelo da época. Por isso, volto ao tema que aqui abordei nesta semana, com mais alguns detalhes. O major da Brigada Militar Fábio Duarte Fernandes, que há cerca de oito anos exerce, com brilho, a função de cedido na bancada do PT na Assembléia Legislativa, poderá dar um salto em sua carreira (fora da Brigada). Trata-se de um policial, em desvio de função, que recebeu R$ 120 mil em diárias, sem viajar. Ele alegou ter sido um equivoco, não se sabe de quem, e, sem responder a inquérito, está devolvendo o dinheiro em suaves prestações. Digamos que foi um empréstimo informal. Fábio deveria estar distraído quando colocou a mão no dinheiro do erário. Este major está cotadíssimo para assumir a poderosa chefia de Operações da Casa Militar do governo Tarso Genro. Saliento que, antes do episódio das diárias, este mesmo oficial se envolveu no uso indevido de Consultas Integradas (espionagem) e, mesmo assim, escapou, ninguém sabe o porquê, de responder a inquérito. No entanto, um sargento da Brigada, envolvido no mesmo esquema de espionagem foi para a cadeia. O que importa é que Fábio, suspeito de araponga, é homem de confiança do governo que assume o RS em janeiro. Sigam-me.
Wander.cs@terra.com.br

Este site bate recordes de postagens de leitores. Venha discutir.

O editor mediou 213 postagens disponibilizadas logo abaixo de cada notícia, mas 1/3 delas - a favor e contra - não puderam ser publicadas porque continuam acusações e palavras altamente ofensivas. Este tipo de manifestação, mesmo que venha em socorro do editor, não será tolerada.

. O contraditório sempre será aceito, mesmo que contenham duras críticas ao editor e aos leitores - mas apenas quando o texto não contiver mentiras, palavrões e acusações perversas.

- O número de postagens dos leitores é invulgar para esta época do ano. O editor também está no seu Twitter pessoal, no qual também trata de assuntos pessoais e é mais duro do que o normal na análise dos acontecimentos. Clique em http://twitter.com/polibiobraga Aí ao lado, no video, comentário de hoje do editor. O comentário é atualizado todos os dias.

Tarso não consegue emplacar Gasparetto. Dilma nomeia Daiello para a Polícia Federal.

Ao contrário do que infiormasram  inúmeros sites, inclusive este, baseados até mesmo em informações confidenciais de líderes do PT do RS, o futuro ministro da Justiça, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), anunciou nesta quarta-feira que o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF) não será o superintendente da PF do RS, UIldo Gasparetio. O novo titular do cargo será Leandro Daiello Coimbra, atual superintendente da PF de São Paulo. Segundo Cardozo, a decisão recebeu o aval da presidente eleita, Dilma Rousseff. O atual ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, será o secretário-executivo da pasta durante a gestão de Cardozo.

- O governador eleito do RS, que não conseguiu emplacar nenhum ministro no novo governo, perdeu também esta batalha pela indicação do seu homem de confiança na Polícia Federal, o condutor de operações policiais de enorme repercussão e que desestabilizaram o governo Yeda Crusius, facilitando a eleição de Tarso.

Tarso apressado, reúne secretariado, mesmo sem ter assumido

Mesmo sem ter completada a lista de indicações para o segundo e terceiro escalões, o sr. Tarso Genro tocou nesta quarta-feira sua primeira reunião de secretariado.

. O novo governador tomará posse neste sábado, 8h30m, na Assembléia, em ato simples. Em seguida irá ao Piratini para a transmissão de cargo. As 10h30 tudo estará concluído e Tarso irá de jatinho fretado pelo governo estadual para Brasília.

- O vice-governador Paulo Feijó não irá ao Piratini. Ele veraneia em Punta. É a primeira vez que um vice não vai a ato do gênero.

Mercado imobiliário gaúcho está alerta para valorização da zona central

O mercado gaúcho da construção civil está ouriçado diante do início das obras de US$ 500 milhões do Puerto Madero de Porto Alegre, o Projeto Cais Mauá.

. A área central, que vai da Usina do Gasômetro até a Rodoviária, será toda revitalizada.

. Do outro lado das avenidas Mauá e Júlio de Castilhos, como a partir da Rodoviária até o bairro Humaitá, onde sai a nova Arena do Grêmio, os imóveis decuplicarão de preço. Quem comprar antes, ganhará.

Saiba quais são as duas maiores prioridades do prefeito José Fortunatti para 2011 e 2012

Ao contrário do que as lideranças políticas e a mídia têm especulado nas últimas semanas, o prefeito José Fortunatti, de Porto Alegre, não tem planos de mexer no seu secretariado.

. O prefeito está muito bem avaliado (DataFolha desta semana apresentou-o como o terceiro mais bem avaliado prefeito de Capital) e não quer saber de turbulências, mas de agendar e azeitar claramente as ações para os dois anos finais do seu governo.

. O editor tomou café da manhã com José Fortunatti no Hotel Sheraton. Foi um convite do editor. A idéia foi saber o que ele vai fazer.

. A partir da semana que vem, a administração municipal agendará o cronograma final das reuniões de planejamento estratégico para 2011 e 2012, que começaram no dia 6 de janeiro e que culminaram no dia 21 com a participação de 500 lideranças da prefeitura. Isabel Matte, a CEO do Gabinete de Planejamento Estratégico, “graduada” pelo PGQP e INDG durante os seis anos de trabalhado continuado na administração municipal, pilota todas as reuniões como “consultora”.

. O prefeito José Fortunatti disse ao editor que nesta segunda quadra do seu mandato, dará ênfase a dois pacotes principais de ações: 1) resgatar os compromissos do Programa do Orçamento Participativo, executando as 850 obras aprovadas e ainda não realizadas (algumas dessas obras foram prometidas em 1990). 2) executar todas as milionárias obras previstas para a Copa de 2014, que envolvem recursos da ordem de R$ 500 milhões, apenas na órbita do poder público municipal.

Corrêa aposenta-se e Gasparetto será o diretor da Polícia Federal de Dilma

Clipping
Folha de S. Paulo, quarta, 29 de dezembro

O diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, decidiu se aposentar. O pedido foi feito nesta semana e deverá ser publicado hoje no "Diário Oficial" da União.


A polícia, segundo a Folha apurou, deve agora ficar sob a chefia de Ildo Gasparetto, superintendente da PF no Rio Grande do Sul. Ele é apadrinhado pelo governador eleito do RS, Tarso Genro (PT).

Corrêa está no comando da PF desde 2007, e sua aposentadoria fecha um ciclo marcado por polêmicas -a maior delas a investigação da Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, em 2008.

Conforme disse à Folha um auxiliar do Planalto, contou para a escolha de Gasparetto o fato da presidente eleita, Dilma Rousseff, conhecer pessoalmente o delegado.

É dramática a falta de mão-de-obra na construção civil de Porto Alegre

É dramática a falta de mão-de-obra na construção civil de Porto Alegre. Aliás, segundo o IBGE, a situação do mercado de trabalho portoalegrense é de pleno emprego.

Seu celular parece pifado ? O problema é do bug do Natal e Ano Novo.

Não é um apagão, mas as redes de celulares montadas por todas as teles parecem ter entrado em colapso nesta virada de ano.


. Não é o seu aparelho que dá sinais de fadiga. A superdemanda de final de ano (o Brasil já tem um celular por habitante) ocasiona este bug de Natal e Ano Novo.

- As teles foram até agora a jóia da coroa na área de infraestrutura brasileira, mas os problemas começaram a aparecer.

CLIQUE AQUI para ler “O balanço negativo das comunicações”, do Estadão desta segunda-feira.

Presidente do Conselho da Fapergs: “O presidente não reuniu, não consultou e não foi autorizado”

- Ele não reuniu, não consultou e não foi autorizado a dar aquele voto.

. Foi assim, lacônica e direta, que falou a presidente do Conselho Superior da Fapergs, Themis Reverbel, ao responder a esta questão colocada pelo editor nesta terça-feira a noite: “O presidente da Fapergs, Rodrigo Mattos, reuniu o Conselho Superior e este o autorizou a trair o voto que o governo determinou no caso da eleição da nova diretoria da Fapergs ?” O editor não conseguiu falar antes com a dra. Themis. Ela parecia bastante irritada quando falou sobre o assunto pelo celular.

. Depois de ter violado as ordens da governadora e do secretário Eduardo Macluf, além de um acordo por escrito redigido por ele mesmo, tudo num espaço de apenas 24 horas, o sr. Rodrigo Mattos tentou mascarar a ilegalidade através de informações sobre uma reunião que não houve na Fapergs.

. O membro do governo Yeda votou contra o candidato do governo Yeda, sr. José Cairolli, mudou de posição nas horas finais do dia da votação, optando pelo candidato do presidente do próprio Sebrae e da Fiergs, Paulo Tigre. Paulo Tigre, 48 horas úteis depois, depositou R$ 1,2 milhão na conta da Fapergs.

- O sr. Rodrigo Mattos violou o Catítulo 2, Seção V, Incisos I e V (a gestão do governo por parte da governadora), além do Inciso II da Seção II (os poderes do secretário da área) todos da Constituição Estadual. Também desrespeitou o artigo 9º dos Estatutos da Fapergs, Inciso III, que atribui poderes exclusivos sobre “orientação geral” ao Conselho Superior.

. As eleições e a posse do novo presidente, Vitor Koch, poderão ser impugnadas pelo candidato deslealmente derrotado ou por ação popular movida por qualquer cidadão.

- A mídia gaúcha ignora o escândalo desde que ele ocorreu em Porto Alegre.

O presidente Lula anuncia hoje a concessão de refúgio ao terrorista italiano Cesare Battisti.

Lula anuncia hoje concessão de refúgio a Battisti


Folha de S. Paulo - 29 Dez 10


Clipping
Folha, quarta, 29 de dezembro
Lula recebeu ontem pela manhã parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) recomendando a permanência no Brasil de Battisti, acusado na Itália de quatro assassinatos na década de 1970, quando era militante de um grupo extremista de esquerda.

Anteontem, o presidente havia afirmado que acataria "prontamente" a decisão do advogado-geral, Luís Inácio Adams. A AGU já havia apresentado parecer favorável à permanência de Battisti.

Ao decidir pela concessão, Lula arrisca ferir o tratado de extradição do Brasil com a Itália, o que poderia levar até a pedido de impeachment.

Yeda não pára de inaugurar obras prontas. Domingo viajará para os EUA

Yeda Crusius só vai parar neste sábado, as 9h30m, quando discursar e entregar o cargo ao sucessor. No dia seguinte, domingo, ela embarcará para Miami, onde reunirá a família (o filho mora na Califórnia, sob neve intensa esta semana).

. Além de Yeda, viajarão Tarsila, os dois filhos e Carlos Crusius.

. A família também irá à Europa.

. É a primeira vez que Yeda viaja ao exterior em dois anos, já que não quis afastar-se do governo para não passar o cargo.

. Nesta quinta-feira, a governadora fiscalizou a duplicação da estrada que liga Cassino à Praia do Cassino. A rodovia está praticamente pronta, mas faltam detalhes. É por isto que não foi inaugurada. Yeda também entregou duas novas obras rodoviárias, a RS-332, Arvorezinha/Soledade, e outra na RS-647, em Aceguá.

Saiba por que as empresas atrasaram tanto seus pagamentos em novembro.

Foi inesperado e muito grande o crescimento do índice de inadimplência das empresas em novembro, comparado com outubro: 10,5%. 

. Trata-se do pior número desde 2006.

. No ano, a inadimplência acusa queda de 5,9%.

. A Serasa Experian, que divulgou os números nesta quarta-feira, avisou que o crescimento foi pontual.

Clique na imagem acima para examinar a análise completa. 

Tutikian vai tocar o Projeto Cais Mauá na prefeitura de Porto Alegre

Edemar Tutikian, atual diretor da Caixa RS, o homem que tocou para o governo estadual o projeto Cais Mauá, aquilo que será o gaúcho Puerto Madero, continuará fazendo a interface pública com o empreendimento, agora na prefeitura de Porto Alegre.

. A partir do dia 2, toda a condução pública do projeto estará nas mãos da prefeitura, porque o grupo empreendedor espanhol Bertin, terá que apresentar seu projeto final para aprovação das secretarias do Planejamento e Obras. Como se sabe, no dia 23, Yeda homologou o arrendamento da área de 181 mil m2 do cais do porto, que vai da Usina do Gasômetro até a Rodoviária.

- O empreendimento todo, incluídas obras públicas, hotel Hyatt, shopping, casas noturnas, bares e restaurantes, além de lojas, exigirá investimentos de US$ 500 milhões. Tudo estará pronto para entrega antes da Copa de 2014.

Araújo é padrinho político de Mendes Júnior junto ao governo de Dilma

O deputado Mendes Ribeiro Filho foi rifado na sua tentativa de emplacar o ministério da Justiça, mas continua empenhado em servir ao governo de Dilma Roussef, agora na condição de líder do governo na Câmara.

. Mendes Filho tem contado com o apoio de bom padrinho político, o ex-deputado e ex-marido de Dilma, Carlos Araújo. Ambos foram contemporâneos na Assembléia e jogavam de mão. Araújo é um homem claramente de esquerda, mas até seus adversários demonstram respeito por sua coerência política e pessoal.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Veja desta semana, intitulada "Uma constelação sem brilho". Trata-se de uma análise do ministério escolhido por Dilma Roussef. Nele não existem nomes de expressão nacional, mas a presença de figuras menores que prometem muita confusão. Saiba quem são eles.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de Mailson da Nóbrega em Veja desta semana, intitulado “Uma ex-comunista na Presidência”. A análise também vale para Araújo.

Partidos gaúchos da base de Dilma não conseguiram emplacar seus ministeriáveis

Foi desastrosa a participação dos gaúchos nas negociações que resultaram na formação do novo ministério, pela ordem:

1) O PT bancou Olívio Dutra e Guilherme Cassel e não levou.

2) O PMDB bancou Mendes Filho e não levou.

3) O PSB bancou Beto Albuquerque e não levou.

4) O PCdoB bancou Manuela D’Ávila e não levou.

. Até a Fiergs, que bancou o sr. Paulo Tigre, não levou.

Quem não apoiar Fortunatti, ficará fora do governo

Em março de 2012, nove meses antes das eleições, os Partidos da base aliada que não apoiarem a reeleição do prefeito José Fortunatti, serão convidados a sair do governo.

- A informação acima não partiu do prefeito, mas o editor sabe que a partir da semana que vem, o prefeito reunirá lideranças de cada Partido da base aliada. O primeiro encontro será com o PP, no restaurante Copacabana.

Arapongagem na Casa Militar: promotor de Canoas volta a atacar

Ao revelar novas investigações sobre a contravenção em Canoas, o promotor Amilcar Macedo pode ter encontrado o que não achou no caso do sargento Rodrigues.

. O promotor voltou a mexer no abelheiro da Brigada Militar.

- Desde setembro, Amilcar Macedo investiga o caso de arapongagem na Casa Militar. Ele promoveu um espetáculo midiático sem precedentes no Palácio Piratini, beneficiando a oposição e produzindo perdas políticas e eleitorais enormes para a governadora Yeda Crusius, já que levantou suspeitas de que a Casa Militar fazia espionagem política e o sargento Rodrigues fazia captação ilegal de recursos para os tucanos, acusações que nunca provou e nem provará.

As 11h, no Twitcam, o editor falará sobre o invencível Puerto Madero de Porto Alegre

As 11h, o editor fará seu comentário no Twitcam, desta vez sobre a irreversibilidade do projeto Cais Mauá, o Puerto Madero de Porto Alegre, que exigirá investimentos de US$ 500 milhões.

. Em seguida, o comentário irá para esta página, aí ao lado, acima.

CLIQUE em http://twitcam.com/38ryi Use o chat da página para interagir on line.

Posse de Tarso será as 8h30m. Tarso ainda completa equipe.

Será dia 1º, 8h30m, a posse do novo governador gaúcho, Tarso Genro. Antes do ato, Tarso e Yeda ouvirão a Banda da Brigada Militar.

. A Ospa não foi convidada e desta vez não vai tocar.

. Tarso pediu a posse para as 8h30m, porque depois quer voar para Brasília e participar do ato de posse de Dilma Roussef. Dilma, que estava em Porto Alegre desde o Natal, voltou nesta terça para Brasília.

- Tarso ainda não fechou toda a equipe de governo. Só nesta terça, por exemplo, definiu o nome do novo presidente da Corsan. Será Arnaldo Dutra, da DS (fração neotrotskista liderada por Raul Pont).

Salários dos vereadores de Porto Alegre foram para r$ 14,8 mil nesta quarta

A Câmara de Porto Alegre reajustou de R$ 8,4 mil para R$ 14,8 mil o salário dos vereadores. O prefeito vai ganhar R$ 22,2 mil.

Supermercados venderam menos em novembro, mas no ano crescimento será de 4,5%

Nesta terça-feira a tarde, o superintendente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Tiaraju Pires, adiantou o que espera das vendas deste ano:

- Algo como 4,5% de acréscimo.

. Em novembro, conforme números fechados ontem, as vendas dos supermercados caíram 5,2% sobre outubro, mas no ano elas ainda estão 4,33% maiores. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

- Eis a análise da Abras: “O faturamento do setor cresce ininterruptamente há três anos. Isso mostra que mais gente, principalmente das classes D e E, está entrando no mercado de consumo. Sem dúvida nenhuma, o mercado interno brasileiro mostra-se cada vez mais competitivo. Esperamos que 2011 mantenha essa tendência.

CLIQUE AQUI para examinar todas as tabelas elaboradas pela Abras. O editor recomenda a consulta.

Bourbon Wallig abrirá em 2011

O novo Bourbon, o Bourbon Wallig, Porto Alegre,  abrirá as portas em 2011. Os shoppings Bourbon são do grupo Zaffari.

CDL confirma sociedade na Boa Vista, empresa nacional que disputará mercado com Serasa Experien

Finalmente a CDL de Porto Alegre confirmou sua participação na Boa Vista Serviços, empresa que será gerida pelo Fundo de Investimentos TMG Capital.


. A Boa Vista passou a concorrer com a multinacional Serasa Experien. O SPC será nacional e a administração será feita pela Boa Vista.

CDL de Porto Alegre diz que vendas foram 8,64% maiores em dezembro. Previsão para 2011 prevê desaquecimento.

Depois de contabilizados os números sobre as vendas de Natal em Porto Alegre, o presidente da CDL, Vilson Noer, confirmou nesta terça-feira o que já tinha adiantado ao editor:


- Elas foram 10,4% maiores. No mês, o avanço foi de 8,64%.

. Os números foram encontrados no cotejo com os dados dos mesmos períodos do ano passado.

. A CDL espera vendas menores para 2011, em sintonia com números igualmente menores para o crescimento do PIB (7,5% para 4% no RS).

. A inadimplência média no Rio Grande do Sul em novembro é de 11,4% para compras com até 180 dias de atraso. Mais mulheres do que homens estão com a ficha suja: homens representam 39,13% do total contra 60,87% de mulheres. Destaque para jovens entre 20 e 29 anos.

A empresa de administração de listas (disparos pela Internet), Dinamize, já está na Nilo Peçanha

Já opera na nova sede, na avenida Nilo Peçanha 1201, a empresa gaúcha de administração de listas, Dinamize. O editor visitou a Dinamize nesta terça-feira.

. A empresa administra a lista de 300 mil leitores cadastrados da sua newsletter diária. É ela quem dispara o envio por banda larga e gerencia todo o tráfego, os cadastramentos e descadastramentos, além da extração de relatórios.

Site: www.dinamize.com.br

Tarso Genro avisa que vai se endividar e perseguir modelo econômico atrasado no RS

Um governo que antes mesmo de assumir já anuncia que tomará empréstimos para investir em setores atrasados,  mostra a que veio: ele quer aumentar despesa. Não tem sustentação econômica e nem política  a a ação e a retórica já ultrapassadas de "acabar com as desigualdades regionais. O mundo que progrede,  investe pesado em setores industriais dinâmicos e na agroindústria, inclusive de base florestal, de alto valor agregado.

. A  linha programática perseguida pelo novo governador do PT no seu anúncio de que deseja endividar-se, é uma cópia do projeto do Partido Socialista francês das últimas eleições - instâncias deliberativas, democracia comunitária, participação em todos os níveis, conselho deliberativo no topo, além de algumas ações irrealistas , como a de fazer a carne gaúcha competir com a argentina e a texana no mercado internacional, ganhando nichos de mercado. Esta conversa só funciona para quem nunca comeu um chorizo argentino ou um steak texano.

. Os novos assessores do sr. Tarso Genro, entre os quais o empresário Mauro Knijnik, ex-secretário da Fazenda do ex-governador Amaral de Souza, da Arena, amigo pessoal do editor (Amaral), revelam que o novo governo não  tem a minima clareza sobre as estruturas matriciais das industriais gaúchas, que precisam de impulso rumo às qualificações tecnológicas . Ele não visualiza com clareza as revoluções tecnológicas das quais o RS poderia se beneficiar mais rapidamente. Sua visão esbarra nos méritos da indústria tradicional, que já deu o que tinha que dar.

- Nas entrevistas iniciais do novo governador do RS, apenas são consistentes suas aspirações “sociais” e “políticas”, como a intenção de ressuscitar o Orçamento Participativo e a volta do moribundo Fórum Social Mundial, criados quando Tarso Genro foi prefeito de Porto Alegre.

* Roberto Rosen, com copidescagem final do editor.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista de Tarso Genro. O editor marcou trechos relevantes. 

Provocado pelo editor, promotor de Canoas dá novo prazo para denunciar em juízo o caso da arapongagem no Piratini

Embora não tenha cumprido a última promessa de oferecer antes do Natal a denúncia completa em juízo, o promotor Amilcar Macedo, de Canoas, voltou nesta terça-feira a está “quase” pronta a ação penal contra o sargento Rodrigues.

. O editor cobrou prazos do dr. Macedo no seu comentário no Twitcam. O promotor respondeu indiretamente, através do seu Twitter. Veja os posts a seguir:


fernandokxavier
O Políbio Braga fazendo twitcam para falar do Promotor Amilcar Macedo foi demais.
amilcarmacedo
A despeito disso, a ação penal contra o Sargento está praticamente concluída e será ajuizada em em breve !!

Quem também veio em socorro do promotor foi o dr. Adão Paiani. É só ler os posts a seguir. Paiani sabe quem não existe video algum do cidadão (?) extorquido, entregando dinheiro, como chegou a ser noticiado pela RBS. Não existe. Nem com clareza de imagem de cinema. O que se espera é que a lista, além de Paiani, não venha a incluir também Luciana, Pedro Ruras, Magda Koenigkan, Lair Ferst e Paulo Feijó.

adaopaiani

1. Não que o Promotor Amilcar Macedo precise de alguém para corroborar seu trabalho, mas asseguro que provas ele tem... e muitas...
2. Tive acesso ao vídeo através de um cidadão igualmente extorquido pelo araponga de YRC et caterva...ele existe e é de boa qualidade..
3. A prova da extorsão do contraventor, em vídeo, também não deixa dúvidas...falo do que ví.
4. Quanto às provas da espionagem, a mando do Piratini, posso afirmar que existem. Ao menos uma parte delas está comigo.
5. Certamente, e justamente, uma das razões deve ser não aceitar ser pautado por quem quer que seja, mantendo independência ...Corretíssimo.
6. O Promotor Amilcar Macedo deve ter suas razões para ainda não haver apresentado a denúncia; mas certamente não é a falta de provas...about 3 hours ago via web
7. ...em Canoas, feita por um dos arapongas.about 3 hours ago via web
8. Jornalista questiona existência de provas na arapongagem feita na Casa Militar a mando do Governo do Estado e na extorsão de contraventor...about 3 hours ago via web


CLIQUE no site http://www.polibiobraga.com.br/ para ver e ouvir o comentário do editor, relembrando o escândalo e cobrando explicações. O material é desta terça-feira.

Perondi, presidente da FPS, apóia projeto de Fortunatti que cria Fundação do SUS

Eis o que disse ao editor o deputado Darcísio Perondi, presidente da Frente Parlamentar da Saúde, a respeito do projeto de criação da Fundação Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família, Imesfp, em Porto Alegre:


- O projeto e bom.: simplifica,da autonomia,torna a gestão ágil e não deixa de ser pública.

. O projeto do prefeito José Fortunatti, que será votado nesta quinta-feira, está sendo fustigado por sindicatos e ONGs corporativistas e empreguistas da área da saúde.

99,7% dos médicos formados em Cuba são reprovados em teste piloto aplicado pelo governo do Brasil

As “excelências” dos cursos de graduação médica de Cuba começaram a ser testados pelo governo brasileiro, porque no teste piloto deste ano apenas dois dos 628 médicos formados no exterior conseguiram passar. A imensa maioria é de alunos formados em Cuba e na Bolívia.


. 5 mil brasileiros graduaram-se em medicina no exterior.

. O teste piloto é requisito básico para profissionais graduados no exterior que querem exercer a medicina no País.

- O governo do PT, que simplesmente queria autorizar o exercício da profissão aos “cubanos”, só a muito custo aceitou tocar o teste piloto, mas agora pretende flexibilizá-lo. O Cremers e o Simers, no RS, são contra a mudança nas regras.

As 11h, no Twitcam: arapongagem no Piratini: o que impede o promotor Amilcar de apresentar sua denúncia em Juízo ?

Veja o video e ouça o áudio do comentário ao vivo do editor, as 11h, sobre o amarrado desenrolar das investigações do promotor Amilcar Macedo, de Canoas, que já prometeu várias vezes e não apresenta sua denúncia formal em Juízo.

. Clique em http://twitcam.com/383kc

. Em seguida o comentário diário irá para a capa desta págin a, logo aí acima, à direita.

Leandro&Stormer e www.polibiobraga.com.br fecham parceria para comercializar 9 DVDs para ensinar a investir na Bolsa

- O editor fechou uma parceria com a empresa brasileira Leandro&Stormer para que os leitores desta página obtenham 80% de bônus sobre o valor do produto a seguir, desde que utilize o desconto em créditos para cursos pela internet em 2011, o primeiro dos quais ocorrerá dia 13 em São Paulo, com transmissão via Internet para todo o País. Em 2011, a Leandro & Stormer realizará 60 treinamentos. O editor conferiu pessoalmente todos os dados e recomenda.

A Leandro& Stormer lançou neste Natal um Box com 9 DVDs + Guias de Estudos, contendo apresentações em workshops e seminários sobre mercados de ações e opções.

. É material para iniciantes e pessoal com conhecimento mais avançado. São DVDs para estudo e aperfeiçoamento de traders.

. O kit inclui um exemplar do l.ivro “A Cabala do Dinheiro”, do rabino Nilton Bonder.

. Este material todo tem edição limitada a 100 exemplares. É edição limitada e exclusiva.

. Eis os títulos dos cursos contemplados nos DVDs: Operações de Swing-Trade/ Utilizando a sazonalidade para selecionar setores interessantes/ Como criar, avaliar e validar o seu sistema operacional/ Por que 2010 pode marcar um fundo de mercado/ Gerencie uma carteira com o sistema de participações relativas e opções/ Sistema de trade semi-adaptativo/ Os melhores setups de day trade/ Trading as a business/ Como selecionar as melhores empresas para investir.

* Mais informes: (51) 3073.6200, (11) 2178.0000 ou WWW.leandrostormer.com.br

Reação da oposição, TCE, MPE e Justiça, além de falta de apoio da sociedade, leva Yeda a acabar com PPPs no RS

Yeda fez dois movimentos políticos diferentes ao acabar com todos os projetos que tinha conduzido na área de PPPs, alguns dos quais custaram quatro anos de esforços: 1) obriga Tarso Genro a começar tudo de novo, caso queira tocar a Estrada do Progresso e os presídios de Canoas, pelo menos, assumindo todos os ônus (o enfrentamento com a vanguarda do atraso) e bônus (a realização de obras necessárias e para as quais o Estado simplesmente não tem dinheiro) sozinho. 2) livra-se de fuzilaria retórica do novo governo do PT, que não terá como cobrá-la por qualquer vírgula mal colocada no programa de PPPs. O caso do Cais Mauá não é de PPP.

A governadora Yeda Crusius decidiu, na tarde desta segunda-feira (27), revogar todas as licitações relativas às Parcerias Público-Privadas (PPPs) que se encontram em andamento no Estado do Rio Grande do Sul. Isto enviolve: 1) construção e gestão do Complexo Prisional da Região Metropolitana, em Canoas. 2)  edital de licitação para a exploração mediante concessão patrocinada do Sistema Rodoviário ERS-010 - Rodovia do Progresso. 3) os projetos de irrigação da bacia do Rio Santa Maria. 3) aneamento da bacia do Rio Gravataí. 4)  recuperação e modernização dos prédios públicos no Rio Grande do Sul, em particular o Centro Administrativo Fernando Ferrari.


. A justificativa dfe Yeda: "A instabilidade jurídica que vem sendo criada em torno da instituição das PPPs fez com que tomássemos essa decisão, em nome do interesse público".

Lula gastou por ano, com propaganda, tanto quanto dois meses de arrecadação do ICMS de um Estado como o RS

O governo Lula termina o governo endeusado por boa parte da mídia brasileira, beneficiada como nunca neste País, já que a propaganda lulo-petista consumiu R$ 17 bilhões no decorrer de oito anos. Só em publicidade foram R$ 9,2 bilhões - R$ 1,2 bilhão por ano, 15 vezes mais do que o governo gaúcho gasta por ano, incluído o Banrisul, que sozinho representa 70% de tudo.

. A reportagem da Folha, assinada por Fernando Rodrigues, expõe gráficos de gastos em jornais, rádios, TVs e "outros", com ênfase para a Internet. Quando o governo lulo-petista começou, 182 municípios recebiam verbas de propaganda, número que foi para 2.733.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem e examinar os gráficos.

Artigo - Nunca, antes, um governo deixou um rastro de corrupção tão maldito

O governo do PT que se esvai sob foguetório dentro de apenas 5 dias, deixará um legado coberto de mistificações e corrupção generalizada como rastro maldito, sob os acordes de declarações cada vez mais megalômanas do presidente Luís Inácio Lula da Silva. É sobre este assunto que escreve nesta segunda o ex-ministro Paulo Brossard, num artigo que Zero Hora intitula "Nunca antes", referência a declarações que Lula replica de modo insuportável. Conta Brossard: "Lula se autoconcedeu o diploma de haveer realizado o maior e melhor governo do Brasil em todos os tempos". E lista em seguida o que significa este "governo realizador e eficaz": 1) 120 navios fundeiam nas costas de Santos ao mesmo tempo, porque falta tudo no porto. 2) o escândalo do complexo do alemão, território autônomo que só agora, oito anos depois, é reincorporado ao território nacional, e isto porque seus governantes desafiaram Brasília. Tem mais. Vale a pena ler.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo.

Governo gaúcho gastou R$ 1,7 bi (110% da soma do ICMS, IPVA e do total arrecadado) só para salários de dezembro

A arrecadação do ICMS em dezembro irá a R$ 1,6 bilhão, fechando o ano em R$ 17,9 bilhões, quase R$ 900 milhões acima do total previsto no orçamento e 18,5% nominais sobre a arrecadação de 2009.

. Apesar do bom desempenho do ICMS, as despesas ficarão R$ 656,5 milhões acima da receita do mês, já que o governo pagou dois salários em apenas 30 dias (salário do mês e 13o). O secretário Ricardo Englert mandou dizer ao editor que a diferença não comprometeu as finanças do ano. Conheça o valor das Folhas:

- Folha do mês, R$ 938 milhões.
- 13o salário, R$ 804 milhões

. O governo gaúcho é uma fábrica de tomar dinheiro dos contribuintes para pagar salários de 300 mil servidores públicos ativos e inativos (1 ativo para cada 1 inativo).

PARCELAMENTO

O chamado programa Ajustar, frepfresengtou uma arrecadação extra de R$ 2,6 bilhões, R$ 694 milhões dos quais a vista.

Balanço do Banrisul só sairá em fevereiro. Números de dezembro ainda não fecharam.

- A nova diretoria do Banrisul está praticamente definida: Túlio Zamin, presidente; Flávio Lammel, PDT, vice; Emílio Gazzana e Bolivar Moura, diretores. Os diretores dificilmente assumirá antes de março, porque seus nomes passarão pela Assembléia e pelo Banco Central. O atual presidente, Mateus Bandeira, sairá anmtes, no dia 12 de março. Até a posse de Zamin, o presidente será Rubens Bordini.

Não partiu da direção do Banrisul a informação de que o presidente Mateus Bandeira anunciaria o balanço de 2010 no dia 5 de janeiro. Na data, Mateus Bandeira pensa reunir alguns jornalistas e convidados para uma espécie de despedida, antes da sua viagem para Minas, dia 12, quando poderá falar reservadamente sobre números do banco. O balanço de verdade será apresentado em fevereiro e não será aberto antes de comunicação formal junto a CVM.

Prefeitura de Gravataí convoca Câmara, hoje, extraordinariamente, para ampliar Lixão Santa Tecla

Usando uma chicana jurídica de última hora, a prefeitura de Gravataí, do PT, conseguiu convocar extraordinariamente a Câmara de Vereadores para revogar lei de 2007 que proibiu a ampliação do Aerro Sanitário Santa Tecla, na verdade um fétido lixão metropolitano, já que abriga lixo também de Cachoeirinha e Alvorada, mas já recolheu lixo até mesmo de Porto Alegre. O lixão fica sobre o Aquífero Guarani.
. A prefeitura não conseguiu aprovar o projeto na sessão do dia 16, a Câmara entrou em recesso no dia 22 e agora foi convocada extraordinariamente, porque nesta segunda-feira os vereadores somente poderão votar a favor ou contra, mas terão que decidir. A Comissão de Justiça aprovou parecer contra o projeto, mas como a decisão não foi unânime (2 x 3), caberá ao plenário, esta tarde, decidir. Votaram contra o vereador Levy Lorenzo Mello, o dr. Levy, do PMDB, com quem o editor conversou, e Vail Correia, do PTB. O vereador Carlito Nicolaite, presidente do PT, votou a favor.

Aquecido como nunca, mercado gaúcho de imóveis vendeu 18% mais em 2010

Foram 18% maiores as vendas de imóveis novos e usados em 2010, segundo informou nesta segunda-feira o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Sindimóveis/RS), Sidney Fontoura Gomes.


. É taxa explosiva de vendas. O mercado está aquecidíssimo. As duas razões principais:

1) Para a baixa renda, o programa do governo federal, Minha Casa, Minha Vida

2) Para a classe média, medidas que agilizaram a atuação dos bancos, como a redução da taxa de juros, a ampliação do prazo de financiamento para até 30 anos e a flexibilização no processo de avaliação cadastral dos potenciais adquirentes.

. A forte valorização dos imóveis provocada pelo aquecimento da demanda trouxe ainda um outro fator que está ajudando a alavancar as vendas: o retorno dos investidores, que estão redirecionando para o setor parte de aplicações que antes estavam no mercado financeiro.

. Sidney Gomes mandou esta previsão para o editor, através do seu assessor de imprensa, Walter Todt:

- Espero crescimento entre 10% a 12% em 2011. O atual ciclo de expansão do setor deverá perdurar por mais 10 anos, pelo menos, devido à ascensão das classes C e D, que passam a demandar habitações mais condizentes dentro do universo do déficit de moradias brasileiro, superior a 7,0 milhões de unidades, conclui Gomes

O mitológico Guilherme Paulus abre hotel de R$ 28 milhões em Bento

Guilherme Paulus, o mitológico criador da CVC, que já vendeu, e também dono da companhia aérea Webjet, abriu na semana passada o seu mais novo hotel, o Viverone, em Bento. O investimento total foi a R$ 28 milhões.
. Paulus, dono da GHJP Hotéis & Resorts, já é dona do Serrano, Alpenhaus e Toscana, todos em Gramado.

O LEITOR CORRIGE
A verdade sobre os negócios de Guilherme Paulus


Primeiro: o Alpenhaus é alugado e o Toscana pertence ao Laghetto e não a CVC, que já o alugou por 12 meses, há 4 anos. O que ele tem agora, em Gramado, alem do também fantástico Serrano, é o St Andrews, um seis estrelas exclusivissimo. Segundo: o Guilherme não vendeu a CVC. É complicada a operação, mas, de forma simplificada: ele apenas acolheu como sócio majoritário, um fundo estrutural,  que o tornou sócio de uma empresa no estrangeiro, pois a CVC, de forma prática, mudou-se do país. Libertino Medeiros, Porto Alegre, RS.

Vendas de Natal foram 15,5% maiores. CDL faz balanço do ano nesta terça

.Será nesta terça-feira a coletiva de imprensa que fará a CDL de Porto Alegre para anunciar os resultados de 2010.

. A convocação é do presidente, Vilson Noer.

. Nesta segunda-feira, a Serasa Experien revelou dados que demonstram que as vendas do comércio lojista foram 15,5% entre 18 e 23 deste mês. Foi o Natal mais rico desde 2004. O número é semelhante ao que projetava a CDL de Porto Alegre.

Corporativismo da saúde critica projeto que cria Fundação SUS em Porto Alegre. Votação será dia 30.

Está confirmado para o dia 30 a votação do projeto de lei que cria a Fundação Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família, Imesfp, em Porto Alegre.

. O projeto é da prefeitura.

. A base aliada garante aprovação. No teste do dia 12, o prefeito conseguiu regime de urgência por 16 a 12.

. O Fórum de Entidades em Defesa do SUS lançou o blog Não à Fundação para boicotar o projeto.

- A proposta da prefeitura está sendo combatida pelos sindicatos e ONGs ligadas ao corporativismo da área da saúde, capitaneadas pelo Simers e Cremers. O prefeito José Fortunatti não quer empregar mais 500 profissionais, tornando perenes relações de trabalho que são custeadas por repasses federais (SUS) improváveis. Caso estes falhem, caberá ao contribuinte portoalegrense pagar eternamente os salários, penduricalhos, férias, licenças médicas, aposentadorias e pensões dos novos 500 funcionários públicos.

Saiba por que prefeitura não deve contratar 500 servidores públicos para cuidar do SUS em Porto Alegre

Está confirmado para o dia 30 a votação do projeto de lei que cria a Fundação Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família, Imesf, em Porto Alegre.


. O projeto é da prefeitura.

. A base aliada garante aprovação. No teste do dia 12, o prefeito conseguiu regime de urgência por 16 a 12.

. O Fórum de Entidades em Defesa do SUS lançou o blog Não à Fundação para boicotar o projeto.

- A proposta da prefeitura está sendo combatida pelos sindicatos e ONGs ligadas ao corporativismo da área da saúde, capitaneadas pelo Simers e Cremers. O prefeito José Fortunatti não quer empregar mais 500 profissionais, tornando perenes relações de trabalho que são custeadas por repasses federais (SUS) improváveis. Caso estes falhem, caberá ao contribuinte portoalegrense pagar eternamente os salários, penduricalhos, férias, licenças médicas, aposentadorias e pensões dos novos 500 funcionários públicos.

Nova alta de juros na China assusta e piora previsões globais de crescimento para 2011

As Bolsas abriram em queda livre nesta segunda-feira, inclusive a de São Paulo, como reflexo do inesperado aumento da taxa de juros na China. O Banco Popular da China anunciou no sábado o segundo aumento das taxas em dois meses. Elas subiram 0,25% novamente e foram para 5,81%.


. O mau humor das Bolsas está sendo pouco percebido, porque o “feriadão!” de fim de ano não desperta a atenção com a intensidade devida.

. “O problema todo está no indicativo de que a locomotiva chinesa passou claros sinais de que está desaquecendo e com isto desanimará o esforço americano, europeu e asiático por retomar o crescimento”, disse ao editor o ex-secretário gaúcho da Fazenda e consultor de empresas Aod Cunha. Aod passa as festas de final de ano em Garopaba, na casa da família, mas acompanha os mercados através do seu iPhone.

. Ao aumentar novamente os juros em período muito curto, as autoridades comunistas chinesas também confirmam as piores previsões dos especialistas. O próprio Aod Cunha já tinha avisado aqui neste espaço de que isto ocorreria.

. A China reconheceu no sábado de que sua inflação é maior do que se supunha e de que teria que adotar medidas recessivas para conter o crescimento econômico.

- O Brasil, que não terá como repetir o PIB deste ano (mais 7,3%), porque a base não será tão pequena como a de 2009 (menos 0,2%) e também porque suas contas públicas internas e o nível de transações correntes externas está abalado, enfrentará inesperados problemas diante do recuo de um dos seus maiores parceiros comerciais no mundo.

GM recebe nova área de 30 mil m2 e já deposita ali 400 carros importados

A chamada retroárea que a GM assumiu no porto de Rio Grande ficou pequena para acomodar os carros que importa.


. A GM pediu e levou área muito maior, de 30 mil m2, mas esta no entroncamento da BR-392, defrobnte ao portão 2 do porto.

- Neste final de semana, 400 carros Malibu e Captiva já foram para lá. Os automóveis são todos faturados e pagam imposto no Estado.

Entrevista - Saiba quais são as perspectivas do mercado de ações para 2011

ENTREVISTA

Saiba quais são as perspectivas do mercado de ações para 2011
Leandro Ruschel, diretor de Leandro&Stormer

Que futuro o investidor pode esperar para o mercado de ações ?
Isto é praticamente impossível, mas através da análise técnica dá para identificar cenários.

Não dá para prever nada ?
Dá, mas a perspectiva é de uma correção longa.

Por exemplo, falando em pontos da Bolsa de São Paulo ?
A idéia de correção lateral para 2011 é a mais provável.

Iríamos a quanto ?
Vejo um ponto de definição do mercado no topo histórico em 74 mil pontos.

O investidor pode sair comprando ?
Chamo especial atenção para a necessidade de saber operar também na ponta vendedora, caso o mercado confirme um cenário de correções para 2011.

Site: http://www.leandrostormer.com.br/

Artigo - Os (falsos) anos de Lula

Neste artigo de Flávio Tavares, a história do Mensalão e o ar aparvalhado de Lula, apanhado como o verdadeiro chefe da quadrilha, além de outras histórias lulo-petistas, povoam a análise dos oito anos deste governo que chega ao final envolto em muito séria mistificação, toda ela sustentada em cima de retórica falsa e R$ 10 bilhões invetidos em propagandaq, algo como 20 vezes mais do que Yeda investiu durante seus quatro anos de mandato. Flávio Tavares recolhe o depoimento insuspeito do suspeito Frei Betto, para desmascarar Lula e seu governo: "Com Lula, os mais pobres mereceram recursos anuais e R# 30 bilhões, os mais ricos, através do mercado financeiro, foram agraciados com R# 300 bilhões. O País continua sem reformas agrária, política e tfibutária. Emj qualidade de educação, o Brasil se comapra ao Zimbvábue, pelos índices da ONU".

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo que Tavares publicou em Zero Hora deste domingo.

Artigo - O morro agora é do Exército. No Morro do Alemão, o Pronasci, de Tarso, acabou.

O Pronasci inventado pelo então ministro da Justiça e futuro governador do RS, Tarso Genro, acaba de ser ignorado e sepultado pelo governador Sérgio Cabral e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que preferiram ignorar as UPPs e os Territórios da Paz, dois factóides preferidos do líder gaúcho do PT, porque no Rio a nova ordem acabar com o crime no Morro do Alemão tem que ser no pau. É o que revela com todas as letras o artigo a seguir de Clóvis Rossi, publicado na Folha deste domingo. Rossi não é o que se pode chamar de um anti-petista, porque volta e meia é considerado um filo-petista.

CLIQUE AQUI para ler.

O promtor é o mais novo ombudsman da RBS

O promotor de Canoas, Amilcar Macedo, que passado o Natal ainda não protocolou no Foro a denúncia (a enésima)que prometeu fazer contra o sargento Rodrigues (arapongagem na Casa Militar), parece ter se transformado no mais novo ombudsman da RBS. Há alguns dias, cabeças estreladas da RBS movem campanha para que promotores e procuradores votem em Macedo para a lísta tríplice de chefe do Ministério Público Estadual. Vale a pena ler esta edificante troca de mensagens:

Boa!!! RT @giovanigrizotti: Tô afim de fazer uma twitcam pra falar dos bastidores das reportagens de 2010. O que acham?about 1 hour ago via Echofon

amilcarmacedo amilcar macedo

No dia do Natal, dia 25, o editor já tinha registrado esta troca intrigante de mensagens do promotor investigador e do melhor repórter investigador do RBS, premiado volta e meia pelo Ministério Público Estadual e sempre requisitado pela Fundação Escola do MPE. Percebam o tom íntimo das mensagens, muito raras entre jornalistas e promotores de qualquer parte do globo terrestre, mas comum em Canoas e no RS:

giovanigrizotti

1. Pra quem não sabe, a Tânia Carvalho (@taniatv) tá de aniversário. A TV não seria a mesma sem ela. Tânia, vc é dimaaaaiiiisssss!about 1 hour ago via Echofon
2. @amilcarmacedo Tá evoluindo aquela história?about 1 hour ago via HootSuite in reply to amilcarmacedo
amilcarmacedo
1. @giovanigrizotti sim. E a do teu amigo também. Já falou comigo.26 minutes ago via Echofon in reply to giovanigrizotti
2. Teve gente q me criticou por usar tweeter RT @Cons_Juridico:Juiz usa internet p/ divulgar sentenças e prestar serviços:http://bit.ly/eP53M8about 1 hour ago via Echofon
3. RT Juiz usa internet para divulgar sentenças e prestar serviços: A Constituição determina, no inciso IX do artigo 9...http://bit.ly/eP53M8about 1 hour ago via Echofon

- O editor verificará o que dizem sobre a conversa, os Códigos de Ética da RBS e do Ministério Público Estadual.

Luciana Genro e Pedro Ruras admitem que eram falsas suas denúncias sobre gravações contra Yeda

Está tudo nos autos da ação civil 001/1.09.0085539-1, movida pelo empresário gaúcho Humberto Busnello, em andamento na 2a. Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre.
Busnello também move contra Luciana uma queixa-crime. Ela tentou adiar a audiência do dia 22, mas a juiza Fabiana Zaffari Lacerda não aceitou o pedido. Não há engano. A própria Zero Hora deste domingo confirma tudo. O jornal usou o mesmo raciocínio reverso utilizado por Luciana Genro e por Pedro Ruas na 2a. Vara Cível, na vã suposição de que os leitores só compreendem parágrafos inteiros se eles forem desenhados. Nunca se viu nada igual no Rio Grande do Sul. Trata-se do maior escândalo político do ano. Depois do governo Lula confessar que perseguiu Yeda e denunciou o projeto Duplica RS para impedir o sucesso dela na área, chegou a vez de Luciana Genro e Pedro Ruas confessarem em juízo que tudo que disseram contra o empresário Busnello, mas sobretuco contra  Yeda foi pura calúnia, difamação e injúria, já que nunca tiveram prova alguma e denunciasram que a urdidura aconteceu numa ação orquestrada dentro do Palacinho com o vice Paulo Feijó, um homem que segundo ele mesmo, o ex-deputado Cesar Busatto tentou comprá-lo, e que segundo Genro e Ruas, Lair Ferst, o "Fator Lair", tentou comprar. Veja os posts que o editor disponibilizou neste domingo no seu Twitter:


Esta farsa Feijo-Psol, desmascarada dia 16 por Luciana , é  coisa de ré confessa e partícipe do Eixo do Mal, conforme denunciei várias vezes, formada para mentir, denunciar e linchar politicamente Yeda e o seu governo, preparando o caminho para a eleição de Tarso Genro.

.Nem terminou o governo e farsa Da troika Feijo-Genro-Ruas mais Lair é dedmascarada por Lucuana juízo.  Eu sempre disse que Genro e Ruas mentiam sobre "áudios e imagens claras como filme de cinema. Ambos admitem, agora.

.Denuncias de Genro e Ruas, dia 16, 2a Vara Civel,  provam que Feijó transformou Palacinho no covil das armações contaa Yeda. Luciana tentou adiar a audiência, mas a juiza indeferiu a manobra. Ela responde a queixa-crime também.

 .Feijó, que abriu gravação privada com com Busato, não prendeu Lair ? Que autoridade admite receber dinheiro de delator confesso ? Todo mundo ofereceu dinheiro pra Feijó ? Que autoridade é essa que chegam tão fácil pra comprar ?

.Na 3a Vara Civel, 16/12, Luciana Gento denunciou que Lair ofereceu dinheiro para Feijó vender vídeos contra Yeda. Então, Luciana diz que Lair tentou corromper uma autoridade de tamanho status ? E fica por isto ? E o MPF e sua Operação Rodin ?

.É perturbador ZH de hoje, admitir que La Genro e Ruas mentiram sobre gravações para difamar Yeda. ZH reverberou tudo na época - como se fosse verdade. Era o "Fator Lair!", lembram ? E nem pede desculpas ? Que jornal é este que usa arapongas da Casa Militar e replica mentiras, fica sabendo delas e nãos e desculpa com os leitores ? Que lambança é esta ?

 E quem foi atrás desse estelionato eleitoral montado pelo Eixo do Mal, como se sente agora, quando fica sabendo de toda a verdade ? Que fazem Câmaras que não levam Ruas e Luciana ao Conselho de Ética ?

Morre aos 92 anos o advogado criminalista Lia Pires

O advogado criminalista Oswaldo de Lia Pires morreu neste domingo, em Porto Alegre, aos 92 anos, em função de complicações após uma cirurgia no Hospital Mãe de Deus. Lia Pires está sendo velado no Crematório São José e a cerimônia de cremação será nesta segunda-feirqa, às 14h.

Ex-presidente do Grupo Silvio Santos acusa vice por rombo

Principal executivo do Grupo Silvio Santos até o mês passado, Luiz Sandoval aponta, pela primeira vez, os nomes de dois supostos responsáveis pela fraude bilionária no Panamericano: o ex-vice-presidente financeiro Wilson Roberto de Aro e o contador Marco Antônio Pereira da Silva.

. Em entrevista exclusiva ao Estado, Sandoval conta que, quando o caso foi descoberto pelo Banco Central (BC), em setembro, o contador admitiu ter maquiado os balanços do banco para esconder um rombo de R$ 2,5 bilhões e disse ter agido a mando de Aro. Ao ser confrontado sobre a acusação, afirma Sandoval, o ex-vice admitiu ter dado a ordem "para salvar o banco".

Como e quando o sr. ficou sabendo da fraude?
Foi numa quinta-feira de setembro, dia 16. Tínhamos concluído a venda de uma participação do Panamericano para a Caixa (Econômica Federal) e levei o Silvio para conhecer a presidente da Caixa (Maria Fernanda Ramos Coelho) e o Márcio Percival Alves Pinto, que é vice-presidente. O Rafael Palladino, que era presidente do banco, estava desesperado para falar comigo.

Como ele explicou?
Diziaque não sabia. Falava coisas desconexas. Mandei chamar a diretoria. O diretor que conhecia mais banco ali era o Wilson de Aro, o financeiro. Eles vieram e começaram a me enrolar. ‘Isso aqui é decorrente de erros’, diziam. Como? Erro nesse valor? Aí usaram uma expressão que eu gravei: ‘Foi uma parametrização contábil.’ Eu sou administrador de empresas e advogado, mas parametrização contábil? Que é isso? Eles respondiam: ‘Você lança assim, lança assado’... Senti que estavam me enrolando. Pedi para chamar o contador, que eu não conhecia, o Marco Antônio (Pereira da Silva).

CLIQUE aqui para ler a entrevista do ex-presidente Luiz Sandoval, no jornal O Estado de S.Paulo deste domingo.

Cresce diferença entre salário público e privado na era Lula

Clipping
Folha de S.Paulo - 26 de dezembro de 2010

Os mesmos dados que mostram a queda do desemprego e o aumento da renda ao longo do governo do presidente Lula também apontam, ao serem decompostos, o aumento da desigualdade entre o emprego público e o trabalho no setor privado.

Segundo levantamento feito pela Folha a partir das pesquisas mensais de emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as diferenças começaram a se acentuar em 2006, ano em que a administração petista lançou o primeiro de dois pacotes de reajustes salariais generalizados para os funcionários do Poder Executivo. Governadores e prefeitos também aproveitaram os ganhos de receita para beneficiar o funcionalismo.

. Em valores corrigidos pela inflação, o rendimento médio mensal no setor privado, incluindo assalariados, autônomos e empregadores, era de R$ 1.173 em dezembro de 2002, às vésperas do início do governo Lula. De lá para cá, um aumento de 13% levou o valor a R$ 1.323 em novembro passado, pela pesquisa feita nas seis principais regiões metropolitanas -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Recife.

. No mesmo período, a renda no serviço público, formada basicamente por salários, teve expansão de 31% acima da inflação, passando de R$ 1.909 para R$ 2.494.

Brancos e negros têm acesso desigual ao SUS

Idealizado como sistema de atendimento universal, o SUS revela um pouco do abismo racial no país. Dados do Relatório das Desigualdades Raciais, estudo produzido pelo economista Marcelo Paixão, da UFRJ, mostram que brancos e negros têm acesso desigual à saúde pública.

. Entre mães de filhos brancos, 71% fizeram mais de 7 consultas pré-natais. No caso de mães de filhos pretos e pardos, o percentual cai para 42,6%. A incidência de tuberculose e hanseníase entre homens pretos e pardos é 45% maior que entre brancos.

. Beneficiários de 55,2% dos atendimentos do SUS, pretos e pardos se dizem mais insatisfeitos – embora, para esta população, normalmente mais pobre, o sistema tenha importância 19,5% maior do que a declarada pelos brancos. O relatório se baseia nos resultados do Pnad.

Brasil troca mercados latinos por países da UE

Clipping
Folha de S.Paulo - 25 de dezembro de 2010

A crise econômica se tornou uma oportunidade de investimento para as empresas brasileiras, que estão apostando cada vez mais nos mercados da Europa, enquanto os instáveis vizinhos sul-americanos perdem espaço. Portugal, França e Holanda, por exemplo, aparecem entre os cinco países que mais recebem investimentos brasileiros -excluindo os paraísos fiscais (como ilhas Cayman, que recebeu US$ 8 bilhões de janeiro a novembro deste ano), que não são o destino final do dinheiro.

. Aproveitando o mau momento da economia europeia para encontrar barganhas, o investimento na França nos 11 primeiros meses deste ano é 113.800% superior ao do mesmo período de 2006; em Portugal, 2,031% maior. Resultado: os cinco primeiros destinos europeus do investimento direto brasileiro receberam 16,9% do aporte total, ante 3,7% dos cinco maiores há quatro anos.

. Uma das que aproveitaram esse momento foi a Camargo Corrêa, que, no início do ano, se tornou a maior acionista da cimenteira portuguesa Cimpor, em um negócio de € 1,4 bilhão. Outro exemplo é a Lupatech, de válvulas industriais, que adquiriu, por € 12,5 milhões, 6,8% da espanhola Vicinay Marine.

. O mesmo movimento não se repete na América do Sul, com exceção do Chile, já que o investimento na região está em declínio, principalmente na Argentina (de 5,9% do total em 2006 para 1,7%). A instabilidade na América do Sul também é um fator. Empresas como Odebrecht, Braskem e EBX tiveram problemas com governos da região. Ele separa a região em duas partes. "Há países como Argentina, Equador, Bolívia, Venezuela, em que o investimento é arriscado, mas tem outros, como Chile e Peru, que têm estrutura para receber investimentos", diz André Sacconato, da consultoria Tendências.

EUA retiram embargo à carne processada brasileira

Após sete meses de embargo, as exportações de carne bovina brasileira termoprocessada para os Estados Unidos serão retomadas na próxima segunda-feira. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a autorização das vendas para o mercado norte-americano foi dada pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (Fsis, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

. No final de maio, detectou-se um lote de carne brasileira termoprocessada embarcado para os Estados Unidos com o vermífugo ivermectina acima do limite estabelecido, o que levou à suspensão das exportações para aquele mercado. Desde então, algumas missões brasileiras foram aos Estados Unidos para entender como era feita análise de resíduo do medicamento na carne, assim como missões americanas vieram ao Brasil para visitar frigoríficos e avaliar a auditoria feita pelas autoridades sanitárias nacionais.

Inflação foi maior este ano para os mais probres

Com a disparada do preço dos alimentos, a inflação este ano teve um peso maior no bolso dos brasileiros mais pobres, que gastam um terço do que ganham com comida. Até novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que se refere às famílias com renda de um a seis salários mínimos, variou 5,83%. O resultado foi influenciado pelos preços dos alimentos, que subiram 9,59% em média.

. Já o IPCA - índice usado no regime de metas do governo - acumula alta menor no ano, de 5,25%, assim como os alimentos: 8,95%. O alívio para os brasileiros de todas as faixas de renda, no entanto, não deverá chegar em 2011. Os preços internacionais dos alimentos estão próximos às máximas históricas, segundo a ONU.

Alencar recebe transfusão após nova hemorragia

O Hospital Sírio-Libanês divulgou nota no início da tarde de ontem na qual informa que o vice-presidente da República, José Alencar, internado desde quarta-feira, "voltou a apresentar sangramento no intestino, em quantidade moderada". De acordo com o comunicado, Alencar mantinha-se clinicamente estável e continuaria na UTI do hospital. Para enfrentar o quadro, Alencar recebeu transfusões de sangue. Passaria, mais tarde, por uma hemodiálise. O boletim de ontem foi subscrito pelo diretor técnico do hospital, Antônio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor clínico Paulo Ayroza Galvão.

Especialistas preveem faíscas entre EUA e Brasil

O Congresso americano que será inaugurado em janeiro promete novas disputas na discussão da política externa americana. E, ao que tudo indica, a América Latina estará sob holofotes mais fortes -e sob mais pressão. Republicanos que dominarão a Câmara dos Representantes levarão alguns de seus membros mais linha- -dura e conservadores para lideranças das comissões e subcomissões da área.

. Assim como sua vizinhança, o Brasil poderá receber um pouco mais de atenção do Congresso americano com a chegada de mais republicanos ao Capitólio. O país não é nem deve se tornar prioridade para os EUA no continente. Mas, se ganhar mais olhares, a tendência é de mais fricção.

Marco Maia usou verba indenizatória para autopromoção

Clipping
Jornal Folha de S.Paulo - 25 de dezembro de 2010


Nome do PT para disputar a presidência da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS) usou dinheiro público, do Ministério do Turismo, para se autopromover. Maia destinou R$ 230 mil do Orçamento da União para a Abetar, entidade de lobby da aviação aérea regional, com sede em São José dos Campos (SP), realizar um evento, em 2008, do qual foi o único político a participar e a principal estrela. 

. O presidente da Câmara foi ao evento apresentar o balanço da CPI do Apagão Aéreo, da qual foi relator. Além do Ministério do Turismo, o seminário foi bancado pela Embraer, sócia e colaboradora da Abetar. A empresa é a fabricante do jato Legacy que se chocou com um avião da Gol, em 2007, acidente investigado pela CPI relatada por Maia.

Administração do porto compra por R$ 36 milhões terminal da Cesa em Rio Grande

O Porto do Rio Grande passou a controlar o terminal portuário onde se localizam os armazéns e silos da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns) instalados na sua área. O governo avisou que quer oferecer melhores condições de segurança operacional aos produtores e exportadores gaúchos de arroz e trigo.


. O anúncio é desta sexta-feira.

. A Cesa não consegue sair da situação financeira que a asfixia há 20 anos.

. Uma empresa de engenharia especializada em avaliação patrimonial e de bens móveis foi contratada para definir o valor final da indenização, calculada em R$ 34 milhões de reai, R$ 6,3 milhões dos quais já foram pagos.

. A operação do terminal foi para a empresa serra Morena Commodities.O contrato é de 36 meses. A nova operadora comprometeu-se a instalar descarregadores de navios para operações de recebimento de arroz no terminal por barcaça e navios de grande porte. Ainda, a empresa estará colocando esteiras reversíveis para agilizar as operações e, promover instalação de sistema de pesagem para caminhões bi-trem e recepção em moegas ferroviárias.

Dicas do editor para a última semana do ano

Dicas do editor
para o últimlo final de semana

Vinhos
Rastros do Pampa, Estância Guatambu, Dom Pedrito (novíssima região produtora de vinho e uva do RS. O edigtor reservou belos Premium, Cabernet Sauvignobn, 2009, para a ceia de Natal regada a peru e pernil.
Site: http://www.estanciaguatambu.com.br/ E-mail: vkinhos@estanciaguatambu.com.br

Livro
O edtitor comprou na Livraria Cultura, nesta sexta, "O Paciente - O Caso Tancredo Neves", do jornalista Luis Mir, Cultura, 381 páginas, R$ 53,40 entregue em casa.

Música
CD Stória, Stória..., Mayra Andrade, cantora de Cabo Verde, R$ 24,90, também na Cultura.

Viagem curta
Gramado. Os espetáculos Nativitaten e Fábrica de Bonecos são imperdíveis neste final de semana. A cidade toda está em festa. Evite o Michel Temer, que ele está em Gramado. A 102 kms de Porto Alegre em boa estrada.

Cozinha gaúcha contemporânea
Sábado e domingo, meio dia e à noite, a melhor do RS, segundo Veja, Bah, BarraShoppingSul. A casa oferece 400 rótulos de vinho.

Morre Orestes Quércia, 72 anos. Alencar ainda resiste.

O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) morreu às 7h40 desta sexta-feira, aos 72 anos, vítima de um câncer na próstata. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de novembro.


Quércia desistiu de concorrer ao Senado nas eleições de outubro por causa da doença. Durante o período eleitoral, passou 36 dias internado. Teve alta no dia 6 de outubro, um mês após renunciar à candidatura para senador. No RS, Dilma Roussef disse que Quércia foi um expoente da resistência democráticas. O elogio soa inverossímel. O político paulsita foi considerada persona non grata pelo seu Partido, o PMDB do RS, porque era considerado um corrupto incorrigível.

-Quem também está nunma situação bastante crítica é o vice-presidente José Alencar, que demonstras uma inacrdeditável capacidade de resistência.Internado em São Paulo desde a última quarta-feira (22), o vice-presidente, José Alencar, voltou a apresentar hemorragia, mas continua com quadro estável, segundo boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (24).Alencar passou por uma cirurgia de emergência na quarta, mas não foi possível retirar um tumor que teria provocado a hemorragia intestinal. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde então.O vice recebe transfusões de sangue e deve passar por hemodiálise (filtragem do sangue por aparelho), segundo a equipe médica.

A mensagem de Natal é sobre a sustentação da luta pelas liberdades em 2011

O editor recebeu centenas de mensagens de Natal e agradece a todos.


As 11h, no Twitcam, na mensagem de Natal do editor, a ênfase foi  para a necessidade de manter acesa a defesa continuada das liberdades políticas e econômicas no Brasil em 2011.

. Veja aí ao lado, em áudio e video.

Algumas mensagens recebidas:

Esta independência credibiliza a informação que recebemos.Regis Feldmann, São Leopoldo, RS.

Sou um leitor assiduo e é raro o dia que deixo de ler sua newslletter ou acessar sua página na internet. João Carlos Bonzynski, Porto Alegre, RS.

É com enorme satisfação,que envio-te os sinceros votos de um feliz e abençoado NATAL e um
próspero e feliz Ano Novo! Carlos J.B.Machado - São José - S.C

Deus lhe abençoe em 2011, para que tenhamos mais e melhores informações e comentários. Feliz Natal. Alceu Duro Filho, Recife, PE

Contando com homens com tua índole, nosso país chegará lá. Claudio R.Morgental, Santa Maria-RS