Arapongagem no Piratini: 1) promotor agenda nova data para denúncia. 2) juiz proíbe revelações à imprensa.

- O editor vinha cobrando a denúncia há duas semanas e já contou que não está mais na função o juiz que autorizou a prisão do sargento Rodrigues, o espetáculo midiático protagonizado em plena campanha eleitoral pelo promotor Amilcar Macedo ("invasão" do Palácio Piratini e constrangimento da própria governadora Yeda Crusius) e a revelação de nomes, situações e suspeitas sobre o caso. O novo juiz da 3a. Vara Criminal de Canoas, Fernando Hennig, proibiu novas revelações, não aceitou o pedido de quebra de segredo de justiça e parece disposto a resistir às pressões públicas da promotoria para que faça isto.


Já tem nova data a entrega da denúncia dos acusados no caso da arapongagem na Casa Militar do governo do RS: dia 7 de janeiro, sexta-feira da semana que vem. O promotor disse para a RBS que pediu ao juiz do caso a quebra do segredo de justiça, mas o juiz não concordou. Ele avisou que pedirá de novo a quebra do sigilo.

. As primeiras revelações sobre a arapongagem, acabaram desencadeando uma crise interna dentro da própria RBS, que admitiu ter usado os serviços do sargento Rodrigues, cuja prisão foi pedida por Amilcar Macedo. Ao admitir a relação, a RBS acabou revelando que 18 mil senhas de acesso iguais às usadas pelo sargento estão em poder de vários órgãos de inteligência policiais, militares e do próprio MPE. Não se conhecem os nomes de jornalistas e autoridades que usam o sistema de Consultas Integradas.

. Em sucessivas entrevistas, o representante do MPE em Canoas levantou estas principais suspeitas:

1) recebimento de propina por parte do sargento, inclusive a existência de um video "claro como o cinema", mostrando dinheiro sendo entregue por um contraventor, o denunciante, conhecido como Português. O video foi periciado e nada revelou - mas não foi exibido até agora. As ligações do contraventor, inclusive de parentescos, são inquietantes e comprometem suas denúncias.

2) o dinheiro poderia ter sido usado para campanha eleitoral dos tucanos.

3) a Casa Militar teria sido usada para espionagem política. O dr. Macedo já informou que pelo menos uma deputada, Stela Farias, foi seguida por um sargento da Brigada, cujo nome, relações e revelações talvez venham a ser conhecidos na denúncia, que é improvável, porque as investigações chegariam até nomes que “não podem” aparecer.

8 comentários:

ChorbaMatrix disse...

Prezado Políbio!
.
Na famigerada OPERAÇÃO MATRIX a pirotecnia buscada pela PF e Banco foi IMENSA.
Hoje a verdade esta vindo a tona.
Conspiração, Pirotecnia, Promoções na PF e Banco.
No dia de hoje o Delegado que me prendeu foi novamente promovido para DG da PF.
.
Em muitos casos relatados pelo Senhor aconteceu situações muito parecidas.
.
A RBS e ZH nunca quiseram públicar a minha versão.
O Banco nunca quis me ouvir, meu patrão por mais de 28 anos na época.
TODOS ME pré-condenaram e me pré-julgaram.
As falhas, mentiras e conspiraçãO, TENHO PROVAS, posso falar pessoalmente.

Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
55.9623.6520

Anônimo disse...

O policial investigado tem direito a respeito; sequer foi denunciado, mesmo assim o promotor retirou suas garantias processuais e faltou com a consideração devida, abusando de sua autoridade.

Não esqueçamos a mensagem final do filme "O Advogado do Diabo", quando a personagem que corporifica o diabo, representada por Al Pacino, em sua última frase diz profeticamente: "Vaidade: com certeza é o meu pecado favorito".

Anônimo disse...

O MP não pode agir por conta própria quem acionou o MP se o denunciante desistiu da denúncia.Em entrevista o Dr.Amilcar confirmou que acionou o MP por conta própria.Disse:O "contraventor desistiu de oferecer a denúncia" mas através de um mandado de busca e apreensão pegamos o HD com a filmagem do SGT Rodrigues extorquindo dinheiro esta tudo muito claro na filmagem ele recebendo o dinheiro do contraventor.Porque não mostrou até hoje essa filmagem a filmagem da operação guajuviras o senhor mostrou na RBS e ganhou até prêmio.

Anônimo disse...

7 de janeiro e não 7 de setembro,acho que entendi e não li mal.Fazer o que....lá vamos nós esperar mais uma semana.

Anônimo disse...

O rato procura a saida.

Anônimo disse...

Polibio,
Este negocio de filmagem e fotos são complicadas, é dificil mostrar a verdade. Certa vez, fui a uma festa de casamento e tenho uma foto de um tal Adão, me disseram que era uma autoridade...Tenho quase certeza que é o Adão que anda falando por ai. O problema é que aqui em Canoas nos conhecemos o contraventor e várias pessoas participaram de seu casamento. Ter um foto participando no casamento do contraventor é crime?

Anônimo disse...

Polibio,
Devemos pensar em reduzir a máquina administrativa do MP: Se cada promotor pode fazer o papel de Gabinete de Comunicação Social,
Assessoria de Imagem Institucional;
Assessoria de Imprensa e Assessoria de Relações Públicas por que manter estas estruturas funcionando? Acredito que a sociedade deve ser informada dos fatos que ocorrem no dia-a-dia. Mas de forma estruturada e regrada. Se o MP não criou regras para este tipo de comportamento, então está mais do que na hora de agir.
Abraços,
Seu fiel leitor.

Anônimo disse...

Não entendo que o editor faça pressão com relação a apresentação da denuncia. Alguns aparecem defendendo o MP como se o editor estivesse colocando os prazos que não são cumpridos pelo Promotor Amilcar por conta própria. Alguns no Twiter falam> "não deixe o Polibio te pressionar,..quem sabe do prazo é o MP"; "Opromotor tem provas o suficiente..se não apresentou agora eh pq tem bons motivos". VAMOS ACORDAR GENTE!!! Lembrem de quem foi pra midia dar prazo foi o Promotor AMILCAR!!! E agora ele é "vitima" do editor. A inversão dos fatos tah ficando cada vez mais dificil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/