Artigo - Tensões na Bahia e no Rio remetem aos idos de março

- Na nota a seguir, o jornalista Carlos Brickmann dá sinais de que percebe algo de errado no cenário político deste início de ano. Ele parece preocupado com alguma coisa parecida com os idos de março, porque tem pescador pescando em águas turvas e já há vivandeira rondando os quartéis - por enquanto, os dos bombeiros e PMs.

Greve de policiais na Bahia e no Rio, articulações entre dirigentes sindicais da Polícia dos dois Estados, gravação que sugere vandalismo - como queimar duas carretas numa estrada, para paralisá-la. Nos Governos, duas pessoas que devem ser boas, simpáticas, agradáveis, mas que haja ou não problemas preferem viajar para o Exterior. O fluminense Sérgio Cabral, entre uma viagem e outra, fala grosso; e se falou, tá falado, não se preocupa em dar consequência ao que disse. O baiano Jaques Wagner nem fala grosso, e não pode: quando estava na oposição, apoiou greves iguais, como se uma tropa armada pudesse, na boa, ignorar o poder civil. E, mantida ou suspensa a greve, foi o que aconteceu na Bahia.

De volta para o passado? Não - ainda não. Não há insubordinação nas Forças Armadas, não há mobilização civil, ninguém sério pensa em derrubar o Governo. Não há hoje, no Exército, nenhuma liderança expressiva, exceto a do general Augusto Heleno, que já passou para a reserva (o que significa, entre os militares, a perda de boa parte da influência que pudesse ter tido). Não há mais a Guerra Fria, que anabolizava conflitos internos e lhes dava repercussão internacional.

Tudo bem? Também não: até 30 de março de 1964, o general Mourão Filho, que tomou a iniciativa de derrubar o Governo, só era conhecido por algo folclórico, a elaboração, quase 30 anos antes, do Plano Cohen, usado como justificativa por Getúlio Vargas para implantar a ditadura de 1937.

Se o gato está no telhado, é bom ir buscá-lo antes que haja um acidente.

CLIQUE na ilustração acima. Ali está Júlio Cesar, abatido no ano 44 aC nas escadarias do Senado de Roma.

15 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Uma coisa tem que ficar bem clara o RESPONSÁVEL por tudo isso é o sr ignacio que fez a medida provisória que deu origem a PEC
Sou contra greve de servidor pùblico,principalmente ARMADO.
Quem fez discurso em 2001 a favor da greve dos mesmos policiais foi o sr ignacio e o sr governador da Bahia.
Alguma duvida?
Entenderam petralhas e GAÚCHOS POLITIZADOS, os senhores não valem o ar que respiram,onde piusam não nasce mais grama.

Saudações

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Uma coisa tem que ficar bem clara o RESPONSÁVEL por tudo isso é o sr ignacio que fez a medida provisória que deu origem a PEC
Sou contra greve de servidor pùblico,principalmente ARMADO.
Quem fez discurso em 2001 a favor da greve dos mesmos policiais foi o sr ignacio e o sr governador da Bahia.
Alguma duvida?
Entenderam petralhas e GAÚCHOS POLITIZADOS, os senhores não valem o ar que respiram,onde piusam não nasce mais grama.

Saudações

Anônimo disse...

Policial arrisca a vida, ganha pouco e decide cruzar os braços em protesto. Terrorista italiano estoura a cabeça do adversário politico com um tiro em frente ao filho, colocou fogo na casa de outro matando duas crianças e foge para o Brasil. Qual deles é o bandido? A resposta certa o eleitor vai digitar nas urnas nas próximas eleições. Aguarde...

Anônimo disse...

Não esqueçamos que o General Dias foi desrespeitado em público pela presidenta e pelo wagner da Bahia.
Isto não passou e não passará em branco.
Outra: até os esquerdistas que conheço estão apreensivos com a atitude truculenta da presidenta.
E, os sindicatos sumiram?
E, a ministra dos direitos humanos sumiu? a atéia do rosário!

Anônimo disse...

Políbio Braga:
Tem pessoas importantes que estão dizendo: começou com a brigada militar e vai acabar com a imprensa livre.
Aonde estão os sindicatos: CUT; CGT; CEPERS; ONGS?
E, a ministra maria do rosário? Aquela dos direitos humanos?

Anônimo disse...

Não acredito que teremos outro 64, mas que algo tem que ser feito para frear a desordem institucional que estamos vivendo. Nosso judiciário é o caos, legislativo não serve para nada e o executivo federal está recheado de corruptos. Algo precisa ser feito !

Anônimo disse...

Políbio,

É bom colocar as "BARBAS DE MOLHO".
É MUITA MENTIRADA, DESCASO mesmo,com o trabalhador. O trabalhador hoje não é o de 15 anos atrás. Manipulado. Isso acabou. Se politizou e o PT nem viu.

Anônimo disse...

Está na hora de homens de verdade virarem a história deste pais, todo o homem que está acima dos 50 anos tem a obrigação de ir a rua pedir mudanças e se preciso pegar em armas, porque acima de 50 anos, esse já viveu bons momentos de respeito e sabe o que quer acima de tudo tem muito pouco a perder. edus

Anônimo disse...

Só que desta vez sem o povo e sem os States. Faz uma diferença e tanto.

Anônimo disse...

A PresidANTA falou que é contra a anistia.
E ela recebeu anistia.
Além disto como PresidANTA assinou no ano passado a anistia para os policiais e bombeiros punidos nos últimos 14 anos por crimes cometidos durante reinvidações salariais.
Estimulou que outros movimentos ocorressem.
Será culpa do FHC que não deu anistia no governo dele.

Daniel disse...

O tal jornaleiro, Carlos qq coisa, deve ser uma das viuvas da ditadura. E milico, sem apoio de Norte Americano, nao fede e nem cheira. Como la pela Casa Branca esta um Negrao, que a imprensa de la nao engole, assim como a daqui, que nao engole a Dilma, sera, neste momento, um puquinho didifcil da milicada fazer alguma coisa. Mas é obvio, pelo artigo do jornaleiro, que nao faltam viuvas do golpe. Devem gostar de lamber cuturno de soldado, cabo, sargento, etc.

Anônimo disse...

Daniel, vai comprar óculos com teu salário de CC. Barack Obama não é negro, é pardo, ele mesmo passou a se dizer pardo depois de ter vencido a eleição em 2008. Antes, se dizia negro.

E é melhor "lamber coturnos" do que ir para o paredón de fuzilamento de Cuba, ou ser obrigado a passar privações de comida, remédios, liberdade, de opinião e pensamento, como em Cuba e nas latrinas comunistas que vc tanto admira.

Vc poderia ir para lá e não voltar mais. Não faria falta alguma aqui.

Anônimo disse...

É Daniel segura atua cc, dentro de no maximo uma decada muda tudo e vcs alem de serem presos deverão devolver cada centavos roubados desta nação, não sou vidente le a história e verás que a cada 20 anos muda tudo tanto na politica como na economia. edus

Daniel disse...

Um caboclo que se autodenomina anonimo, ja é uma m... Imagina um anonimo que acredita que milico, ou qualquer outro golpista, serve para alguma coisa. Mas este tipo de pensamenteo, partindo de um anonimo, é aceitavel. Ate porque um caboclo que se esconde atras do anonimato, como todos sabemos, ou é inutil ou lambedor de cuturno. Mas estes anonimos, com certeza, podem transmitir para seus filhinhos estes ensinamentos. Quem sabe, um dia, o herdeiro nao se trasforme em outro imbecil que acredita que precisa de um DITADOR para encontrar o norte. Ou o sul, quem sabe?

Anônimo disse...

Daniel = caboclo favelado do RJ.

O BOPE vai te pegar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/