Artigo, José Serra - A era do oportunismo petista no Brasil

As últimas semanas trazem acontecimentos reveladores de um aspecto peculiar da "luta política" no Brasil, como a entendem o PT e o governo que ele lidera. Poderia ser resumido em dois conceitos: o relativismo como ideologia e a tática de recolher dividendos políticos sem se envolver diretamente, tirando, como se diz, a castanha do fogo com a mão do gato.
A moral da fábula do macaco esperto, que, faminto, mandava o bichano recolher as castanhas das brasas esteve visível nos sucessivos movimentos na USP. A chamada extrema esquerda desencadeou ações violentas e o petismo saiu a criticar a "falta de diálogo" e a "falta de democracia" que supostamente estariam na raiz dos distúrbios.
De olho no voto moderado, o PT não quer para si os ônus do radicalismo ultraminoritário, mas pretende sempre recolher os bônus de se apresentar como a solução ideal para evitar essa modalidade de movimento político. Como se, em algum lugar do mundo ou momento da História, o extremismo, de direita ou de esquerda, tivesse sido contido apenas com diálogo e negociação. É um discurso conveniente, pois se apresenta como alternativa "racional" de poder.
(....)
Vivemos uma era em que o oportunismo político do PT acabou ganhando o status de virtude. Perde-se qualquer referência universal ou moral de certo e errado e essa separação é substituída por outra. Se é o partido que faz, tudo será sempre correto - os fins justificam os meios, seja lá quais forem esses fins. Se é o adversário, tudo estará sempre errado, pois suas intenções sempre seriam viciosas. A política torna-se definitivamente amoral.
(...)
Não sou o único que pensa assim, mas sou um deles: política também se faz com princípios, programa e coerência. E disso não se pode abrir mão, no poder ou fora dele.
CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra. Ele foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira, página A2.

12 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim concordei em algo com o Serra.

Anônimo disse...

O PT criou um padrão para chegar ao poder, agora começa a pagar o preço de ter incentivado e alimentado o radicalismo. Vamos ver o que vai dar !

Daniel disse...

Este Sr esta vivo? Como é que um caboclo, que ja deveria estar em casa, cuidando dos netinhos (pois nem a tucanalha ta a fim de aturar o marido da Monica Aborteira...) continua tendo espaco na independente e imparcial midia tapuia? Alguem deveria avisar o Serra, poderia ser vc, Polibio, que ate seu "lugar tenente", o Kassab, rendeu-se aos "encantos" do Pai Lula.

Anônimo disse...

Agora já era, meu fio.

Anônimo disse...

A culpa do pt estar a nos roubar pertençe exclusivamente a incompetencia dos partidos de direita que nâo souberam administrar o país e entregaram a essa mafia. edus

Baiard disse...

devaneios de um perdedor

Aquiles disse...

E este Sr Serra, emasculado e sem combatividade que é, não poderia ter evitado toda esta bandalha caso tivesse entrado na disputa pra valer, pra rachar ao meio?

Anônimo disse...

eh a era da falta de vergonha na cara mesmo...

a politica do pais esta lastimável, praticamente inexiste...

eh só conchavos, acordos e arranjos feitos no submundo da politica, no esgoto mesmo...

do Bananao so resta ficar olhando e admirando os americanos exercerem a verdadeira democracia, dando um show de politica para o mundo com a disputa interna no partido republicano...

enquanto isso, os tucanos fazem sua convenção em um ginásio?

em um teatro?

em um estadio?

nao, fazem em um buffet!!!!

soooocoooorrooo!

Everton disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, Daniel, quando é que vais pra exposição de Dinossauros ??? Tua cabeça é do tempo deles KKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Já era hora de a oposição se manifestar sobre o que há de errado com o PT. Dizer que o PT é a direita de ontem seria ofender aos militares e ao governo de Fernando Henrique Cardoso. Melhor mesmo é mostrar que o PT só está assumindo a natureza autoritária e ditatorial que sempre constituiu o partido.

Anônimo disse...

DanielSauros Guascaniensis saurópodis.

Uma nova espécie de dino descoberta no RS pelo paleontologista Polibio Braga.

Anônimo disse...

Mas nem o PSDB quer mais o Serra, pq alguém vai querer ler o q escreve? O negócio é o senador playzinho, esse vai fazer carreira no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/