As últimas semanas trazem acontecimentos reveladores de um aspecto peculiar da "luta política" no Brasil, como a entendem o PT e o governo que ele lidera. Poderia ser resumido em dois conceitos: o relativismo como ideologia e a tática de recolher dividendos políticos sem se envolver diretamente, tirando, como se diz, a castanha do fogo com a mão do gato.
A moral da fábula do macaco esperto, que, faminto, mandava o bichano recolher as castanhas das brasas esteve visível nos sucessivos movimentos na USP. A chamada extrema esquerda desencadeou ações violentas e o petismo saiu a criticar a "falta de diálogo" e a "falta de democracia" que supostamente estariam na raiz dos distúrbios.
De olho no voto moderado, o PT não quer para si os ônus do radicalismo ultraminoritário, mas pretende sempre recolher os bônus de se apresentar como a solução ideal para evitar essa modalidade de movimento político. Como se, em algum lugar do mundo ou momento da História, o extremismo, de direita ou de esquerda, tivesse sido contido apenas com diálogo e negociação. É um discurso conveniente, pois se apresenta como alternativa "racional" de poder.
(....)
Vivemos uma era em que o oportunismo político do PT acabou ganhando o status de virtude. Perde-se qualquer referência universal ou moral de certo e errado e essa separação é substituída por outra. Se é o partido que faz, tudo será sempre correto - os fins justificam os meios, seja lá quais forem esses fins. Se é o adversário, tudo estará sempre errado, pois suas intenções sempre seriam viciosas. A política torna-se definitivamente amoral.
(...)
Não sou o único que pensa assim, mas sou um deles: política também se faz com princípios, programa e coerência. E disso não se pode abrir mão, no poder ou fora dele.
CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra. Ele foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira, página A2.
12 comentários:
Até que enfim concordei em algo com o Serra.
O PT criou um padrão para chegar ao poder, agora começa a pagar o preço de ter incentivado e alimentado o radicalismo. Vamos ver o que vai dar !
Este Sr esta vivo? Como é que um caboclo, que ja deveria estar em casa, cuidando dos netinhos (pois nem a tucanalha ta a fim de aturar o marido da Monica Aborteira...) continua tendo espaco na independente e imparcial midia tapuia? Alguem deveria avisar o Serra, poderia ser vc, Polibio, que ate seu "lugar tenente", o Kassab, rendeu-se aos "encantos" do Pai Lula.
Agora já era, meu fio.
A culpa do pt estar a nos roubar pertençe exclusivamente a incompetencia dos partidos de direita que nâo souberam administrar o país e entregaram a essa mafia. edus
devaneios de um perdedor
E este Sr Serra, emasculado e sem combatividade que é, não poderia ter evitado toda esta bandalha caso tivesse entrado na disputa pra valer, pra rachar ao meio?
eh a era da falta de vergonha na cara mesmo...
a politica do pais esta lastimável, praticamente inexiste...
eh só conchavos, acordos e arranjos feitos no submundo da politica, no esgoto mesmo...
do Bananao so resta ficar olhando e admirando os americanos exercerem a verdadeira democracia, dando um show de politica para o mundo com a disputa interna no partido republicano...
enquanto isso, os tucanos fazem sua convenção em um ginásio?
em um teatro?
em um estadio?
nao, fazem em um buffet!!!!
soooocoooorrooo!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, Daniel, quando é que vais pra exposição de Dinossauros ??? Tua cabeça é do tempo deles KKKKKKKKKKKKKKK
Já era hora de a oposição se manifestar sobre o que há de errado com o PT. Dizer que o PT é a direita de ontem seria ofender aos militares e ao governo de Fernando Henrique Cardoso. Melhor mesmo é mostrar que o PT só está assumindo a natureza autoritária e ditatorial que sempre constituiu o partido.
DanielSauros Guascaniensis saurópodis.
Uma nova espécie de dino descoberta no RS pelo paleontologista Polibio Braga.
Mas nem o PSDB quer mais o Serra, pq alguém vai querer ler o q escreve? O negócio é o senador playzinho, esse vai fazer carreira no Brasil.
Postar um comentário