Se for premiada com o monopólio, Corsan só dará saneamento universal aos gaúchos, dentro de 93 anos

Só uma manobra de última hora do deputado do PDT, dr. Bassegio, ao pedir vistas, impediu nesta quinta-feira a derrota da PEC 206/2011, a chamada PEC da Água, apresentada pelo deputado do PT, Luiz Fernando Schmidt.

. A PEC é uma proposta atrasada, reacionária e destinada a entregar para a Corsan o monopólio da água e do esgoto no RS, como reação ao avanço das prefeituras na direção da municipalização, privatização e PPP (Parceria Público Privada).

. O governo do PT alarmou-se com o êxito da privatização dos serviços de água e esgoto de Uruguaiana.

. A Corsan não atende 158 dos 496 municípios gaúchos.

. Pior ainda: investindo os R$ 131 milhões que consegue investir por ano, levará 93 anos para alcançar os R$ 12 bilhões previstos pelo ministério das Cidades, para que o Estado alcance a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgotos.

. Os números foram coletados pelo relator da PEC na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia, o deputado do PP, Mano Changes, com quem o editor conversou longamente. Ele apurou que 59% dos municípios gaúchos não contam com rede de esgoto e 85% deles não possuem tratamento algum.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto do estudo feito por Mano Changes. Os dados e a análise são primoroso

8 comentários:

Anônimo disse...

Luiz Fernando Schmidt é outro atraso de vida. Jesus do céu.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

O tema é bem petralha M....tratada ou natura.
Os PETRALHAS E GAÚCHOS POLITIZADOS não valem o ar que respiram,onde pisam não nasce mais grama.
Alguma duvida?
A história vai mostrar o quanto de atraso o RGS foi condenado, por acreditar em GAÚCHO POLITIZADO.

Anônimo disse...

quanta bobagem, o sr. não sabe o que fala. Até porque o Marco Regulatório do Saneamento de 2005 diz claramente que o município é o detentor da conceção. Com o sr. disse, 158 municípios têm outro tipo de serviço, então NÃO HÁ MONOPÓLIO. A privatização feita em Uruguaiana NÃO É UM ÊXITO. É só ler nos jornais licais as reclamações da população com um água de má qualidade, contas mais caras e péssimos serviços. E mais, a PEC não diz que não pode privatizar, sutenta que a água é UM BEM PÚBLICO e deve ter o controle do estado. Os investimentos para 2012 em saneamento para o RS passam de DOIS BILHÕES, bem acima do que os 131 milhões que o sr. diz.

Seja honesto, não engane as pessoas com informações inverídicas.

Mario Rangel

Anônimo disse...

Mário Rangel, vc deve ser um petralha defendendo a corsan. Vai á Cruz Alta, prá ver até onde o esgoto da corsan alcança. Somente em algumas ruas do centro de cruz alta tem rede de esgoto, o resto é fossa séptica.

Anônimo disse...

Políbio, releia seu post, o entendimento está contraditório.
Se a PEC era ruim, por que parece lamentar que a manobra do pedido de vistas impediu sua derrota na votação? Ou o que a solicitou manobrou junto ao pt?
Tá meio confuso...

Anônimo disse...

"Marco regulatório"???!!!
"Bem público de controle do Estado"???!!!!
Ahahahahahaha!!!
Essa conversinha não cola mais, Mário Pelego Rangel!
Hoje em dia qualquer guri de 5 anos já entendeu que estatais são patrimônio dos funcionários e dos políticos que as comandam (normalmente esquerdalhas). E é por isso que são corruptas, perdulárias e incompetentes.
E não é só a Corsan... Em Bagé a estatal DAEB, castiga a população com racionamentos a mais de uma década, fornece uma água tão ruim que o próprio DAEB aconselha os consumidores a fervê-la, esburaca as ruas e não arruma, o esgoto corre a ceu aberto em centenas de quilômetros de ruas nos bairros, e não recebe tratamento, arrecada rios de dinheiro com taxas ainda mais altas que as da Corsan e cobra por área construída e não pela quantidade de água consumida, uma roubalheira legalizada.
Água e esgotos são estratégicos para a esquerdalha e as corporações de funcionários públicos extorquirem os contribuintes.

Mario Rangel disse...

Pois é, sempre os mesmos chavões. petralha, esquerdopata, etc. No caso do saneamento, por exemplo, os "direitosos" se esquecem que, nos últimos nove anos, PMDB e PSDB são quem estavam na direção da CORSAN. Não fizeram nada de investimentos, ao contrário, sucatearam a empresa para causar repúdio da população e tornar fácil a entraga para a privatização.

No caso de Cruz Alta, os investimentos, agora, depois da desastrosa gestão PMDB/PSDB, são feitos, mas, na hora da população se ligar a rede de esgotos, não querem.

No caso de Bagé a questão é simples: não tem água. Uma cidade nascida longe de mananciais e sem água subterrânea. Acidade cresceu mas as fontes não. Queria ver a FOZ, tão propalada salvação do saneaamento que, em Urugauiana já está dando problemas, assumir Bagé. Eles não são loucos... eles querem é LUCRO.

Não defendo A ou B, defendo o saneamento público ou em parceria. Nunca como meio de obter lucros, o resto é ideologia barata.

Mario Rangel
Geografo

Anônimo disse...

A Corsan sempre se arvorou da condição de “autoridade e dona da água” e nunca admitiu uma vírgula de concorrência, antes mesmo da lei do saneamento básico, que confirmou os municípios como titulares dessa área. Já vimos muitas campanhas prepotentes e escabrosas, pelo Rio Grande a fora, com promotores, polícia e autoridades sanitárias, protagonizadas por ela para extermínio dos poços artesianos, e que continuam em andamento até hoje, sob pretextos visivelmente falsos de proteção da saúde pública e da prática de crimes ambientais. Certamente já deve estar em sua pauta como atacar quem utiliza água das chuvas. Na verdade o motivo mesmo sempre foi e é o de aumentar seus lucros. Agora que vem concorrência de outras empresas entram com essa ridícula PEC da água para lhe conferir blindagem, que, se não aprovada ou for julgada inconstitucional, pelo menos vai mostrar até onde as águas da Corsan irrigam. Ao invés desse tipo de esperneio, seria melhor que se estruturasse para enfrentar a nova situação, oferecendo um serviço melhor, pelo menos uma água tragável, a preços mais competitivos, isso sim faria um bem para ela própria e para a sociedade que passaria a apoiá-la. Agora, admira a tal da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia. Se cair lá um pedaço de jornal velho, será por ela aprovado plenamente. E, mais, prefeito que contratar a Corsan sem licitação deveria ser enquadrado em improbidade administrativa assim como é feito quando compra uma caixa de fósforos sem concorrência!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/