Opinião do leitor - TCE denuncia centenas de arapongas que usam o Sistema Guardião, mas não apresenta a lista dos "ilegais"

O texto abaixo é da Zero Hora e, segundo parecer do próprio TCE, COMETE-SE OU COMETIA-SE CRIME DE INVASÃO DE PRIVACIDADE, quanto dizem que pessoas alheias à Sec
retaria de Segurança tinham acesso ao sistema Guardião. Olha que absurdo dos absurdos. E tudo sem que Zero Hora fizesse uma só pergunta! Eu até sei por que: a RBS confessou que seus jornalistas usaram indevidamente o Sistema Guardião. Eles estão no meio. Sem que a OAB RS e nacional se manifeste! A OAB não tinha pedido a lista dos arapongas que usaram indevidamente o sistema ? Por que o TCE não apresenta a lista ? E o que impediu a Corte de checar em que pé estão as coisas neste governo ? Que Estado lamentável vivemos. Eu não sou jurista, mas pergunto: como é que pode ter havido investigações em um sistema “mãe Joana” desses? Esses processos, diante do parecer do Lorenzon, não podem ser extintos, diante de eivadas ilegalidades?

 Glauce Santoro, Canoas, RS.

TCE-RS determina correção de falhas no Sistema Guardião 
Problemas foram identificados durante inspeção realizada em 2010
O pleno do Tribunal de Contas (TCE-RS) determinou que a Secretaria de Segurança Pública do Estado adote medidas para sanar deficiências no Sistema de Consultas Integradas e no Sistema de Sinais Telefônicos, também conhecido como Sistema Guardião. A intenção é corrigir uma série de problemas observados durante inspeção realizada em 2010. Durante a vistoria, o TCE-RS detectou ausência de nomeação formal do Grupo Gestor de Tecnologia da Informação e de documentação nas etapasprojeto/desenvolvimento/manutenção dos sistemas. Também foi notado que usuários estranhos à Secretaria de Segurança acessam o sistema sem convênio formalmente estabelecido, além de órgãos externos cuja atividade não tem relação direta com a segurança pública. A auditoria ainda registrou que os backups do Sistema Guardião não estão armazenados em localização remota e não são criptografados.O relator do processo, conselheiro Algir Lorenzon, determinou que as medidas adotadas pelo TCE-RS sejam comunicadas ao governador do Estado, à Assembleia Legislativa e ao Ministério Público Estadual. A correção das falhas será analisada pelo TCE-RS na apreciação das próximas prestações de contas da Secretaria de Segurança.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tu acredita que eles vão dar os nomes de quem é da mesma classe social, jamais.

Os iguais se protegem, é tipo uma ordem secreta, eles sabem dos podres de cada um,e terão as brechas da lei.

Mas os do andar de baixo, com certeza o nome vem a publico,com os rigores da lei.

Tá ruim mas tá bom.

Antonio

Fabio Rods disse...

Enquanto existir este atual Sistema de Segurança Pública, estas notícias não serão novidade. O atual Sistema é anterior a CF88, não houve modificação na constituinte, por pressão dos militares! Nunca se perguntaram como algo tão importante como a Segurança Pública tenha somente um artigo na Constituição? E quando se fala em mudar isso quem grita contra? Sempre os mesmos...

Anônimo disse...

chamem o Dr. Amilcar Vaicedo.

Anônimo disse...

Vamos ver se entendi:estranhos à Secretaria de Segurança acessam o sistema sem convênio formalmente estabelecido, além de órgãos externos cuja atividade não tem relação direta com a segurança pública. A auditoria ainda registrou que os backups do Sistema Guardião não estão armazenados em localização. Isto é um caso para o tal promotor vaicedo. Ah claro que não... Os companheiros estão no poder.

Anônimo disse...

SOU ESTUDANTE DE DIREITO, TIVE MINHAS LIGAÇOES MONITORADAS, AS POLICIAS ESPALHARAM O CONTEÚDO NA MINHA FACULDADE, BAIRRO RESIDENCIAL, E TRABALHO, ME DESTRUIRAM, APANHEI, FUI MITIVO DE CHACOTA, MEU PAI INFARTOU E FALECEU, TIVE QUE SAIR DA FACULDADE UNA, PRECISAVA DE MUDAR DE BAIRRO, MAS TENHO QUE CUIDAR DE MINHA MÃE IDOSA, NEM TENHO GRANA PRA ISSO, ME DETONARAM, IDENIZAÇÃO NENHUMA PAGARÁ, GENTE MALDITA, O INFERNO É POUCO PARA VOCÊS .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/