A privataria petista: sendo coerente com a incoerência
Paira sobre todas as incoerências pronunciadas pelo PT uma regra de ouro: não se importe em ser incoerente, desde que o seja sempre. Em outras palavras: seja coerente, sempre, com suas incoerências.
Nos recentes leilões promovidos para conceder aeroportos à iniciativa privada, o PT fez (mais uma vez de milhões de vezes) algo que abominava: 'privatizou', utilizando o próprio jargão petista, o que era do Estado. Longe de mim criticar uma atitude que, na realidade, era uma das poucas alternativas razoáveis, sobretudo considerada a situação em que se encontram nossos aeroportos.
É simplesmente vergonhoso o serviço aeroportuário no Brasil, anos-luz de qualquer padrão internacional de qualidade. E isso não tem nada a ver com a Copa do Mundo ou as Olimpíadas: há quanto tempo convivemos com apagões de todo tipo, reformas que não terminam - ou até mesmo que não começam -, acidentes aéreos de proporções enormes e tantos outros que não chegam a ganhar as notícias, filas na alfândega ao entrar no país, reposicionamento de aeronave a todo tempo; e a lista inteira nem caberia aqui. Nossos aeroportos são o retrato da barbárie: aposto que qualquer rodoviária, com a estrutura precária que possuem e as rodovias lastimáveis porque trafegam os ônibus, tem índices de partida e chegada no horário muito mais altos do que nossos pobres aeroportos.
Com a privatização dos aeroportos - sim, concordo, a palavra correta é concessão... mas não era o PT que sempre chamou toda concessão de privatização quando era oposição? - há uma esperança de que a situação mude. Dos aeroportos, lógico. Já a mentalidade por trás do discurso do PT, essa não muda nunca. Ao tentar afastar a todo custo, desesperadamente, o termo "privatização" dos leilões realizados pelo governo federal nesta semana, o partido só confirma ser coerente com suas incoerências: tem vergonha do que faz certo e não tem vergonha do que faz errado.
Marcel van Hattem
Mestrando em Ciência Política - Leiden University, Holanda.
10 comentários:
Políbio, os mujahedins do PT postam em todos os blogs comentários comparando o leilão dos aeroportos com a privatização da Vale. O problema é que ao vender o cérebro ao ParTido, estes coitados perderam a capacidade de fazer contas. Segundo eles a Vale foi vendida por "apenas" 5,6 bilhões de Rais (US 3,3 bi) contra os 24,5 bilhões de Reais dos aeroportos petistas! O que eles não tiveram capacidade de calcular, é que no caso dos aeroportos, o BNDES entrou com 80%, ficando apenas 4.9 bilhões de dinheiro novo! 19,6 era dinheiro nosso para bancar a festa!!!
A politicagem é uma coisa podre, cheia de gente mal intencionada:
O PT mudou e privatizou (concedeu à iniciativa privada) três aeroportos. Aí a turma do DEM e PSDB que sempre foi a favor, agora critica a decisão do PT. Lamentavelmente, bons economistas, formadores de opinião entram nesta baixaria
A politicagem é que estraga tudo : o PSDB agora, apoia a iniciativa ou, faz como sempre fez o PT, dá um pau só porque é oposição ? Coerência, para que serve isso ?
Alguem avise ao Marcel, que a Pres Dilma nao durmira, apos ler os comentariozinhos do mesmo.
Quando a Vale foi privatizada o governo ficou com 12 ações denominadas de "Golden Share". Com essas ações o governo pode vetar uma série de ações da CVRD, tais como mudança no objetivo social, encerramento das atividades e outras questões relevantes. O valor da Vale foi baixo, na época, em primeiro lugar porque o mercado não comprava minérios tanto quanto hoje e ninguém imaginava a explosão no preço do ferro. Em segundo lugar, porque as reservas minerais nunca foram propriedade da Vale, mas sempre foram e continuarão sendo do país. Assim, é lógico que quem comprou a Vale não comprou as riquezas do país, comprou uma empresa que na época nem era tão boa assim pois só tinha permissão para minerar no país. A administração privada da Vale deu produtividade a exploração mineral, proporcionou ao país bilhões de reais em tributos. Só petista para criticar as concessões ou "privataria tucana". De longe, a venda da Vale foi mais inteligente, pois o governo manteve o controle das questões estratégicas da empresa sem o ônus dos acionistas quanto a prejuízos e aportes para aumento de capital.
Luiz, não se trata de politicagem, o que se espera é um mínimo de coerência de alguém que sempre demonizou a palavra privatizar... A ação de Dilma ao efetuar a concessão(privatização)dos aeroportos é extremamente correta, o que é absurdo e politicagem é querer demonizar outros governos que privatizaram por que realmente é o correto mas dizer que "venderam" o país aos estrangeiros e ao capital e afirmar que jamais fariam isto...
Leia mais e entenda corretamente o que se discute ao invés de pagar mico por ter uma mente ideologizada e retrógrada, bem ao estilo PT et Caterva !
Luiz, o PT não mudou é nada... O que o PT descobriu é que governar um país não é feito só de bravatas e contos de fada !!!!
sem falar nas estradas federais..
nao houve "concessões" também nessa area?
acho que sim, hein....
alias, "concessões" para que a empresa cobre um preço de pedagio bem baratinho, que permita a eles fingirem que tomam conta das estradas e ao governo fingir que agora nao ha mais problemas...
KKKKKKK, Daniel, tu é uma piada pronta mesmo... "durmira" KKKKKKKKKKKK, é DORMIRÁ, Petralha burro
"PRIVATALHA"
PRIVATARIA PETRALHA
PRIVATALHA É O NOME ADEQUADO
Postar um comentário