STF não afastará Cunha do cargo de presidente da Câmara

O jornal Folha de S. Paulo informa hoje que o presidente do STF, Ricardo Lewandowsky, já avisou ao governo que a Corte não afastará do cargo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

5 comentários:

AHT disse...

Crônica: “Caos versus Jumenta, Corredores do Poder e Democracia”

Dois parlamentares, um petista e outro peessedebista, amigos desde a USP, se esbarraram num dos corredores do Congresso Nacional e engrenaram uma conversa. O petista comentou que acabara de ler um livro sobre o Lula, tendo um episódio lhe provocado uma reflexão sobre a luzente trajetória de Lula para o país.

O tucano perguntou, “Que fato significativo foi esse?”

Era a pergunta esperada pelo petista, que rememorou o episódio recém lido:

“Certo dia, quando Lula ainda tinha 3 anos de idade, foi com o seu irmão Ziza até a casa de Custódio, compadre da mãe deles, para buscar leite.
Chegando lá, Lula começou a brincar com a criançada, quando notou uma jumenta amamentando o filhote. Serelepe, foi correndo acariciar o jumentinho. A jumenta enfureceu, avançou e abocanhou o Lula pela barriga, aprisionando-o. A criançada gritou e, num piscar de olhos o Custódio chegou e se jogou contra a jumenta, tentando libertar o Lula dos dentes do animal. E nada da jumenta soltar o Lula. Então, Custódio pegou a peixeira e começou a cutucar e sangrar a jumenta no pescoço.
Custódio conseguiu livrar o Lula daquela enrascada, que poderia redundar em tragédia”.
E o petista concluiu, “Quando se é um predestinado, sempre surgirá alguém preparado para livra-lo do perigo. Concorda, meu estimado amigo?”

O tucano tentou articular a resposta sem causar polêmica, mas criticando a atual crise política, econômica e social:

“Sim, concordo. Mas, longe de ser uma provocação ao respeitável histórico e importância do Lula... por favor, entenda-me...
Segundo a Teoria do Caos, uma mudança muito pequena nas condições iniciais de uma situação leva a efeitos imprevisíveis. Então, é possível que o evento ‘sangrar a jumenta no pescoço’ possa ter provocado efeitos indesejáveis, não apenas para os antagônicos ao PT, mas... diante dessa grave crise, cujos efeitos a curto, médio e longo prazos deveras preocupantes para todas as classes sociais...”

– e, subitamente, foi interrompido.

Um cidadão que visitava o Congresso Nacional e ouviu aquela conversa, interrompeu a fala do tucano e, em voz alta, “Por favor, senhores! Um minutinho de atenção?”. E já foi desabafando:

Pô!!! Pelo que acabei de ouvir dos senhores, não posso perder esta rara oportunidade. Para começar... Até quando Ordem e Progresso será apenas uma abreviação de um lema escrito em nossa bandeira?
Caramba!!! Nesta Casa e nos dois importantes prédios vizinhos de Praça, perderam a noção de quem são aqueles que assumem riscos, suam a camisa e produzem as riquezas do país, e obrigados a pagar escorchantes impostos e taxas, mais a estúpida e impiedosa burocracia? Quem sustenta mordomias mil para muitos mamando nas Tetas da Nação?
Tem mais! Parem de incluir intencionais brechas nas Leis, em função de interesses nada lícitos!
E as aprovações de Medidas Provisórias com enxertos se colar, colou, objetivando remediar efeitos resultantes da imprevidência, incompetência, negligência, decisões absurdas e até esquisitos interesses de terceiros e alguns do governo?
E a recente e passiva aceitação de uma decisão judicial interferindo no Legis...” – e, abruptamente, o cidadão encerrou seu inflamado discurso. Ele acabara de ser abordado por três agentes da polícia legislativa. Surpreendentemente, ao ser tocado em seu ombro direito e ouvir o que um agente lhe falou, ele calou-se e calmamente seguiu os agentes até um gabinete peemedebista, sendo recebido cordialmente por um assessor.

O tucano piscou para o petista, que entendeu o sinal e, falando baixinho, disse: “Pois é, companheiro... nessa, Mandacaru foi mais ligeiro que Ecu. Mandacaru vai bater um lero, doutrinar e ganhar esse elemento xereta...”. O petista e o tucano tiraram o sorriso do rosto e discretamente se despediram.

Concluindo, Na prática, se a Democracia é anêmica por desnutrição Ética e Moral, a Teoria do Caos é outra e não interfere no Jogo pelo Poder.

O Observador disse...

Pois, mais uma vez, esse "LavanTrotski"
perdeu a oportunidade de ficar calado...

Anônimo disse...

Claro que não, ele pode abrir a boca.

Anônimo disse...

Quanta esculhambação !!! Quéqui o Levandosqui tem qui vê cum isso ???

Anônimo disse...

Parabéns, para quem escreveu a crônica Caos versus Jumenta!
Pelo andar da carruagem na República da Banânia, fica difícil educar uma criança no Brasil, dizendo que se ela estudar e trabalhar com afinco será bem sucedida. Os exemplos mais claros não são estes do mundo político brasileiro e latino-americano.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/