FGV avalia que confiança do consumidor cresceu

CLIQUE AQUI para ler, também, "Cegueira e irresponsabilidade", editorial do Estadão sobre a perda de 1,5 milhão de demissões de trabalhadores formais, ano passado.

O consumidor está mais confiante frente ao mercado, diz pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. O índice cresceu 2,5 pontos em janeiro em comparação com dezembro  do ano passado. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou o mês em 67,9 pontos. O indicador, em dezembro havia cedido 0,2 pontos na comparação com novembro.

A economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, disse que a  boa notícia é que a confiança do consumidor parou de cair em setembro passado e vem ensaiando alguma melhora, embora com oscilações e na dependência de um quadro político e econômico instável. Ponderou ainda que “com avaliações ainda muito desfavoráveis sobre a situação presente da economia e expectativas bastante pessimistas em relação aos próximos meses, ainda é cedo para se falar em reversão consistente de tendência".

Na comparação de janeiro contra igual mês do ano passado, o ICC recuou 13,2 pontos. O índice, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), tem média histórica, que considera os últimos cinco anos, em 95,4 pontos.  Segundo a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais brasileiras, com entrevistas realizadas entre os dias 4 e 22 deste mês.

Um comentário:

Anônimo disse...

E so a oposição não atrapalhar e as coisas melhoram

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