Familiares de vítimas da Kiss buscam no exterior a justiça que não esperam no Brasil

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria – que completa, hoje, três anos –, decidiram recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA para que o Brasil seja responsabilizado por não punir envolvidos na tragédia, que matou 242 pessoas.

Eles alegam que o Estado, o município e o Ministério Público sabiam de irregularidades na casa noturna e permitiram que ela continuasse funcionando. Nenhum agente público, porém, está sendo responsabilizado pelo caso.

O MP já considerou que não há motivos para punir o promotor Ricardo Lozza, que atuou antes da tragédia em um inquérito relacionado ao funcionamento da boate. O prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer, nega desde sempre qualquer responsabilidade sobre o caso.

Na Justiça gaúcha, somente quatro pessoas respondem pelas mortes: os dois proprietários da casa noturna e os dois músicos da banda Gurizada Fandangueira que manusearam o artefato pirotécnico que provocou o incêndio.

13 comentários:

Anônimo disse...

Palhaçada, e os responsáveis pela fiscalização? Ou nunca foram fiscalizados? Esses funcionários públicos são até mais culpados que os próprios donos e o cara que usou o artefatos!

Anônimo disse...

Nem preciso ser gênio para adivinhar que tem gente grande metido por trás da bagunça.

Anônimo disse...

Na época até foi comentado que algum político seria o verdadeiro dono.

Mas as vezes fala-se demais e inverdades.

Zarathustra disse...

Justiçamentos à parte, como vão as ações cíveis, indenizatórias, das vítimas sobreviventes e dos parentes daqueles que faleceram?

Anônimo disse...

Depois de TRÊS ANOS sem justiça, eles não querem apenas a punição dos culpados, eles querem ser indenizados. E isso vai custar MUUUITO CARO.

Anônimo disse...

Existe muito protecionismo nos bombeiros. Eles é quem são TOTALMENTE culpados na história, pois detêm - ou, pelo menos, DEVERIAM deter - o conhecimento de causa e liberaram O PLANO SIMPLIFICADO para a boate Kiss quando sabida e claramente expresso no parágrafo único do art. 1 da Portaria 138/EMBM/2002 (http://www.cbm.rs.gov.br/?page_id=2351) era flagrantemente proibido para edificações com ocupação F-6 (casas noturnas, etc).

Anônimo disse...

Resultado todos os comércios e pequenas industrias devem ter PPCCI de europa e caro como na lua, por essa porcaria de vagabundos que morreram...

Anônimo disse...

A justiça brasileira não existe.
Só serve para pagar altíssimos salários para uma corja de incompetentes.
Eles só servem para proteger o PT.

Anônimo disse...

Pt saudações, nada presta nesta m de país,13 anos a deriva

Anônimo disse...

É isso mesmo por favor escancarem p/ o mundo todo as injustiças cometidas no Brasil.

Anônimo disse...

Os familiares vítimas dessa barbárie não precisam da Justiça tardia e corrupta. Busquem seus direitos e denunciem os crimes cometidos no Brasil.

RONDO disse...

Tem algo de podre e muito ideologismo nesta história.
Joel

Anônimo disse...

E a Lei Kiss de prevenção a incêndios, que está engavetada no Congresso, quando será aprovada?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/