A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado está pronta para votar o decreto legislativo que visa garantir o cumprimento do prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico para o começo do tratamento dos casos de câncer pelo SUS. O PDS 146/2014 anula dispositivo de uma portaria do Ministério da Saúde cujos termos podem alongar o tempo de espera para os pacientes.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a relatora do decreto, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC). A intenção é de que os pacientes com tumores detectados recebam o primeiro tratamento no SUS em um prazo de até 60 dias após o diagnóstico.
Atualmente, o Ministério da Saúde entende que os 60 dias devem ser contados a partir do registro do diagnóstico no prontuário, o que atrasa o processo.
6 comentários:
Os casos de câncer estão aumentando dia a dia. Nunca se imagina, a não ser que alguém tenha esta devastadora doença.
Familiar foi constatada com câncer, e como dever ser liberado consulta para oncologista pela prefeitura, estas também dependem de terceiros.
Mas sempre fomos bem atendidos, e conseguimos. E o atendimento não deixa a dever nada a algun outro pago.
José/Novo Hamburgo
Enquanto isto,lula e Dilma se tratam no sírio libanês. Este maldito disse estes tempos q o SUS era uma maravilha,se fosse maravilha ele se trataria no SUS ...verme asqueroso, mentiroso,sem vergonha
Tem milhares d doentes q esperam 6 meses p começar o tratamento sem falar q falta remédio e muitos tem q interromper o tratamento... Estão matando o povo,Dilma cortou verbas do SUS...roubaram a grana e agora mandam a conta p o povo
Deve fazer parte da política de saúde do Governo Federal. Talvez com a intenção amenizar o rombo na previdência. Enquanto isto o Ministro da saúde discute qual o melhor repelente para mosquito com os fabricantes. Lembrando que estamos a mais de 10 anos com o mosquito da dengue por ai e nada de ação definitiva é tomada. Nos EUA, Barack Obama, orientou sua equipe de saúde a acelerar os esforços nas pesquisas para desenvolver vacinas e tratamentos para conter o vírus Zika. Ações para o mesmo problema bem parecidos...
O PT destruiu e aparelhou tudo o que funcionava, mesmo que mal e porcamente, no Brasil (vide INCA, Instituto Butantã, ANVISA, e por aí vai)! Hoje, nada mais funciona. São os gafanhotos que, por onde passam, devastam tudo!
Só no Brasil que a burocracia determina o prazo para iniciar o tratamento de uma doença tão letal como câncer. Diagnóstico dado, paciente iniciando tratamento em 3 dias!
Postar um comentário