Sartori decide desmantelar a Cesa e três Fundações. O Banrisul criará estatais para Seguros e para Cartões.

A venda da Cesa, a extinção de três Fundações e a criação de duas novas emrpresas estatais, uma de cartões de crédito e uma seguradoras - farão parte do pacote de ajustes fiscais e reformas que o governo estadual gasúcho enviará amanhã a Assembléia.

Fundações - Extinções da FEPPS, Fundação Zoobotânica, responsável pelo Jardim Botânico e zoológico de Sapucaia do Sul, e FUNDERGS. As atividades dessas estruturas serão absorvidas pelas secretarias as quais estão vinculadas: Saúde (Fepps), Meio Ambiente (Fundação Zoobotânica) e Turismo, Esporte e Lazer (Fundergs). 

As informações vazaram depois da reunião de hoje entre o governador e deputados da base aliada.

O governo também fará propostas nas áreas de previdência, criando a previdência complementar, e de aposentadorias precoces.

A proposta de elevação dos índices para efeito de saques de depósitos judiciais não irá para a Assembléia.

O governo já avisou que virá com novos pacotes de ajustes e reformas.

Eis os 10 projetos:

1 — Adoção da previdência complementar, nos mesmos moldes da feita pelo governo federal.
2 — Proposta de Emenda à Constituição (PEC) removendo a necessidade de realização de plebiscito para extinguir a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa).
3, 4 e 5 — Extinção da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps); da Fundação Zoobotânica, responsável pelo Jardim Botânico e zoológico de Sapucaia do Sul; e da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs). As atividades dessas estruturas serão absorvidas pelas secretarias às quais estão vinculadas: Saúde (Fepps), Meio Ambiente (Fundação Zoobotânica) e Turismo, Esporte e Lazer (Fundergs).
6 — Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para desconstitucionalizar a regra do tempo de serviço dos militares. Depois, esse tema poderá ser modificado por meio de projeto de lei comum.
7 — Projeto que regulariza áreas de Cohab, impactando 30 mil pessoas.
8 — Criação de sistema de conciliação e mediação, para evitar que o Estado precise judicializar pequenas ações contra terceiros. É uma câmara de negociação.
9 — Modificações de processos tributários e administrativos na Secretaria da Fazenda. Irá mudar critérios para devedores de ICMS que recorrem das cobranças.

10 — Criação da subsidiária Banrisul Cartões

20 comentários:

Anônimo disse...

TACA-LHE PAU GRINGO!

Anônimo disse...

E VÃO PROPOR ELIMINAÇÃO DE SALÁRIO DE EX-GOVERNADOR, MAS SÓ VAI VALER DEPOIS DA SAÍDA DO SARTORI. QUER DIZER QUE ELE AINDA VAI GANHAR.

CONTA OUTRA, PRA NÓIS, QUE NÓIS MERECE MEMO.

Anônimo disse...

Poderia aproveitar e extinguir a EGR.
E de quebrar privatizar Corsan,Corag e todas que nào fazemparte das funcoes do estado.

Anônimo disse...

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) removendo a necessidade de realização de plebiscito para extinguir a Companhia Estadual de Silos e Armazéns CESA

Extinção da FEPPS, Fundação Zoobotânica, responsável pelo Jardim Botânico e zoológico de Sapucaia do Sul, e FUNDERGS. As atividades dessas estruturas serão absorvidas pelas secretarias as quais estão vinculadas: Saúde (Fepps), Meio Ambiente (Fundação Zoobotânica) e Turismo, Esporte e Lazer (Fundergs).

Anônimo disse...

Criar estatais?
PQP! Isto é andar na contra-mão da história. Venda o Banrisul e dedique-se à administração do Estado. Deixe esta função para a iniciativa privada.

Anônimo disse...

É pouco! Vamos esperar o próximo capítulo.

Anônimo disse...

É isso aí, ti critiquei pela lentidão, mas este é o caminho, você pode entrar para a historia, o terreno nunca esteve tao fértil para as mudanças, vá em frente que o povo ira ti apoiar.

Anônimo disse...

Não fechou a FDRH, cabidão de empregos, e localizada na Zona Nobre do Menino Deus, que não serve serviço útil a população, porque?

Anônimo disse...

È isso aí. Começou o serviço, mas é só o início, precisa mais! Quem é eleito com 70% é para para fazer o serviço.
Às pessoas que não entenderam a divisão do Banrisul, é porque vai vender depois estas subsidiárias que valem dinheiro,a exemplo da BR SEGURIDADE.

Anônimo disse...

FALTOU O IGTF!!

Anônimo disse...

Falta fechar / vdender a EGR, Corlac, Corag, Corsan, etc
Tudo cabide de empregos

Anônimo disse...

Já é um bom começo!

Anônimo disse...

Qual a explicação? Nomear 52 apadrinhados em plena crise.http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/08/em-meio-a-crise-governo-sartori-nomeia-52-cargos-em-comissao-de-uma

Anônimo disse...

O cartunista Augusto Bier registrou uma ocorrência policial na manhã desta quinta-feira (6) denunciando ter sofrido uma ameaça por conta de suas charges críticas ao governo de José Ivo Sartori (PMDB), governador do Rio Grande do Sul. Após o registro, Bier fez uma postagem em seu perfil no Facebook reiterando a denúncia.

Anônimo disse...

Não pode esquecer o IRGA que é outra inutilidade.

Anônimo disse...

Sartori tu esta frito se fechar estatais e autarquias,a gauchada,os mais politizados do Brasil,sao historicamente contra, tu estaras morto politicamente.

Anônimo disse...

Na FDRH fica algumas "amantes" de diretores e deputados, com o uso da "cota" deles !!

Roberto disse...

Que tal fechar TODAS as estatais?

Anônimo disse...

Acho que se vão extinguir as Fundações nós gaúchos deveríamos ter o direito de saber se realmente elas dão prejuízo. Já imaginou extinguir o que vai indo bem? É meus caros, abram então as caixas pretas, pois certamente eficiência é isso.

Unknown disse...

Pessoal antes de quererem que o governo feche o privatise todos os orgãos publicos primeiro tem que dar uma estudade nesses orgãos, pois nen todas as estatais dão prejuiso. Ex todas as estatais de economia mista não dependem do governo para pagarem seus funcionários pois são alto sustentaveis, muito pelo contrario, mandan dinheiro para o governo que não é muito pouco, a CORSAN que muitos querem que privatise se não estou enganado dichou 180 milhões de reais para o governo passado.
Outra coisa é os funcionarios das instituições de economia mista, eles são contratados em regime seletista, ou seja, quando se aposentam vão para o inss como qualquer trabalhador e respeita o teto de aposentadoria. É diferente dos estatutarios que quando se aposentam ficam no quadro do governo e com os mesmos salarios, ex policiais juises professores etc esses sim o governo carrega para o resto da vida.
As instituições de economia mista alem de darem lucro para o governo ainda em sua grande maioria detem riquesas do estado que quando passarem para a iniciativa privada essas riquesas vão junto, u grande ex é a VALE DO RIO DOCE que foi privatisada e hoje toda a riqyuesa do minerio de ferro vai para fora do pais, fasendo com que o guverno fique s´so com os impostos.
Tem é que pararem de robar e quem mais roba são os politicos pois para participar de uma licitação tem que ajudar na campanha politica dos candidatos do governo, portanto não é as instituições que tão errada e sim a nossa politica, não acho que por causa de meia duzia de corruptos o estado tem que se disfaser das suas riquesas, e se vende hoje amanhã vão tirar dinheiro de onde pois o BRITO fes essa mesma ladainha e vendeu a metade do estado e onde ta esse dinheiro pois o estado continua quebrado e sem a arrecadação dessas empresas que ele vendeu, que hoje se tivessem bem administrada poderiam estar dando muito lucro para a sociedade gaucha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/