Guaíba é a primeira cidade gaúcha a implantar alvará eletrônico. Lançamento será esta tarde.

Guaíba fica a meia hora de Porto Alegre. Ali, o  novo sistema pode reduzir de 180 para até 60 dias, o tempo de espera para  a abertura de empresas de risco, como postos de combustíveis.


A prefeitura de Guaíba lança oficialmente, nesta quinta-feira,6, às 15h, o iCadOnline, que é  o alvará eletrônico do município. O programa em operação desde outubro de 2014, é totalmente virtual e agora será integrado à Junta Comercial do Estado. A ferramenta foi desenvolvida pela Eicon Controles Inteligentes de Negócios, e a consultoria também será realizada pela empresa, que é líder no segmento tributário no país. A Junta utiliza  o sistema do Sebrae, e agora os dois foram interligados, com a possibilidade do cruzamento de dados empresariais.

Com o iCadOnline, toda a operação de consulta e registro de empresas fica mais rápida e sem burocracia. Para o secretário da Fazenda, Leandro Jardim, a agilidade do processo facilita o trabalho dos empresários e contadores.   "Através da integração com a Junta Comercial, a Prefeitura terá todas as informações das empresas do município e isso trará um incremento na arrecadação", disse Jardim.

O chefe do executivo municipal destacou que, de acordo com os técnicos que desenvolveram a ferramenta, o tempo para abrir uma empresa em Guaíba, deve diminuir consideravelmente. "Hoje a abertura de um posto de combustível, que é um dos segmentos mais complicados, demora em torno de 180 dias. Com o alvará eletrônico o tempo deve cair para 60 dias", salientou Henrique Tavares.

Ao acessar a web service e preencher o formulário, o programa encaminha, automaticamente, aos setores envolvidos no registro de uma  empresa. Também é possível  acompanhar o andamento do processo em todos os setores e saber o tempo de tramitação em cada um deles. Além das secretarias da Fazenda, Saúde, Meio Ambiente,com suas respectivas exigências, o programa também encaminha as solicitações de licenças aos Bombeiros. 

O prefeito de Guaíba disse que o programa é uma importante ferramenta de combate à sonegação fiscal. "Hoje tem empresas de Guaíba, cadastradas na Junta Comercial, que não têm registro no município. Isso é perda de receita", alertou Henrique Tavares.

Para conhecer o sistema acesse o site da Prefeitura  www.guaiba.rs.gov.br e clique em  iCadOnline- Empresa Fácil


- O lançamento do iCadOnline, ocorre nesta quinta-feira,4, a partir das 15h, no Auditório da Universidade Luterana do Brasil, Campus Guaíba, na BR116 , 5724

3 comentários:

Fagundes disse...

A Prefeitura de Porto Alegre recém a dois meses implantou a Nota Fiscal de Serviço eletrônica, enquanto a maioria dos municípios da RS já operam a mais ou menos dois anos. de repente o prefeito não consegue se modernizar, por que não chega nos locais por falta de viadutos prontos e pelos buracos da cidade.

Eduardo L Leal disse...

Excelente a matéria sobre o alvará eletrônico de Guaíba. Além de informativa,
transmite o interesse do gestor público municipal em facilitar a vida do em-
presário. Este,livre de entraves burocráticos, poderá se dedicar mais no seu
negócio, gerador de emprego, renda e, consequentemente, tributos.

EDUARDO L. LEAL _ P. ALEGRE/RS

Anônimo disse...

O alvará que Guaíba gostaria de conceder é de certa montadora que representa hoje 25% das exportações bahianas e gera mais de 10.000 empregos diretos (sendo 800 pra engenheiros)....mas Guaiba optou pela infâmia e incompetência petista!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/