Análise, Augusto de Franco - Por que a esquerda enveredou para o crime

O que está acontecendo com o PT não é um fenômeno isolado. Aconteceu com vários grupos da esquerda autocrática depois da queda do muro de Berlim. Sobretudo na América Latina, em que muitos dirigentes de organizações ditas revolucionárias enveredaram para o crime. 

Conheci vários desses militantes que viraram bandidos. Daniel Ortega, da Frente Sandinista, hoje presidente da Nicarágua, foi um deles. Me lembro como se fosse hoje. Ele foi convidado de honra no I Congresso do PT (que coordenei), no final de 1991. Chegando lá, no Hotel Pampa, em São Bernardo, Daniel pediu logo ao tesoureiro do PT à época, se não podia arranjar umas prostitutas. Esse Daniel e seu irmão Humberto, eram teleguiados de Fidel, que lhes passava pitos, aos berros. Reuniões decisivas para o futuro da chamada revolução sandinista foram realizadas em Havana, sob o comando de Fidel. E enquanto as bases petistas da Igreja idolatravam por aqui os sandinistas como expoentes de uma nova espiritualidade dos pobres, esses bandidos assaltavam patrimônio público (inclusive passavam para seus nomes propriedades imóveis) do Estado nicaraguense. 

O mesmo ocorreu com gente da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional de El Salvador, que também está no governo. Aconteceu com o Mir (e com o Mir Militar) chileno, com alguns Tupamaros, com as FARC colombianas e, é claro, com a nova leva de bolivarianos, que não tinham tanta tradição de esquerda, como Chávez, Maduro e Cabello (mas aí já estamos falando de delinquentes da pior espécie, que inclusive chefiam o narcotráfico na região) e como Rafael Correa e Evo Morales. Bem, para resumir, aconteceu com boa parte das organizações e pessoas que frequentam as reuniões do Foro de São Paulo (fundado, não por acaso, um ano depois da queda do muro - e eu estava presente na reunião de fundação, no Hotel Danúbio).

Não dando certo a revolução pela insurreição, pelo foquismo ou pela guerra popular prolongada, essa galera chegou à conclusão de que seria preciso fazer a revolução pela corrupção. Bastaria adotar a via eleitoral contra a democracia e depois assaltar o Estado para financiar um esquema de poder de longo prazo. O plano era simples: conquistar hegemonia sobre a sociedade a partir do Estado aparelhado pelo partido. O objetivo era claro: chegar ao governo pela via eleitoral, tomar o poder e nunca mais sair do governo. Para isso, entretanto, era necessário, além do tradicional caixa 2, fazer um caixa 3, encarregado de custear ações legais e ilegais, ostensivas e clandestinas, para controlar as instituições, comprar aliados, remover ou neutralizar obstáculos... 

Afinal, pensaram eles: as elites não fizeram sempre assim? Para jogar o jogo duro do poder não se pode ter escrúpulos. Foi essa a conclusão de Lula, Dirceu e dos dirigentes petistas que tomaram o mesmo caminho. É claro que, como ninguém é de ferro e como não se pode amarrar a boca do boi que debulha, alguma compensação em vida esses bravos revolucionários mereciam ter. E foi assim que enriqueceram, abriram contas secretas no exterior para guardar os frutos dos seus crimes, adquiriram bens móveis e imóveis em nome próprio ou de terceiros e foram levando a vida numa boa enquanto o paraíso comunista não chegasse.

O ano de 1989 foi decisivo para essa degeneração política e moral da esquerda. Mas o que aconteceu não foi um resultado do somatório de desvios individuais. Não! Eles viram que seria muito difícil conquistar o mundo e assumir o comando de seus próprios países, contrapondo um bloco a outro bloco. O bloco dito comunista se desfez. A União Soviética derreteu em 1991. Ruiu tudo. E agora? Bem, agora - pensaram eles - seria necessário ter uma nova estratégia. E eis que surgiu uma ideologia pervertida, baseada numa fusão escrota de maquiavelismo (realpolitik exacerbada) com gramscismo. Eles, como operadores políticos, conduziriam a realpolitik sem o menor pudor, enquanto que pediriam ajuda aos universitários para dar tratos à bola do gramscismo (e reproduzir mais militantes nas madrassas em que se transformaram as universidades). 

No Brasil, porém, parece que erraram no timing. Precisariam de mais uns três ou quatro anos para ter tudo dominado, dos tribunais superiores, passando pelo Congresso, pelo movimento sindical e pelos fundos de pensão, pelos (falsos) movimentos sociais que atuam como correias de transmissão do partido, pela academia colonizada, pelas ONGs que se transformaram em organizações neo-governamentais, por uma blogosfera suja financiada com dinheiro de estatais e por grandes empresas (com destaque para as empreiteiras, atraídas pela promessa de lucros incessantes quase eternos se estivessem aliadas a um sólido projeto de poder de longo prazo). 


Não deu tempo. O plano foi descoberto antes que as instituições fossem completamente degeneradas. E chegamos então a este agosto de 2015, ano em que alguns desses dirigentes vão começar a assistir, de seus camarotes na prisão, o desmoronamento do esquema maléfico que urdiram.

18 comentários:

Anônimo disse...

Ótima análise. Tem muita gente por aí tentando confundir a corrupção do enriquecimento ilícito, de um Maluf da vida, com a corrupção em prol de um projeto de poder internacional, como é a dos petralhas.

Emmanuel disse...

É extremada a indulgência do articulista em questão!
Na verdade, não há como dissociar a esquerda do crime: isso está no DNA do raciocínio que lhe é próprio, no sentido de que uns podem viver às custas dos outros, ou seja, é valido qualquer ato que dê suporte àqueles que supostamente defendem os "explorados". Não é preciso ser muito inteligente para perceber que é um artifício para apear uns e colocar os ditos cujos no lugar.
Da mesma forma, é preciso "matar" a inteligência, o poder de crítica e a liberdade de expressão, caso contrário o povão percebe o logro e se rebela .... ocorre que, quando o povo se rebela sem muito senso crítico, troca um por outro de igual naipe.... ahhh... Brasilzinho!
É uma ideologia criminosa que não se furta a qualquer meio para permanecer no poder.
Agora, convenhamos .... esses rótulos de "direita" e "esquerda" são extremamente oportunos para ambos, afinal, "se não estiver comigo, está contra mim ...", noutras palavras, intolerância com opiniões divergentes e incapacidade de viver com os que pensam de forma diferente. Quem discorda, examine a história e a pilha de cadáveres, no que, por óbvio, os comunistas são campeões.
Faces da mesma moeda, "esquerda" e "direita" - ainda que meros rótulos - são as inimigas do estado de Direito; inimigos da pátria e, por certo, não ilustram o cidadão comum, apenas e tão somente uma suposta elite ... supostamente inteligente que tem como exemplos de "intelectuais", pessoas que dizem "eu vou fazer uma meta... que seja aberta", "mulher sapiens", "mandioca brasileira".... Por aí se conhece o intelectual do grupo, imagine como são os parvos!

Anônimo disse...

Na minha opinião eles sempre foram ao mesmo tempo bandidos e vagabundos.Quando passaram a mao na grana, se atiraram nas cordas, perderam tempo e então surgiram os smartsphones e as redes sociais.
A tecnologia expõe todo mundo, quem nada deve, nada tem a temer.
A vaca foi pro brejo!

Anônimo disse...

Botou a palavra SOCIALISTA ou TRABALHADOR no meio de partido politico
está formada a MERDA e a ROUBALHEIRA. Botou sindicalista na politica
é a mesma coisa. O exemplo vivo é o Paim, que de produção agricola
ou industrial é um Zero a esquerda, só sabe de direitos, direitos e
direitos, DEVERES é uma palavra estranha no vocabulário desta figura. Criticar os ladrões petralhas do partido dele, ? NUNCA, isso é pecado mortal.

Anônimo disse...

POIS É,AGORA NÃO SE TEM MAIS DÚVIDAS...O PT FOI FUNDADO POR CRIMINOSOS MESMO,PESSOAS DE BAIXO CALÃO,COM AS PIORES INTENÇÕES...NÃO FOI FUNDADO PARA SER A TÁBUA DE SALVAÇÃO DOS TRABALHADORES,MAS USAR OS TRABALHADORES,OS ILETRADOS,IGNORANTES PARA CHEGAR AO PODER COM DISCURSO BARATO DE ESQUERDA...USANDO SEMPRE DISCURSOS CONTRA A DIREITA,FALANDO DA DITADURA,CRIANDO E SE ALIANDO A SINDICATOS QUE MAIS PARECEM SEDES DE CRIMINOSOS DISFARÇADOS,CHEGARAM AONDE ESTÃO HOJE,MAS NUNCA DEIXARAM DE SER O QUE SÃO: UMA GRANDE FACÇÃO CRIMINOSA.

Anônimo disse...

É fato incontestável: todo esquerdista é mentiroso; a maioria são ladrões; muitos deles, assassinos!!! Fazer o quê?!!

Anônimo disse...

Analise linda e brilhante de quem esteve na trincheira. Apenas faltou agradecer ao juiz Sergio Moro e sua equipe e a Policia Federal que consegue descobrir e desvendar todo o golpe.
Lauri jr

Anônimo disse...

Políbio,

Em 1980, como estudante da UFRGS, fui convidado para a reunião de Fundação do PT. Não fui.

O mesmo "barba e bolsa"(do convite) já havia deixado eu apanhar da polícia na famosas vinda do Videla para inaugurar a Praça Argentina. Obviamente os "barba e bolsa" já tinham fugido para o Restaurante Universitário e trancado a porta.

Em 1989, um prof.cassado(ex-sogro)detalhou todo o "plano" da Comissão da Verdade com as indenizações e revogação da lei de Anistia.

Em resumo:

- PTs não são confiáveis, pois te deixam na mão quando dá mer..;

- PTs gostam de dinheiro dos outros.

A história confirma!!!

JulioK

Anônimo disse...

Quantos otários não caíram neste canto de sereia dos comunas? No Brasil e Am. Latina em geral tiveram o apoio maciço do episcopado católico, capitaneados por Leonardo Boff e frei Beto e também, mediante propinas, de quase todos os partidos políticos, inclusive daqueles que eram oposição. Pervertendo a Igreja católica e os políticos em geral, o rebanho iria de atrás, sem contar o aparelhamento maciço das autarquias, como Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Forças Armadas, etc ... . Esses facínoras, capitaneados por Lulladrão e Zé Dirceu, autoproclamado herói do povo brasileiro, urdiram esta trama e por detalhe, operação Lava Jato, não conseguiram seu intento. O que eu fico pasmo de ver é que até agora a CNBB não teve uma manifestação condenando esta corrupção toda. Pelo contrário, ainda foi feita a defesa das "conquistas sociais" dos governos do PT. Igualmente, a maioria dos integrantes destas autarquias citadas, ainda fazem a defesa veemente destes governos corruptos, transferindo o ônus unicamente aos empreiteiros, mesmo ante todas as evidências. Sinceramente não entendo como alguém possa pensar assim. Os funcionários da Petrobrás, dos Correios e da Caixa Federal já tiveram seus fundos de pensão, saqueados por esta corja. Os do Banco do Brasil, também já sabem que a Previ embarcou numa canoa furada investindo na Sete Brasil, empresa formada pela Petrobrás e outras empreiteiras, para construir sondas para o pré-sal, mas mesmo assim continuam apoiando o PT. Sinceramente não sei que rumo o Brasil tomará daqui para a frente com a quase totalidade das lideranças políticas comprometidas com a corrupção. Intervenção militar - acho pouco provável, porque também, se não deram apoio, pelo menos foram coniventes com os governos do PT. Tolerar um comuna como Amorim no Ministério da Defesa de um país como o Brasil, deslustrou em muito as Forças Armadas. Estou muito apreensivo!

Anônimo disse...

Excelente artigo escrito por quem participou dos acontecimentos.

Excelente cometário do Sr Emmanuel Carlos.

Quem desejar pode ter mais subsídios sobre o falso dilema "esquerda-direita", no artigo deste link:
http://www.montfort.org.br/direitas-esquerdas-2/

Anônimo disse...

Os milicos sempre estiveram certos sobre estes celerados (Dirceu, Lula, Dilma et caterva).

Anônimo disse...

Matéria muito clara e lucida. Lastima que a massa ignorante não lê e os inocentes uteis ainda seguem com a mente fechada para as verdades. Não conseguem ver nem um palmo a frente do nariz!
A sorte do Brasil é que existem tantos aloprados e inconsequentes apenas beirando o limite da ignorância, guindados a posições de algum relevo em luta aberta por "poder pelo poder" ou ainda pior por maior fatia do botim que cedo ou tarde terminam botando os pés pelas mãos. Alias ainda bem que estes quadrupedes permitiram que esta "caca" toda viesse a tona.
O grande problema foi a falta de quadros, preparados e menos fanatizados.
Obrigado aos aloprados e aos gananciosos de sempre. Não fosse com a ajuda de vocês, jamais haveríamos pelas vias normais chegado ao ponto em que estamos.
Estamos chegando ao ponto de mostrar que a massa silenciosa já tem "massa critica" suficiente para derrubar de forma pacifica toda esta corja de ladrões e vagabundos. Pelo menos assim não será preciso derramar o sangue de inocentes.
Jorge

Anônimo disse...

Ótimo texto,deveria ser espalhado aos quatro ventos,assim como alguns comentários. Esse povinho ainda não se deu conta da gravidade do que a petezada fez. Conheço gente "esclarecida" que morre defendendo a bandidagem que comanda o País. Diga-se de passagem de que se trata de pessoas com uma confortável situação de vida. O que esse pessoal tem na cabeça?

Anônimo disse...

INGENUIDADE! Aqui não!

Vem este FDP dizer que os socialistas eram honestos antes. SOCIALISTAS, ou qualquer outra analogia que se quiser dar neste planeta, NUNCA foi e nunca será de anjos.

Quem é ou foi sando ligado a politica partidária na história humana?

ORA!

AUGUSTO DE FRANCO quer SALVAR sua IDEOLOGIA chamada de ESQUERDA.

Tudo é teoria, na prática somos todos desonestos inclusive este texto bostado de quem já participou do "Foro de São Paulo".

Pô Polibio! Estais se deixando enrolar pela esquerda?


Anônimo disse...

E tem outra coisa, Polibio, PT desde a sua fundação desvia dinheiro dos sindicatos para campanhas políticas.

Anônimo disse...

Aos que nunca acreditaram nessas pessoas, parabéns!
Aos que já acreditaram, meu caso, assumir o erro e trabalhar dobrado para consertar a cagada. Graças a Deus, a minha filha adolescente, alertada por mim, é radicalmente contra.

Anônimo disse...

Há uma frase de Olavo de Carvalho, que considero lapidar: Todo o político comunista é cínico e mentiroso, e aqueles que os admiram são, na mais caridosa das hipóteses, imbecis em estado de hipnose!

AF disse...

NOTA | Me afastei do PT no final de 1993. Portanto, há mais de 20 anos. Até aquela época não era muito visível a estratégia da "revolução pela corrupção" que descrevi no artigo republicado neste site, nem mesmo para vários dirigentes nacionais do PT que, como eu, não pertenciam à corrente majoritária de Lula e Dirceu. Mas desde aquela época não acredito mais em partidos. Augusto de Franco

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/