Dilma inaugura maior parque eólico (mais sistemas de transmissão) de R$ 2,1 bilhões, Rio Grande do Su, nesta sexta-feira

O maior empreendimento eólico do Rio Grande do Sul, o Parque Geribatu, pertencente à Eletrosul e FIP Rio Bravo Energia I, em Santa Vitória do Palmar, será inaugurado nesta sexta-feira, 15 horas, pela presidente Dilma Rousseff. Com 258 megawatts (MW) de capacidade instalada, produz energia suficiente para abastecer 1,5 milhão de habitantes. Junto de outros dois parques em implantação no extremo Sul - Chuí e Hermenegildo - forma o Complexo Eólico Campos Neutrais (583 MW) - o maior da América Latina. O início da operação do Parque Eólico Geribatu representa um acréscimo de mais de 30% na capacidade de geração eólica do Estado.

O sistema de transmissão que irá escoar a energia do parque eólico e integrar a zona Sul do Rio Grande do Sul ao Sistema Interligado Nacional (SIN) também será oficialmente entregue. São aproximadamente 470 quilômetros de linhas de extra-alta tensão (525 kV) e três novas subestações (Santa Vitória do Palmar, Marmeleiro e Povo Novo) - obras realizadas em parceria entre Eletrosul (51%) e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia (CEEE-GT). Serão entregues, ainda, outros 290 km de linhas de alta tensão (230 kV) e a Subestação Camaquã 3 - parceria entre Eletrosul (80%) e Copel (20%) -, que reforçam o sistema elétrico gaúcho.


Os investimentos no parque eólico e sistemas de transmissão associados somam R$ 2,1 bilhões. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Taí alguma coisa boa que o PT tem feito: desenvolver energias alternativas.

Anônimo disse...

Mas que baita PTRALHA as 18:32!

O PROINFA foi outra criação do FHC, vide LEI Nº 10.438, DE 26 DE ABRIL DE 2002.

Hoje é dinheiro desviado da PETROBRAS investido? Sim, vide:

http://www.portalabeeolica.org.br/index.php/associados.html

Antes de criticar este texto, faça o favor de ir até Pernambuco para ligar as máquinas movidas a vendo ao sistema de transmissão, seu trouxa!

Anônimo disse...

E a fábrica de aerogeradores que o petralha Tarso prometeu aqui para Guaiba, não vou nem dizer que ficou no papel, pois ficou somente no discurso pré eleitoral mesmo!

Anônimo disse...

ESCONDAM AS CARTEIRAS E SE ESCONDAM: A TERRORISTA VEM AQUI.

TEM CORRUPÇÃO NOS PARQUES EÓLICOS?
POR QUE O PT VEIO AQUI?

Anônimo disse...

amanhã seria um ótimo dia para um apagão nacional....

Anônimo disse...

Isto tem dado certo porque o PT PRIVATIZOU nossos potenciais eólicos.
Como sempre, o que dá certo no governo do PT é aquilo que o PT critica.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/