MPF pede agenda de Lula e contratos da Odebrecht para investigação

O Ministério Público Federal determinou uma série de diligências para instruir investigação preliminar para apurar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou tráfico internacional de influência para beneficiar a construtora Odebrecht, um dos alvos da Operação Lava-Jato. Segundo despacho da procuradora Mirella de Carvalho Aguiar, o Instituto Lula deverá fornecer a agenda completa do ex-presidente após deixar o Palácio do Planalto, entre 2011 e 2014, “ressaltando, em cada caso, se houve a apresentação de palestras e quem contratou e remunerou pelo serviço e pelo deslocamento ao exterior”. A apuração preliminar foi aberta em abril, a partir de reportagens – algumas revelaram fac-símiles de documentos sigilosos sobre empréstimos do BNDES à Odebrecht no exterior.


A Procuradoria da República no Distrito Federal pedirá à Odebrecht todos os negócios que a maior empreiteira do Brasil fechou com Lula, ainda que por meio de outras empresas. Para cada palestra, a construtora deverá esclarecer “a pertinência do investimento com os objetivos e política da empresa”. Mirella Aguiar pede o valor de cada conferência e a forma de pagamento, além de custos de transporte e acomodações, ou despesas não-relacionadas a palestras. O MPF ainda quer cópias de contratos com Lula ou com Taiguara Rodrigues dos Santos, que já foi apontado como “sobrinho” do ex-presidente. Ela pede ainda à Odebrecht com quais governos estrangeiros a empreiteira tem contratos, e quais tiveram apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

7 comentários:

Anônimo disse...

Com esse Privadão (STF) que nós temos, qual a chance do Lulla e da Dillma irem em cana?

CARLOS LIRA disse...

KKKKKK e o balanço da Petrobras , maquiaram de novo , tem que perguntar quem levou o balanço em um salão de beleza PRA MAQUIAREM , qem tiver acoes desta mer.. que aproveite pra vender porque vem chumbo grosso dos EUA e outros investidores , lá dentro só tem vigário....

Anônimo disse...

vomos pelo menos tentar colocar este f.d.p. na cadeia.
depois vamos examinar o caso da mansão do dep. marco maia.
Esperamos uma operação " canoão " para também pegar este sindicalista com os ovos de ouro.

Anônimo disse...

kkkkk o Lula deve tá com caganeira de medo do MP

Anônimo disse...

AGORA COM O FACHIN LÁ, QUEREM LIVAR ELLE LOGO PARA PODER CONCORRER EM 2018, E O POVO TER "ESQUECIDO".

POR ISSO MPF TEM PRESSA EM "COLHER PROVAS", QUE, CLARO NÃO VÃO APARECER.

Anônimo disse...

Polibio vamos ver se dessa vez colocamos esse delinquente na cadeia

Anônimo disse...

Ja comprei minha champagne !