Governo teme "contaminação" no rating do País

Os repórteres João Villaverde, Daiene Cardoso e Vera Rosa, do jornal O Estado de S. Paulo, produziram a reportagem que vai a seguir, demonstrando que a preocupação do governo, agora, é que o rebaixamento da nota da Petrobrás leve agências a retirar o grau de investimento dos títulos brasileiros

Leia tudo para entender melhor -

O rebaixamento da nota de crédito da Petrobrás pela agência Moody"s caiu como um balde de água fria na equipe econômica do governo Dilma Rousseff. O grupo, formado pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Babosa, além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, vem se esforçando, desde o fim do ano passado, para melhorar o quadro das contas públicas brasileiras, aumentando a transparência e a comunicação com o mercado. Mas, ontem à noite, o que havia era uma sensação de que o rebaixamento da estatal poderia "contaminar" a nota de crédito dos títulos brasileiros.
Após o anúncio, ficou definido que o melhor seria discutir alternativas para evitar esse eventual contágio. Hoje, os ministros da equipe econômica devem se reunir com a presidente Dilma para fazer uma avaliação da perda do grau de investimento da Petrobrás e definir uma estratégia de trabalho.
Para os próximos dias, o governo prepara medidas fiscais, como a unificação e simplificação do PIS e da Cofins, e também um corte profundo de despesas federais no Orçamento. As medidas são esperadas pelas agências de rating e pelo mercado para melhorar o quadro fiscal do governo e o ambiente de negócios no País.
A maior preocupação do governo é com o impacto da crise sobre os investimentos privados e a geração de emprego. Na sexta-feira, Dilma destacou que é preciso perceber a diferença entre "as empresas e quem praticou corrupção, para que se punam os culpados, mas se preserve a geração de empregos".
No Congresso, deputados e senadores foram surpreendidos pela notícia em meio à sessão do Congresso para apreciação dos vetos presidenciais. A oposição disse que a petroleira havia chegado ao fundo do poço, enquanto a base disse acreditar na recuperação.
Oposição. "Mais um elemento da tragédia que o PT promoveu em instalar uma cadeia para roubar a Petrobrás", declarou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Para o tucano, o rebaixamento é reflexo da "profundidade do buraco em que jogaram" a estatal.
Assim como Aloysio Nunes, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) avaliou que a decisão da Moody"s também terá consequências sobre as empresas ligadas à Petrobrás e todos os seus investimentos. "Não é de se espantar a situação da Petrobrás. Isso tem causado preocupação a todos os brasileiros. Só posso lamentar", disse.
O senador e ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA), acredita que a dificuldade enfrentada pela Petrobrás não é tão grande a ponto de perder o grau de investimento. "Esse é mais um sofrimento pelo qual passa a Petrobrás. É uma tempestade que a Petrobrás está enfrentando e ela será vencida", concluiu.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que já esperava pelo rebaixamento em virtude do cenário que tomou conta da estatal. Para ele, o que está em jogo não é o combate à corrupção, mas o projeto da oposição de mudar o modelo de partilha do pré-sal e entregá-lo às grandes petrolíferas estrangeiras. O petista afirma que o novo presidente da empresa, Aldemir Bendine, vai recuperar a credibilidade da estatal e que o rebaixamento não prejudicará sua recuperação. "A Petrobrás é tão forte que vai sobreviver a tudo isso."

7 comentários:

Anônimo disse...

Calma que o verdadeiro filme de terror ainda não começou!

Então, queriam uma guerrilheira? Então tá!




Anônimo disse...

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!
Quem rouba como os petralhas é que
mente, rouba, esconde e depois TEME! O vidinha FALSA a desta
GENTALHA.

Anônimo disse...

Políbio,

Já são 7 anos de cag...s do PT na economia e ainda, de lambuja, a destruição da Petrobrás.

Queriam o que??

Ainda mais depois da crise de 2008!!

O Lulla e a Dillma pensam que "dominam" o mundo com dominavam o Brasil??

JulioK

Anônimo disse...

O Brasil já está f... pelo menos para os próximos quatro anos, se a governAnta continuar no poder!

Anônimo disse...

Roubaram tanto que deixaram o buraco maior por dentro do que por fora.
Incrível, mas aconteceu uma inversão das leis da fisica: O roubo é maior do que o cofre.

Anônimo disse...

NÃO TEM O QUE TEMER: O BRASIL ESTÁ PODRE.
OS TRÊS PODERES NÃO REPRESENTAM MAIS O POVO BRASILEIRO.
ACABOU.

IMPEACHMENT JÁ!

E, REFORMA DO PODER JUDICIÁRIO PORQUE O ATUAL É PTISTA-BOLIVARIANO E COMPLETAMENTE DESMORALIZADO.

Anônimo disse...

Na verdade nosso "rating moral" já caiu faz bastante tempo junto aos países desenvolvidos. É só olhar os países com os quais nos "identificamos deológicamente"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/