Artigo, José Nêumane Pinto - É só uma esmolinha para os irmãos Castro

A foto ao lado é verdadeira, de fuga de cubanos para os EUA, mas ela foi incrementada com a cruz para fazer chiste com os médicos-escravos cubanos que vieram para o Brasil.


José Nêumanne, jornalista e escritor ("O que eu sei de Lula", que desconstrói o mito do chefe do Mensalão), escreve hoje no jornal O Estado de S.Paulo que como se trata de assunto que interessa e de certa forma pode pôr em risco a vida de milhões de brasileiros pobres, convém esclarecer de vez os pontos obscuros do programa intitulado Mais Médicos, com o qual o governo federal propõe pôr fim às falhas do atendimento de saúde pública no País. leia tudo:

. O primeiro ponto a ser esclarecido diz respeito à parte que esses profissionais têm nas deficiências e carências dos hospitais sustentados por dinheiro do contribuinte. As associações de classe e os conselhos que regulam o exercício da profissão, que de fato exige muita perícia e ética, prestariam um bom serviço à categoria se reconhecessem sua parcela de culpa, que é óbvia e grave, particularmente na questão do atendimento precário, na lastimável situação geral. Ao concentrarem todos os seus esforços no combate ao desembarque massivo de colegas vindos do exterior, conselhos e associações dão ao governo - e, sobretudo, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, evidentemente de olho na colheita de votos na eleição estadual paulista no ano que vem - a oportunosa ensancha de atribuir à categoria mero interesse corporativista.

. Profissionais da medicina têm o excelente argumento de tentar fugir de periferias de metrópoles brasileiras por culpa do risco de morte que podem sofrer ao tentar salvar vidas de gente carente nos bairros populares.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Mario Rangel disse...

Esse cara é o maior "reaça" que já existiu, dá de 10 a 0 no Reinaldo Azevedo.

Mas uma coisa é certa, o corporativismo impera netes "conselhos" que de nada servem para os profissionais, só servem para seus dirigentes, que se esbaldam nos cargos.

Existem problemas sim, mas a falta de médicos é a principal e, estes "conselhos", que fazem? Só criticam...

Com esta xenofobia generalizada contra os médicos estrangeiros, o tiro saiu pela culatra. Pois até que era meio contra, agora é a favor do Mais Médicos.

É bom lembrar que, este tipo de programa, já foi realizado até por paíse hoje desenvolvidos, como os casos da Grã Bretanha e Canadá.

Até no Brasil, anteriormente, já se recorreu e este tipo de programa para sanar a falta de profissionais, sem nenhum alarde.

O que isso tudo demonstra?

Que estes meninos e meninas, que vaiaram em Fortaleza, recém formados, pensam que a vida é um Shopping Center, que tudo é consumo. Se formam em Universidades Públicas, com o dinheiro dos nossos impostos e, depois, não querem dar retorno algum a Nação.

Anônimo disse...

Será que em países desenvolvidos que têm muitos médicos estrangeiros não é necessário uma avaliação prévia?Quantos cubanos estão nesses países já que são tão competentes?Brasil País de Tolos.

Anônimo disse...

Brasil rumo ao 4º mundo.

Anônimo disse...

Mas então Mario Rangel, queres também empresariar médicos e outros profissionais?

Tá faltando engenheiros, serventes e motoristas.

Mário, favor dizer aos seus pares em Brasilia elaborarem uma lei que determine a todos que tiverem concluído curso superior recebido as custas da Mãe Pátria, a prestação de serviço obrigatório por dois anos com remuneração no limite da tabela do INSS.

Ora, ou sejamos um País socialista de 1ª categoria, hoje é de 5ª, ou capitalista, sem estatais e sem privilégios.

Então Mário, queres as melhores coisas do capitalismo com os privilégios do socialismo? Hipócrita!





Anônimo disse...

Sr Polibio Braga


Sem o revalida

MÉDICO CUBANO NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO

Saudações

Anônimo disse...

Será que os cubanos não sofrerão o mesmo risco de morte que os médicos brasileiros sofrem?
E aí também vão correr da parada ou vão ser obrigados pelo Raul a aguentar firme?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/