MPT acha que cubanos podem estar no limbo, portanto entre o céu e o inferno

O Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal abriu nesta quarta-feira inquérito civil para investigar eventuais irregularidades do programa Mais Médicos, segundo informou há pouco a revista Veja. Leia tudo:

. O objetivo do inquérito é apurar as condições de trabalho nas quais os médicos, brasileiros e estrangeiros, estarão inseridos — como direitos trabalhistas, registros e remunerações. Nesta terça-feira, o Ministério Público Federal do Distrito Federal também instaurou um inquérito civil para avaliar as condições humanas dos 4.000 médicos cubanos que devem vir ao país.

. O órgão trabalhista irá investigar a maneira como as admissões foram realizadas, se houve violação do princípio do concurso público, se há algum tipo de desvirtuamento das relações de trabalho e se o exercício do ofício tem todas as qualificações previstas em lei — no caso, se os médicos são todos diplomados e com CRM. Também será analisado se o tratamento entre trabalhadores de origem distinta é desigual.

Limbo jurídico — Segundo Sebastião Caixeta, procurador do Ministério Público e responsável pelo inquérito, os médicos que participam do programa aparentam estar em limbo jurídico, sem enquadramento correto dentro da legislação trabalhista

7 comentários:

Surfista Prateado disse...

Com absoluta certeza, mesmo diante da descarada contratação violando todas as leis que o Estado cobra cumprimento pelas empresas privadas, o MPT não achará como autuar o Estado pelos crimes cometidos. MPT=Ministério do PT, ficaria bem melhor.

Anônimo disse...

Políbio,

Vou dar uma "ajudinha" aos nobres procuradores: eles estão fora da lei!! É o mesmo caso dos bolivianos das confecções paulistas!!!

Contrato com a tal OPAS??? Que validade tem se não segue as leis brasileiras?? NENHUMA!!!

Atenção: médicos cubanos, que fugiram da venezuela, conseguiram asilo em Miami e estão processando a PDVSA em milhões de dolares!!!

JulioK

Mordaz disse...

Na verdade o programa começou totalmente ilegal para impedir e desestimular os profissionais nacionais que procurassem uma vaga. Em vez de vínculo trabalhista, se ofereceu tudo o contrário, tratando os profissionais nacionais como meros "bolsistas" para executar trabalho profissional por apenas dois anos. Uma aberração jurídica trabalhista. Na verdade o objetivo sempre foi o de trazer médicos cubanos e não resolver o problema destes locais. Tanto que os próprios cubanos tem contrato de dois anos, prorrogáveis por apenas mais um ano. Veja que há décadas o SUS não realiza concurso público.

Antônio Maria disse...

O dia que o MPT atentar para a situação dos médicos e psicólogos nos CFC's , aí sim !, vai ver o que é " limbo"...

Anônimo disse...

O MPT vai pagar mico...
Os cubanos estão aqui através de um programa da ONU.
O resto é balela e futricas como diria o Guru dos que adoram este blog, o entreguista de triste recordação FHC.

Anônimo disse...

O que quer dizer isto?

mj

Anônimo disse...

É bem possível que o atendimento com os cubanos seja bem melhor que o atendimento oferecido pela maioria dos médicos brasileiros que atendem pelo SUS. Médico brasileiro só tem status, atende muito mal a maioria da população. O posicionamento de alguns médicos e dos conselhos é ridículo. Os médicos brasileiros não querem atender nesses locais, podem pagar R$ 40.000,00 que eles não vão. Aqui no RS tem prefeitura que paga R$ 15.000,00 com boa infraestrutura e não consegue contratar. Quero ver onde encontrar esses médicos brasileiros para trabalhar no interior do Pará ou do Amazonas.Médico brasileiro quer trabalhar em locais ricos onde pode ter consultório. O atendimento no SUS é apenas para não ficar sem garantias caso não se dê bem nos outros locais de trabalho.
Fernando S Junior

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/