Aprovado feriado da Consciência Negra em Porto Alegre

Por 28 votos a favor, três contrários e uma abstenção, os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta segunda-feira o projeto do vereador Delegado Cleiton (PDT) que institui o 20 de novembro como feriado municipal. A data é comemorativa ao Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade.


Os parlamentares derrubaram a emenda que transformava o feriado em data móvel, no terceiro domingo do novembro.

32 comentários:

Anônimo disse...

Achava que os municípios não tinham autonomia para aumentar o número de feriados.

Anônimo disse...

Como a ecomonia está bombando em Porto Alegre, com o comércio vendendo como nunca, restaurantes cheios e a economia a todo vapor nada como mais umferiado.
Estes vereadores são uns imbecis.

Anônimo disse...

Políbio,

Populismo PDT a moda da casa.

PQP! Cor de pele dá feriado?? Que vergonha diferenciar os brasileiros.

JulioK


Anônimo disse...

Parabéns à comunidade negra, que luta por seus direitos. Perde o governo, que age parcialmente...e agora temos mais um feriado, como se não bastasse os que já existem.
Sugiro agora, por justiça, que nobres edis criem o "dia da consciência dos pardos e mulatos", o "dia da consciência dos brancos", o "dia da consciência dos asiáticos que moram por aqui", e para ser mais justo ainda, também o "dia dos sem consciência".
Também poderiam, para melhorar ainda mais, que os feriados sejam comemorados sempre, ou nas segundas-feiras ou nas sextas-feiras, para facilitar o feriadão...

Anônimo disse...

Está faltando o dia da consciência amarela, parda, branca ......são uns gênios. Acorda RS

Anônimo disse...

Enquanto a classe ociosa tiver o poder de criar leis será essa vadiagem.

Anônimo disse...

Tremenda palhaçada.

Anônimo disse...

Sabem que as empresa devem aderir a redução de salário e trabalho, aproveitam e 'tacam' feriados daí empresário tem que pagar.

Anônimo disse...

O feriado é só para os negros?

Anônimo disse...

Não vai ter para a consciencia branca?, india? gays? lésbicas? e para os ETs?

Joel

Anônimo disse...


E' hora de seguir a Argentina e comemorar o dia da raca .Como eles comemorar orgulho da raca branca e sua hegemonia .

Zarathustra disse...

Depois dizem que baiano é que não gosta de trabalhar...

Anônimo disse...

A ignorância dos nossos legisladores municipais transborda a compreensão. É inconstitucional...lamentável este vereador querer fazer politicagem com negros:
Nessa ordem, falece ao Município de Canguçu competência para instituir o feriado civil em questão, na medida em que tal norma insere-se na competência privativa da União, matéria já integralmente regulada pela Lei Federal nº 9093/95.
Trata-se de um feriado de natureza eminentemente civil, sendo inviável que se faça uso de uma lei municipal para a sua instituição, eis que uma lei municipal só tem legitimidade, de acordo com a Lei Federal n.º 9.093/95, para declarar feriados religiosos (e em número não superior a quatro).
Com efeito, dispõe a Lei Federal n.º 9.093/95:

Art. 1º - São feriados civis:
I – os declarados em lei federal;
II – a data magna do Estado fixada em lei estadual.
Art. 2º - São feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão.

Anônimo disse...

Depois virá o da consciência amarela, da consciência branca, da consciência parda............. e o atraso se aprofunda.

Anônimo disse...

Brincadeira, vem aí feriado,feriadinho e feriadão.
Nossos vereadores são cagões, pois se assustam com meia dúzia de malucos que acham que para comemorar alguma data não se deve trabalhar.
Gostaria que neste feriado nada, absolutamente nada abrisse, inclusive hospitais e principalmente botecos.
Da próxima vez votem em pessoas normais.

Marco Belotto disse...

Um país engolido pela corrupção, roubalheira e baixa produtividade ainda produz políticos medíocres e demagogos que só pensam nas próximas eleições. Caso crasso este deste feriado da "consciência negra". Um mês com 30 dias e 3 feriados. Ou seja 10% do mês sem produção fora as combinações de feriadões. De acordo com o calendário, chegaremos a ter dois feriados em uma semana. Mas para esses políticos ordinários não tem problema, basta terem votos, pois quem vai ter que se virar mesmo é quem empreende e faz essa m.. de país andar para frente, mesmo devagar.

Anônimo disse...

Posso chamar isso de palhaçada ou serei acusado de racismo ?

ricardo k s disse...

Tb achava e é, mas contornaram assim:
A proposta aprovada substitui, somente na lei municipal que fixa os feriados em Porto Alegre, a data de 2 de novembro – Dia de Finados – pelo 20 de novembro, que homenageia o Dia da Consciência Negra. O vereador esclarece que o Dia de Finados continuará sendo feriado em Porto Alegre, mas determinado apenas pela lei federal, não mais por lei municipal.
http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=25756&p_secao=56&di=2015-11-23

Anônimo disse...

Gaúchada atrasada.

Anônimo disse...

- Para criar mais um feriado, o projeto deveria também propor a extinção de algum outro existente. Nós precisamos de trabalho e não descanso.

Toni boni disse...

Mas pode criar feriado fácil assim? Pela lei são 13 feriados. ..8 federal 1 estadual e 4 municipal. Acho que poa já tem esses 4 feriados. Apesar que em poa tudo eh possível. ...

Anônimo disse...

Agora, quero o feriado da Consciência Branca. Ridículo, demagógico, populista. Na próxima eleição, vou fazer o que nunca fiz, vou votar em branco ou anular. CHEGA. Mudança de nome da Castelo Branco, sacrifício de animais, feriados. Nada disso me representa. Atraso do atraso, do atraso, do atraso, do atraso... Porto Alegre se desmanchando e criam outro feriado. VTNC

Anônimo disse...

Quanta inutilidade.
Pobre país sem futuro nas mãos destes políticos de má qualidade, populistas, e irresponsáveis.
Tantas urgências e eles preferem se debruçar em projetos inúteis.
Seria por pura incompetência ou porque não têm vergonha de ser patéticos?
Vai ter o Dia da Consciência Branca também?

Anônimo disse...

Conclusão:

RACISMO! OU, FERIADO para os conscientes de cor preta? Acredito que não são acéfalos.


Não é religioso, logo, é INCONSTITUCIONAL.

É feriado para ser por Lei Federal, para todo o território nacional.

Anônimo disse...



R. I. D. I. C. U. L . O !!!!!!!!

Gil Rikardo disse...

Até meus 43 anos vivia a vida como se normal fosse, cada qual com sua cruz fazendo aos outros o que não deseja para si, até que surgiram as tais diversidades a perturbar as relações... é nojento desejar mais que o simples respeito pelo outro... agora devemos gostar... apoiar... aplaudir... beneficiar... outras classes que não a nossa... que atraso meu deus... EU ERA FELIZ A NÃO SABIA... quando lá na minha querência cada um vivia do jeito que lhe apetecia, e sem dar satisfação a ninguém... Por coincidência ou não, isso tudo, essa asquerosa inversão de valores iniciou-se a partir de 2003... alguém aí arrisca algum palpite...

Unknown disse...

Em lugar de diminuir o número de feriados, vão aumentar ainda mais? Há esperanças ainda para este país?

Anônimo disse...

Falou e disse

Anônimo disse...

Anônimo das 19:13. Imaginado que o judiciário só decretaria a inconstitucionalidade desta lei se for provocado, quem poderia pedir exame ao judiciário?

Anônimo disse...

Só para enriquecer o debate ... A música tocada durante os QUATRO dias de carnaval diz respeito a qual etnia??? Que tal trazer isto ao nível da "consciência" ??? Dois destes dias feriados nacionais com ampla cobertura midiática dos eventos...

Anônimo disse...

Infelizmente, cada vez pior.

Anônimo disse...

Pura segregação !!! Coisas do Foro de São Paulo. Não é a toa que nosso estado esta nesta situação, perdendo tempo com coisas que não ajudam em nada !!! Enquanto isso Paraná passou na nossa frente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/