Sindicato dos Metalúrgicos revela que Gerdau poderá fechar sua fábrica de Sapucaia do Sul.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo revelou neste final de semana que o grupo Gerdau tem planos de fechar sua fábrica de Sapucaia do Sul, porque não tem como conceder o aumento salarial de 9,31% previsto no dissídio coletivo dos metalúrgicos da região. O acordo previa pagamento de 5% em julho e o restante em dezembro.

O site Sul21, que é alinhado com a CUT e o PT no RS, publicou ampla reportagem sobre o caso.

Leia tudo:

Neste final de semana, dirigentes sindicais foram pressionados por trabalhadores do grupo gaúcho, segundo os quais haverá demissão em massa e até fechamento da unidade, caso não seja revisto o dissídio coletivo.

Segundo os trabalhadores, a Gerdau estaria se recusando a cumprir o acordo e teria oferecido apena um abono de R$ 5 mil para cada funcionário, sem qualquer reajuste para o próximo período.
Os sindicalistas dizem que, nesta sexta-feira, gerentes e facilitadores da fábrica de Sapucaia do Sul coagiram os trabalhadores do turno da manhã a parar o trabalho e irem até a sede do sindicato para pressionar as lideranças a abrir mão da convenção sindical. A empresa teria disponibilizado ônibus e cerca de 200 funcionários teriam ido ao sindicato.

Claudir Nespolo, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ao qual o sindicato de São Leopoldo está vinculado, salientou que a entidade vem acompanhando estas denúncias e disse que a Gerdau está fazendo “uma grande chantagem” com os trabalhadores. “Se a empresa está em dificuldades, ela tem que abrir uma negociação com o governo do Estado, não pressionar os trabalhadores”, disse. “Não é por esse reajuste que uma empresa como a Gerdau vai quebrar”, disse.

Segundo o sindicato, a planta de Sapucaia do Sul conta com 850 funcionários da área de produção e outros 300 no setor administrativo.

Procurada pela reportagem, a Gerdau afirmou em nota que a manifestação de trabalhadores desta sexta-feira foi voluntária e que mantém negociação com o sindicato para a substituição do reajuste salarial por uma garantia temporária de emprego.

20 comentários:

Anônimo disse...

Não façam isso. Falem com dilma e arrumem uma grana emprestada a juros zero. Este pessoal é amigo de dilma e ela vai resolver isso.

Anônimo disse...

No pixuleco = No money.

Anônimo disse...

O Jorge Gerdau não era um dos queridinhos assessores/conselheiros da malldita? A CÚt terá menos $$$ porque muitos metalúrgicos ficarão sem emprego? O sindicato se acha no direito de pressionar o governo do estado para abrir o cofre e socorrer esse sucatão? Não sei se rio ou se choro. O pt provando do próprio veneno e o jorginho, tão privatizador, agora faz o jogo petista. Até apoiou e organizou uma parada de seus empregados para que fossem chorar as pitangas no sindicato. Querem ajuda do governo mas estão com o rabo preso na Zelotes. Que imbroglio!

Anônimo disse...

É só falar com a" Dilminha tudo resolve bem" que ela tem a solução, afinal foram colegas, meio tapados, é claro e que fizeram o incrivelmente rentável negócio de Pasadena.

Anônimo disse...

Terminou o dinheiro o Brasil esta QUEBRADO

Anônimo disse...

Se o mercado tá mal, a saída é cortar despesas ou, no limite, demitir. Me envergonha ter que falar o óbvio, mas essa gente acha que o Estado resolve todos os porblemas e é lógico que não.

Anônimo disse...

CHEGOU A HORA COMER A GALINHA...FICAREMOS SEM EMPRESAS E COM MUITOS DESEMPREGADOS...DE UM LADO O GOVERNO COM IMPOSTOS NAS ALTURAS E POR OUTRO OS SINDICATOS ARROCHANDO OS EMPRESÁRIOS...TEM MAIS QUE LARGAREM TUDO E FECHAREM AS PORTAS.


EDUARDO

Anônimo disse...

Políbio,

Pensamento torto e atrasado:

- ... abrir uma negociação com o Governo ....

Foi assim que a Máfia Sindical "destruiu" o Brasil.

Conversar com investigado na Zelotes?? Fala sério Dna. CUT!!!

JulioK

Anônimo disse...

Cade o PGQP? tão apregoado pela Gerdau. Nas palestras, para os outros, diziam que existem muitas alternativas antes de demitir os "parceiros", como gostam de dizer. O amigo Lula e a amiga Dilma vão permitir? Hipócritas.
Joel Robinson

Anônimo disse...

O GERDAU deu "aulas de gestão" apoiado no CARF. Sem o CARF a "gestão"
mostrou o que é de fato PREGAR MORAL DE CUECAS, totalmente sem
credibilidade. Sem os LUCROS do CARF a administração foi pro beleléu,
ou se recusa a reduzir os lucros, que é o que fizeram tantas e tantas
empresas honestas que pagaram seus impostos,embora escorchantes, para
os quais o gerdau tinha a solução ou "gestão" onde estavam INCLUIDOS
os recursos do CARF.

Anônimo disse...

dormiu com cães e acordaram com pulgas...

Anônimo disse...

O poderoso Sr. Johanpetter e sua cartilha do PGQP para governos estaduais e municipais, um arremedo do toyotismo com nuances tropicais.
Parece que não aplica em suas empresas, ou pior, aplica e dá nisso.
O império germânico-luterano parece estar desmoronando...

Anônimo disse...

HUMMM, DEPOIS DE UM EMPRÉSTIMO DE 1 BILHÃO DE DÓLARES ????

jorge alves ribeiro disse...

Esse grupo sempre teve encostado em qualquer governo, não importando a ideologia, o negócio é estar perto de quem está no poder, comprando estatais por preço de banana, como foi o caso da Aços Finos Piratini, e demitindo mais de 1.000 funcionários, quando do governo corrupto do Fernando Collor, e a mídia amiga, nunca falou sobre isso em seus jornais e rádios, claro, porque tinha uma parceria com eles.

Anônimo disse...

Zelotes , gerdau,filho d lula,lula é .... o barraco caiu

elias disse...

Que fabriquinha esquisita! 800 produzem e 300 dirigem!

O gerdau aprendeu com a quadrilha como desadministrar corretamente

Dálhe bananão!

Anônimo disse...

300 no setor administrativo ? Melhor 'conferir' esta folha.

Anônimo disse...

olha, com 300 pessoas no setor administrativo tem empregas domésticas, caseiro, capataz de fazenda, tratador de cavalos e outros, todos na folha da empresa.


Anônimo disse...

COM ESSA VÃO ALTERAR OS DEPARTAMENTOS, FUNÇÕES, PASSAR UMA NOTA DIZENDO QUE ADMINISTRAÇÃO TEM 80 FUNCIONÁRIOS.

EMPRESA NA BOLSA COM 800 PRODUZINDO E 300 'ADMINISTRANDO' DÁ PLOBLEMA.

Anônimo disse...

Que feche e de preferencia quebre a Gerdau ,

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/