Foi só um sonho, Gigante. Volta a dormir!" Por Leão Serva*, Folha

... Foi um sonho, a ideia de que o Brasil assumia seu papel na história; de que "o gigante adormecido" acordou para ocupar o papel de potência, sentar no Conselho, arrotar umas ordens para o Obama sobre paz mundial, palpites para a Angela Merkel sobre economia da Europa, e ensinar todo mundo ..

Vai, deita, Gigante. Foi um pesadelo, você bebeu e comeu demais e não estava acostumado. Dorme...

Não se engane, eles sabiam muito bem. Só fingiam, uns porque queriam manter o poder, outros, em troca de migalhas, mantinham o coro dos contentes. E teve também os que simplesmente se enganaram por não ter lido o "Discurso da Servidão Voluntária", para sorte dos autores.

Todos tinham aprendido desde a primeira aula: a história quando se repete vem como farsa. Até porque essa apostila ("O 18 Brumário") é curta. Sim, eles já sabiam, só estavam esperando o circo vir abaixo. Depois, sabiam, uns poucos pagariam a conta. Porque no fim da festa, sempre aumentam impostos.

Foi um sonho, a ideia de que o Brasil assumia seu papel na história; de que "o gigante adormecido" acordou para ocupar o papel de potência, sentar no Conselho, arrotar umas ordens para o Obama sobre paz mundial, palpites para a Angela Merkel sobre economia da Europa, e ensinar todo mundo como implantar o "bolsa família" para salvar o planeta da fome.

Enfim, quem conhecia a história sabia que o "Brasil potência" é uma lorota antiga, já do início da colonização, sempre usada para enganar o povo.

Foi pensando no Gigante - você - que todos aqueles portugueses toparam vir para este fim do mundo. Acreditando que era verdade, holandeses chegaram a invadir um pedaço. Basta ler o que diziam sobre a decisão de D. João 6° ao implantar a corte no Rio. Estava criando "a Idade do Ouro" do Brasil, em 1808...

Quando seu neto D. Pedro 2° foi aos EUA para o centenário da independência deles, foi recebido como o líder de potência, embora soubessem que sua nação era pobre de espírito, só escravos trabalhavam e o Gigante dormia. Por diplomacia, na festa foi dada ao imperador a oportunidade de ouvir a primeira chamada telefônica da história oficial. A farsa foi narrada por Sousândrade no "Inferno de Wall Street".

Mas você não leu, Gigante? Estava dormindo. Leram; e fingiram que não sabiam de nada.

E quando precisaram do Brasil para combater a Alemanha? Até o ditador fascista envergonhado, Getúlio, foi feito de estadista (até agora há aqui quem acredite). De novo, o mundo fingiu que você, Gigante, estava de pé.

A farsa se repetiu quando Médici, o tirano sanguinário, foi a Washington: "Para onde for o Brasil, vai a América Latina", disse o presidente deles, pouco antes de renunciar (aliás, Gigante, você ouviu algum americano dizer que a demissão do Nixon foi golpe?). E mais adiante, foi a vez do Collor ser recebido na Casa Branca com ares de respeito inebriante. E dessa vez quem caiu foi ele (escute, Gigante querido, alguém disse que a demissão do Collor foi golpe?). Todos sempre incensados como se fossem líderes de um Gigante - você! Só esqueceram de te acordar.

Estava escrito no Sousândrade: "Eu sou o Americano sem títulos, Que derriba imperadores; Sou o Guesa, e para amores tenho o meu sol". Em vez de combater tiranos, esta geração achou legal servir a um simulacro, como se fosse acordar e alimentar a todos com uma "Bolsa Gigante", de conforto, saúde, felicidade e satisfação, para o resto dos tempos.

Tudo sem esforço, sem ter que levantar, que sonho! Mas não passou de pesadelo, você bebeu e comeu demais.

Volta a dormir, Gigante, antes que chegue a conta.


 Leão Serva - Ex-secretário de Redação da Folha, é jornalista, escritor e coautor de 'Como Viver em SP sem Carro'. Escreve às segundas, quinzenalmente, no Caderno Cotidiano. Ex- Jornal da Tarde, ex-Lance, ex-iG , chefiou a assessoria de comunicação de Gilberto Kassab (na prefeitura, desde a gestão José Serra), e foi diretor de redação do Diário de S. Paulo. Vários livros publicados na área de interesse de Cidades, Mobilidade Urbana. Fundador da Santa Clara Ideias

6 comentários:

Emmanuel disse...

Na verdade, não eram só "eles" que sabiam ser o gigante nada mais do que um embuste; a rigor todos sabiam que era um embuste, tanto que a eleição de 2014 assim o mostrou; no entanto, os farsantes conseguiram um software para apuração de eleições numa ditadura sul americana - vulgo, republiqueta de bananas, e mandou um certo advogado do PT fazer a contagem. O resultado não seria outro: o engano continua ... só que os malandros acreditaram que o gigante existia, e a única coisa gigantesca que restou foi a tarefa de consertar o país depois de treze anos de governo comunista. Não há gigante para dormir, há um partido, uma classe política e intelectual que devem reconhecer sua incompetência e sair de cena.

Anônimo disse...

FRASES E "FEITOS" DA MULHER SAPIENS

SAIR DE CENA?????? HÁHÁHÁHÁ...

NUNCA, JAMAIS PASSA PELA CABEÇA DA MULHER SAPIENS,QUE NÃO FAZ FIGA MAS MOSTRA A MANDIOCA,SAIR DE CENA E RECONHECER INCOMPETENCIA!

VEJAM FRASES E FEITOS DA "SAPIENS":

-DAQUI NÃO SAIO,DAQUI NINGUÉM ME TIRA,NÃO DEVO NADA,NÃO FIZ NADA ERRADO,DAQUI NÃO SAIO DAQUI NINGUÉM ME TIRA,FUI ELEITA (PELAS URNAS ELETRONICAS DA SMARTMATIC SEM PODER CONFERIR VOTOS)

-OS MILITARES VÃO FICAR QUIETOS POIS VEM COMER NAS MINHAS MÃOS!

ATENÇÃO: FOI PUBLICADO NO DIARIO OFICIAL,ESTÁ VALENDO DECRETO QUE RETIRA DOS MILITARES PRERROGATIVAS DE REFORMA,PROMOÇÃO E OUTROS QUETAIS , DOS COMANDOS MILITARES.A MULHER SAPIENS MOSTROU A MANDIOCA PARA OS MILICOS E TUDO FICOU POR ISSO MESMO.

DEPOIS DISSO,NEM MACAQUITOS SOMOS,OBEDECEMOS ORDENS DOS CASTROS DE CUBA, MADURO DA VENEZUELA E EVO , O COCALEIRO DA BOLIVIA QUE NOS TOMOU UMA REFINARIA DE PETROLEO.

DEIXAMOS UMA QUADRILHA(PT) GOVERNAR ,MELHOR ,FAZER O QUE BEM ENTENDEM,NOMEANDO JUÍZES,MANIPULANDO URNAS(É PIADA NÃO PODER CONFERIR VOTOS),CORROMPENDO NUM NIVEL QUE A HUMANIDADE JAMAIS VIU,QUEBRANDO UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE PETRÓLEO DO MUNDO QUE COMO CORPORAÇÃO HOJE TEM A MAKIOR DÍVIDA DO PLANETA.

COMPROU A MASSA DE VOTOS DOS MISERÁVEIS E POBRES, ESTÁ PARA SE PERPETUAR NO PODER COM AS "PROVIDÊNCIAS QUE ESTÁ TOMANDO.

SE ALGUM MILICO NÃO GOSTAR, ELA PODE MANDAR ELE VESTIR PIJAMA E PROMOVER UM COLEGA PETRALHA NA "FEIÇÃO" QUE LHE INTERESSA.

NA "FEIÇÃO" QUE LHE INTERESSA.

Anônimo disse...

nao deu tempo nem de sonhar, meu caro...

os brasileiros foram acordados de maneira abrupta enquanto pensavam que estavam indo de encontro ao paraíso...

Anônimo disse...

Anônimo das 10,00hs. Vc disse tudo o que eu tenho vontade de dizer e mais um pouco. Faltou questionar OS GASTOS COM COPA DO MUNDO E AGORA OS GASTOS COM AS OLIMPÍADAS, já perto dos 40 bilhões. Prá copa e para as olimpíadas, NÃO FALTA DINHEIRO, tem que apertar na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, para não fazer feio em 2016.

- Duas festas, QUE NEM PAÍS RICO ESTARIA DISPOSTO A PATROCINAR.

- O nosso povo, abestalhado, bateu palmas prá tudo isso.

- O interessante, é que nenhum meio de comunicação...TOCA NO ASSUNTO. DINHEIRO PRÁ ESSES DOIS EVENTOS MUNDIAIS, NÃO FALTAM.

Anônimo disse...

FAZ TEMPO QUE NUNCA TINHA LIDO UM TEXTO PERFEITO ASSIM...PARABÉNS...DISSE TUDO.

Anônimo disse...

Obrigado presidente Lula pela corrupção, pela incompetência e por suas ideologias de esquerda!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/