Ex-presidente do Conselho da Petrobrás desabafa: "Senti vergonha de estar numa empresa movida a privilégios".

Vocês acham que um homem como este poderia dar certo na Petrobrás, que não aprendeu nada com a Lava Jato e parece que não esqueceu nada ? - 




Geraldo Samor, do site da Veja, publicou este petardo de Murilo Ferreira sobre a sua saída da Presidência do Conselho de Administração da Petrobras:

- Eu sinto vergonha pela forma como a companhia é gerida, movida a privilégios que nunca existiriam em empresas privadas. Eu não poderia arriscar minha reputação continuando ali.

O presidente da Vale ficou poucos meses no cargo.

No RS, ninguém soube até hoje o que sentiu e quanto de sua reputação empenhou o dr. Jorge Gerdau8 durante os dez anos de Conselho da Petrobrás. 

14 comentários:

Emmanuel disse...

A Petrobras é uma vergonha!
Mas isso não e um privilégio só dela.
Duvido que exista empresa estatal que se guie por qualquer parâmetro de meritocracia, o que existe foi o que o executivo constatou, um arranjo entre os amigos do rei.
Para acabar com isso, é tudo muito simples: fim das estatais; mas antes, é bom punir as grandes empresas que andaram surrupiando o cofre da estatal para repassar aos políticos ladrões. Entenda-se bem: as empresas; porque não adianta só engaiolar os seus proprietários e diretores.

profesora.sonia@gmail.com disse...

O Jorge Gerdau é um empresário "pragmático", movido a interesses (muitas vezes escusos). Jogou sua biografia na lata do lixo quando se aliou ao PT. Procurou resolver seus problemas junto ao fisco com um gabinete dentro do Planalto, a poucos passos do da "Mandioca Sapiens". Testemunhou e participou de condutas imorais, lesivas ao país, e nada fez. Fico horrorizada com gente que trabalha contra o Brasil e sua gente honesta e trabalhadora.

Anônimo disse...

A crise de hoje é piada perto do que fez FHC em 1998, por Ana Cláudia Dantas:

O Jornal de todos Brasis

16/09/2015

Se você vendesse a sua única casa e desse uma festança torrando todo o dinheiro que recebeu por ela, você iria parecer uma pessoa rica, mesmo sem ter casa para morar. Foi isso o que aconteceu com o Brasil em 1998, quando o governo se abriu todo aos investidores de Nova York, de Londres e da Suíça, e vendeu muitos ativos a preço de banana. Foi uma festa de dinheiro entrando no país, mas, ao acabarem-se os ativos, os investidores se foram deixando apenas os débitos.

A reserva brasileira caiu de $ 70 para $ 26 bilhões de dólares, Fernando Henrique Cardoso teve de vender nossas empresas energéticas a preço de banana para obter fundos a fim de pagar os débitos. Como, ainda que drástica, essa medida não bastava, ele aumentou taxas de juros em 70%, que chegava para o consumidor final em até 200%. Isso é o que se pode chamar de crise. Mas éramos subdesenvolvidos e estávamos acostumados.

Só que FHC quis fazer mais festa e fez um novo empréstimo de $ 41 bilhões para gastar com a sua reeleição. E a imprensa não se vendeu por pouco para ficar calada, abocanhou o seu quinhão e fez até campanha. O Brasil, cada vez mais pobre, passou a abrigar brasileiros que constavam nos ranques dos mais milionários do mundo. FHC foi reeleito e a conta a pagar ao FMI já estava muito cara para o país. Para pagar esse débito, o governo pôs à venda tudo o que conseguiu, por bagatelas.

Lembro-me do Mário Covas brigando com FHC para não sucatear o Banespa. Isso já não é mais crise, isso é crime, e é motivo de fato e de lei para um impeachment. Mas a imprensa, essa que quer o golpe hoje, se encheu de dinheiro para se calar. E não só a imprensa, imagine você que FHC anunciou ao povo que houve uma entrada de 85,2 bilhões de reais de lucros com as privatizações, mas omitiu o fato de que, simultaneamente, na mesma “entrada de caixa”, saiu 87,6 bilhões de reais de contas escondidas.

A festa só acabou quando Lula ganhou as eleições. O que você acha que aconteceu com a dívida externa que degolava os brasileiros? Evaporou? O FMI ficou com peninha e deixou para lá? Não. O Lula peitou os investidores e disse: “essa dívida não é minha, nem do Brasil”.

Então fomos ameaçados de falência pelos investidores, mas demos a volta por cima. Alguém aí sabe como? Lula “abriu os cofres públicos e emprestou mais de meio TRILHÃO de dólares para fábricas, fazendas, infraestrutura — mas nem um real para derivativos, aquisições hostis ou CDOs, os bancos estatais deram aos seus proprietários-cidadão mais crédito do que o FMI dava a mais de 100 nações.” Foi assim que a economia brasileira saiu da lama. Isso é História. A "crise" de hoje é piada perto disso.

Fontes:

PALAST, Greg. Picnic de Abutres: em busca dos porcos do petróleo, piratas da energia e carnívoros da alta finança. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

BIONDI, Aloysio. O Brasil privatizado: Um balanço do desmonte do Estado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

PS: Abordar o governo fhc apenas sob o panorama do desastre administrativo é mitigar boa parte do atraso histórico que este governo ioôs ao país. Ao entregar o subsolo brasileiro às bacias das almas, sucatear a Petrobras, desnacionalizar toda telecomunicação , sabotar o processo de industrialização, sucatear a educação pública, relegar a ciência e tecnologia ao ostracismo, desmobilizar e internacionalizar a policia federal, sucatear as forças armadas, fhc decretou um atraso que ainda levará décadas para ser recuperado.Isto obrigou Lula a redesenhar toda a estratégia de inserção soberana do Brasil no mundo. A crise atual não é, nem remotamente, comparável com a catastrofe fhc.

Anônimo disse...

Este é o legítimo coxinha, não gosta de privilégios, de corruPTos e de bandidos partidários, dá-lhe coxinha!

Ricardo disse...

Esta empresa só existe porque goza de monopólio. Aos brasileiros, é extremamente cara. Ao PT, é ótima, pelo que proporciona de vantagens. Sem proselitismo: seria melhor que não existe. Certamente a gasolina seria muito mais barata.

Anônimo disse...

Quanto aço superfaturado a Gerdau deve ter vendido para a petroleira, hein?!

Anônimo disse...

Ora, o dr. Jorge estava a sua própria casa.

Unknown disse...

Eis a razão de nenhum funcionário da companhia se manifestar contra os desmandos e o roubo institucionalizado na Petrobras. Não vale a Venina Veneno, que foi duramente punida com a direção das operações em Cingapura. Parece que as razões que a moveram são impróprias para menores...
Alerto ao editor que Murilo Ferreira está demonstrando a solidariedade companheira que acomete os ratos quando o navio começa a afundar. É só recordar que ele assumiu a Vale no lugar de Roger Agnelli, em consequência de pressões inéditas por parte de Luiz Ináfio. Sabemos quais qualidades Lula preza em alguém...
Além disso, ele fazia pressões junto ao empresariado por Dilma em Dez 2014.
Editor, esse peixe está podre. Cuidado.

Unknown disse...

Ao petista 17:49, e o lula recebeu um pais funcionando não? Com uma moeda chamada plano real, pais estabilizado, moeda forte, pais exportador de automóveis, calçados (isso vocês mataram), alimentos industrializados etc, hoje não exportamos mais nada a não ser minério de ferro e soja... E se vocÊs entregarem um pais será dilapidado, falido e quebrado que o próprio Serra disse não ser viável assumir no momento... O PSDB teve a grandeza de entregar o país, vocês não terão a grandeza de sair de cena. Fica a dica.

Anônimo disse...

Petralha das 17,28 foi tudo às escondidas, foi corrupção ? Não li nem um elogios do plano Real....As estatais devem ser privatizadas ou dadas pois até a melhor delas a Petrobras foi roubada vergonhosamente nesses 13 anos do mentiroso Luiz Inácio Lula que também quer ver a estelionataria pelas costas a doida varrida.

Anônimo disse...

Petralha das 17,28 foi tudo às escondidas, foi corrupção ? Não li nem um elogio do plano Real....As estatais devem ser privatizadas ou dadas pois até a melhor delas a Petrobras foi roubada vergonhosamente nesses 13 anos do mentiroso Luiz Inácio Lula que também quer ver a estelionataria pelas costas a doida varrida.

Anônimo disse...

Concordo

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

o petralha das 17:28, sabe por quanto o Banespa foi vendido? nao acompanha o noticiario ou nao tem memoria. Deve estar triste pois nao tem mais o cabide de emprego, num banco que estava indo a falencia.
Chega de tanta estatal. Lembram quanto custava um fone fixo aqui em Porto Alegre = US$ 4.500 a US$ 5.000. E agora? Imagine a cia de telefonia estar na mao do tarso ? quantos cumpanheiros maus administradores teriamos surrupiando a sociedade... Chega de tanta estatal

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/