Opinião, Osmar Terra, O Globo - Um incentivo ao crime

A atual epidemia de consumo de drogas já é a maior causa de morte entre os jovens brasileiros. Ela está atrás dos recordes mundiais, que batemos, de homicídios, acidentes de automóvel e suicídios, além das mortes por doenças infecciosas e crônicas que ressurgem nas cracolândias de todo o país. Entretanto, a Defensoria Pública de São Paulo, com apoio de ONGs que pregam a liberação das drogas, entrou com uma ação de inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei Antidrogas ( 11.343), que está sendo julgada no STF.
Este artigo criminaliza o uso das drogas, mas não pune o consumo com prisão, e sim com penas alternativas.
Prisão é só para os traficantes. Estatísticas mostram que 60% dos abordados portando drogas são considerados usuários e não são presos. Os liberacionistas, porém, querem o fim a qualquer restrição ao uso, como o primeiro passo para a liberação geral.
Na prática, a descriminalização do uso significará a livre circulação das drogas, o aumento da dependência química e de vítimas da violência. Será liberada a compra, mas quem venderá? O tráfico clandestino que se fortalecerá em tamanho e poder de fogo!
Também estabelecer uma quantidade mínima de drogas ilícitas portadas para separar o uso do tráfico trará maus resultados. Colocará em dúvida a capacidade da autoridade policial e judicial de avaliar as circunstâncias em que acontecem. Desautorizará seu trabalho, diminuindo o rigor do controle. E as circunstâncias são decisivas nesses casos. Assim, qual o traficante que andará com mais drogas que o permitido por lei? Nem eles serão mais punidos! A criminalização do uso de drogas no Brasil, mesmo sem a prisão do usuário, é fator de freio e inibe sua propagação indiscriminada nas escolas, locais públicos e eventos.
O que falta são políticas governamentais de segurança e saúde, que garantam resultados melhores. Os liberacionistas dizem ser impossível controlar as drogas (“a guerra está perdida”), que “os presídios estão cheios” e que “o melhor é liberar”. Confundem, propositalmente, omissão governamental com impossibilidade de agir. Escondem o fato de que o aumento de prisões de traficantes é causado pela epidemia do crack. Se essa epidemia for enfrentada e controlada, diminuirá o número de doentes e de presos. Os países que agiram com mais rigor tiveram sucesso na diminuição do consumo e da violência.
A descriminalização do uso também passará a mensagem de que não há problema no uso de drogas, propiciando que os jovens, iludidos, as experimentem sem receio. São eles as maiores vítimas da dependência química e da violência.
O transtorno mental que as drogas causam também está na raiz da devastação familiar e da violência doméstica. Por isso a sociedade, conhecendo o drama, se manifesta, em repetidas pesquisas, radicalmente contra a liberação. 

10 comentários:

Anônimo disse...

O INCENTIVO A IMORALIDADE ESTA A DESTRUIR NOSSO BRASIL.

AS PESSOAS HONESTAS E CORRETAS COMEÇAM A SER INTERPELADAS DAS DESONESTAS.

O EDITOR SABE BEM DISSO, QUANDO O FOI POR CESARI BATTISTI EM PORTO ALEGRE, QUANDO ESSE ESTAVA PARA IR A "CAXIAS DO SUL" AUTOGRAFAR LIVRO EM "2012"

Anônimo disse...

Por falar em Rodrigo Janot...
Artigos da Tribuna da Internet, abaixo:

PARECER DE JANOT PARA BLINDAR DILMA ESTAVA PRONTO HÁ TEMPOS.
AQUI: HTTP://WWW.TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/107918-2/

E JANOT TENTA SER O NOVO BRINDEIRO, ENGAVETADOR-GERAL DA REPÚBLICA

AQUI: HTTP://WWW.TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/JANOT-ACEITA-SER-O-NOVO-BRINDEIRO-ENGAVETADOR-GERAL-DA-REPUBLICA/

Anônimo disse...

A situação ficará insustentável. É tudo o que esses políticos querem, liberar geral. Ninguém é de ninguém. Feliz aquele que já tomou uma decisão de abandonar o país e ir prá países com mais tranquilidade.

- Assim já pregava Lenin...: levem intranquilidade às famílias, depois se apresentem como "salvador da pátria". Assim fez outro socialista, o Hitler, socialista sim, assim estava registrado o partido nazista...::: partido nacional SOCIALISTA dos trabalhadores alemães, era o PT alemão da época.

- NAZISMO E COMUNISMO, pertencem a mesma índole - assassinos genocidas.

Unknown disse...

Muito bom o artigo. Estamos vivendo a mesma coisa que na Guerra do Òpio, quando os ingleses drogaram os chineses e tomaram conta do que queriam.

Anônimo disse...

Incrível que como bem na era da informação a história se repete 100 anos depois (alguém já viu as datas da revolução russa e nazista?). Quanto as drogas porque não liberam a geram?Pelo menos irão ter outro impostos para cobrar em cima da juventude que se essa esperta e justa ao invés do trabalhador normal.

Emmanuel disse...

A questão não é ser "politicamente correto", mas convenhamos que está mais do que na hora de reconhecermos que o uso de drogas está invariavelmente ligado a desvios de caráter que acabam na marginalidade e na criminalidade.
É preciso enfrentar o problema: as drogas de que falamos não se restringem ao tabaco ou ao álcool, que por si sós já ruins para o usuário; falamos de drogas que além de destruir o usuário - e se ele quer se acabar, que se acabe - mas o restante da sociedade, que nada tem haver com os maus hábitos dos drogados.
Não há como tergiversar: a droga precisa ser combatida, por ela, e por seus efeitos. Particularmente nem ligo mais para os drogados - como tenho experiência na lida, tenho certeza que opção a custo e risco - o que me preocupa é quem não quer ser vítima desses desvios.

Anônimo disse...

Se o Estado Brasileiro tem campanhas combatendo o fumo,Tabaco,como esse mesmo Desgoverno quer a discriminalizacao de drogas mais pesadas?Basil Pais de To...

Anônimo disse...

POLÍBIO
que fique registrado,
esse deputado que diz que defende a saúde e a vida, está enganando quem
ELE VOTOU A FAVOR DOS BANDIDOS DI MENOR,votou contra a diminuição da maioridade penal
se esses di menor que matam por qualquer motivo, tirando a vida estuprando meninas e roubando de pessoas de bem, tiveram o apoio do deputado osmar terra, do erminio perondi e até do fagaça e também vão ter do senador laiser martins, que não venham dizer que são a favor da vida

ESTÃO A FAVOR DA MORTE, pois votaram a FAVOR DOS BANDIDOS DI MENOR

e o senador lasier martins que não venha dizer que vota contra por orientação partidária do pdt, ele só é senador por receber milhões de votos dos que são contra os bandidos do pt e da sociedade

na próxima eleição ele que vá pedir votos pros bandidos di menor, aí ele vai ver se vai ser eleito de novo

ou vota se acordo com quem o elegeu que são contra os bandidos di menor ou vai receber ofensas verbais e até ovos por não rspeitar o eleitor que votou em alguém que dizia que iria mudar algunas coisas

voltando ao osmar terra, o artigo é correto

mas o deputado não é correto, pois queira ou não junto com o perondi e o fagação, votara a favor dos bandidos, nuncaq mais terão o voto de muitos eleitores do rio grande

a favor de bandido di menor não

se tiver oportunidade gritarei onde enxergar esses políticos: aí amigos de bandidos di menor........

Anônimo disse...

Nunca soube de notícia de traficante assaltando as pessoas e sim o CONSUMIDOR de drogas que assalta e mata para conseguir algum dinheiro para comprar a substância nociva. O governo resolve isso com a liberação? Vai fornecer droga de graça, sem impostos?

Antonio_prokopczyk disse...

é incrível como o sen magno malta,os dep da bancada evangélica,e os demais governantes ,só se interessam pela maconha. o país esta atolado em corrupção,miséria,desemprego,sem escolas,violência comendo solta... e só se escuta falar deles,quando o assunto é maconha. quando é que eles vão trabalhar a favor do povo,fazendo valer nosso dinheiro???????? EU QUERO PROJETOS DE LEI QUE BENEFICIEM O POVO,ELES SÓ APROVAM LEIS QUE FAVORECEM OS ADVOGADOS DELES QUANDO SÃO PEGOS EM FRAUDES E MARACUTAIAS OU QUE AUMENTAM OS BENEFÍCIOS E SALÁRIOS DELES. SERIA BOM SE ELES SÓ SE PRONUNCIASSEM PARA ALTERAR LEIS ATRASADAS OU BRIGAR CONTRA A CORRUPÇÃO. EU QUERO ESCOLAS DE QUALIDADE,TRABALHO DIGNO,SAÚDE . PORQUE ELES NÃO SE EMPENHAM TANTO NAS COISAS CERTAS??????????????????????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/