Guerra contra a transparência, por Renato Sant'Ana

- O autor Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo no RS.
E-mail:  sentinela.rs@outlook.com

O jornalista Cláudio Humberto destaca que a oposição ao voto impresso adotou o mantra: "não há fraude comprovada na urna eletrônica".

Nem poderia! Não há comprovação de fraude assim como não existe prova da lisura, já que, hoje, a votação eletrônica não deixa vestígios.

O que "os simples" não sabem é que existem urnas de 1ª, 2ª e 3º geração e que o Brasil ainda usa urnas de 1ª geração, que não permitem a impressão nem a recontagem dos votos.

Também não sabem que, além do Brasil, só Bangladesh e Butão usam urna eletrônica sem comprovante do voto impresso. Os demais que têm votação eletrônica usam máquinas com impressora.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

27 comentários:

Anônimo disse...

Não existe prova negativa -que tem que provar é os que falam em fraude.

RICARDO disse...

PIBO. TU CONTINUAS DESINFORMANDO. TIRA ESSA FIGURA. O VOTO NÃO É MANUSEÁVEL PELO ELEITOR.

Anônimo disse...

O TSE só precisa obedecer o Princípio da Publicidade, caso contrário está infringindo a Constituição.

Joel Robinson disse...

Isso já foi descartado pois na hora de colocar o voto impresso na urna se o eleitor levar um pronto tá feito a fraude.
Não é dessa maneira caro que se audita uma urna.

Anônimo disse...

A figura está errada. O eleitor não retira o voto impresso nem dobra, nem deposita. O voto impresso aparece num visor, o eleitor confere visualmente, aperta um botão e o voto impresso é automaticamente inserido na urna lacrada, sem contato com o eleitor. O editor não confere as informações que divulga? É a segunda vez que esta figura errada aparece aqui. Tá na hora de corrigir ou então não mostre figuras incorretas, induzindo o eleitor a erro.

Paulo SG disse...

É lamentável que o Políbio Braga poste novamente uma imagem ERRADA de uma urna com voto impresso muito diferente da que está sendo proposta pela Dep.Bia Kisis.
Já no ultimo dia 01/7 o editor havia postado essas mesmas imagens de uma urna onde o eleitor teria acesso físico ao voto, o que é totalmente errado.
No dia 01/7 eu já havia alertado para o erro da publicação mas o editor desconsiderou os comentários que alertavam para erro e não corrigiu o equivoco e sequer publicou os comentários.

Anônimo disse...

Nao sei por que as pessoas decentes AINDA insistem em impressao do voto para auditoria, se preciso!
Vamos contratar um HACKER "top" de linha e pronto!
Basta o nosso HACKER ser melhor que o deles, e teremos MOURAO presidente!

Anônimo disse...

Acertei rapidamente de vacina de Bolsonaro 100 anos de sigilo. O processo de Pazuello 100 anos de sigilo. O delegado que investigou Salles, afastado, silêncio total no amante casado de Damares, silêncio nos micheques, coaf amordaçado, receita Federal perseguida por Flávio. Carluxo no armário enquanto Papi debocha de Eduardo Leite. Essa é a transparência do governo Bolsonaro.

Anônimo disse...

Polibio ainda bem que seus leitores estão melhor informados que o Sr. não assim que seria o voto impresso, aí sim que haveria fraude.

Anônimo disse...

Lamentavel o nivel dos comentarios,
Todos infantis

ARS disse...

CorruPTo não quer saber de transparência. Não dá para comprar o voto de todo mundo com "mortandella". Por isso, as fraudes (digo, urnas) eletrônicas são fundamentais para elles tomarem o poder.

Anônimo disse...

JOEL está defendendo a urna. Então tem truta mesmo. É OAB e esquerdalha apoiando : tu acha q tem honestidade- lisura.??? Olha com quem andam - quem apoiam. É escandaloso.

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA O GOLPE JÁ FOI DADO. NOSSO FUTRO JÁ ERA

Anônimo disse...

Os que defendem a continuidade da apuração secreta dos votos são amantes do comunismo. Lá existe partido único e a votação dá o resultado de 100% ao candidato. Abaixo ditadura do contador único dos votos!

Unknown disse...

Quanta ignorância ou burrice.

Anônimo disse...

O programa e as máquinas de contagem de votos são feitos por venezuelanos e chineses. No Brasil o sistema vigente está bem como o ditador Stalin falou: não interessa quem vota, o importante é quem vai contar os votos...

JRicardo disse...

Puta merda, de novo, o eleitor não tem acesso físico, APENAS VISUAL ao voto que cai na urna automaticamente. Corrija a informação por gentileza, é a segunda vez que tu erra neste tema!!!

Anônimo disse...

Enquanto isso, o brasileiro, de bem, continua tomando no butão !

Anônimo disse...

JÁ FOI PROVAD,IMBECIL

Anônimo disse...

O "editor" equivoca-se com a figura postada. Não haverá manuseio do voto impresso segundo a PEC proposta. Não conseguiremos aprova-la se mesmo quem é favorável não sabe informar adequadamente.

Anônimo disse...


ELES NÃO VÃO RECUAR E NÓS TAMBÉM. O CONFLITO JÁ ESTÁ DADO !!!

NÃO É SE, E SIM QUANDO A PERGUNTA CORRETA. ALIÁS QUANDO UM LADO QUER "TOMAR O PODER" E CONTROLAR O ESTADO IMPONDO SUA IDEOLOGIA, BURLANDO DE FORMA MALICIOSA AS REGRAS DO JOGO DEMOCRÁTICO, TERMINA SEMPRE EM CONFRONTO. SÓ UM IDIOTA QUE NÃO CONHECE NADA DA HISTÓRIA NÃO ENXERGA !!!!

Anônimo disse...

Voto é secreto. Vai tornar público o voto alheio?;

Anônimo disse...


O LADRÃO/CACHACEIRO, O AZIZ (investigado na CPI DA PEDOFILIA), O BARROSO E O RENAN (dispensam comentários), o SATANISTA Casagrande E TODOS os demais DERROTADOS DE 2018 são contra o voto auditável. VOTO IMPRESSO JÁ.

Anônimo disse...


O VOTO É SECRETO SIM, SEU RATO PETISTA FRAUDADOR !!!
O VOTO AUDITÁVEL SEQUER É TOCADO POR MÃOS HUMANAS !!
PARECE ATÉ QUE OS RATOS VÃO LEVAR NA FRAUDE...
MAS NÃO VÃO ASSUMIR O GOVERNO !!

Anônimo disse...

Nada a ver com voto secreto. Ninguém vai tornar público. Somente o votante olha o seu próprio voto. Ninguém mais. Voto continua secreto. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Anônimo disse...

Não adianta informar o editor que a figura está errada. Ele mantém mesmo assim. Presta informação incorreta mas mantém. Qual o motivo de manter uma informação errada?

Anônimo disse...

Quero um HACKER melhor que o deles.
Aí.... deixa exactamente como está!!!
O MEU candidato SEMPRE vai ganhar!
A garantia é o MEU HACKER!!
Melhor. Mais rápido. Mais esperto, mais estudado e com o melhor hardware!!
E ai .... deixa como está!!!
Exatamente como esta!.
E ... lulinha, barrinho, gilmau rosinha, carminha , "et caterva" nao venham reclamar depois... nao terei culpa, SE O MEU HACKER É MELHOR QUE O SEU!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/