Análise, Paulo Moura - Lula ministro é o último suspiro do moribundo

Gente, desde o início o que está por trás do tabuleiro das aparências é um jogo de Moro contra Lula, jogado no tabuleiro debaixo da mesa. Poucas pessoas percebem, mas o resultado concreto desse jogo revela Lula com cada vez menos espaço de manobra.

Minha avaliação é que a entrada do Lula no governo é a última cartada; o último suspiro do moribundo. O que mais poderá Lula fazer depois dessa jogada?

Agora é hora de dar linha ao peixe. Especula-se com Meireles no BC e um ministro da Fazenda com perfil "Palocci". Em sentido contrário ao que se especula sobre queima de reservas e baixa dos juros na marra, Lula pode buscar apoio do mercado com medidas estruturais ortodoxas e medidas populistas de baixo custo para a massa (aumentar bolsa família, por exemplo). Há sinais de que Renan vai dar crédito ao Lula.


É cedo para saber, mas não devemos subestimar Lula. Não sabemos, também, se as medidas na Justiça tentando anular a posse de Lula darão certo. Na minha leitura, repito, é hora de dar linha ao peixe, tendo uma certeza: depois de Lula completar seu lance e assumir o governo, será a vez de Moro reagir. Munição ele têm e se não prendeu Lula é porque não tem tudo o que precisa para prender e não soltar mais.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto do professor e politólogo gaúcho.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aí que você se engana! Lula ministro é a certeza da IMPUNIDADE!!!

Anônimo disse...

Políbio
Está no lugar certo... Qual o perfil dos antecessores? Desonestos, sem ética, algo "psicopatas"... Melhor do que a casa civil só na prisão!!!!!!!!!!!!!!

Sandra disse...

Que moribundo?
A submissão vista ao vivo agora no STF com mentiras e manipulações das leis do país é mais uma prova que já vivemos sob tirania.
A posse será só uma explicitação para o mundo ver.

Sandra disse...

Vamos aproveitar enquanto ainda temos internet

Anônimo disse...

Com a nomeação de Palocci para a Fazenda, coisa que deve ocorrer semana que vem, Lula quer repetir os bons tempos de economia bombando e o pleno-emprego! Talvez às custas de mais um pouco de endividamento público e privado, coisa pouca!!!

Anônimo disse...

Como reagiria Moro? Mandando Prender Lula? Mandando prender o vice-presidente michael Temer? Mandando preder o Presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB? Mandando prender os Senadores Roméro Jucá, PMDB e Valdir Raupp, PMDB? Mandando prender o Presidente da Camara dos Deputados, Dep Eduardo Cunha, PMDB? Mandando prender o Senador aécio neves? também delatados na Lava Jato? Ou ou Mandando prender a mulher e a filha do Eduardo Cunha?

Obviamente que devido a competência do juiz de primeiro grau, só lhe resta mandar prender a mulher e a filha do Eduardo Cunha, já tem provas, o MPF requereu, o STF mandou investigar. Ou o Juiz moro vai pular essa parte e prender a mulher e o filho de lula, nesse caso, sem provas, para se manter na midia?

Anônimo disse...

Lula conseguirá sem dúvida alguma escapar das garras de Moro. Porém, o custo político será altíssimo. O desgaste para a legenda do PT e para o governo como um todo será enorme.
O gesto de Lula, visando se abrigar no "foro privilegiado" de um Ministério é uma grande vitória do Juiz Moro!

Anônimo disse...

Moro deve ser transferido para a Justiça Federal do Acre, vcs substmaram um cara que foi treinado por mais de 20 anos para ser presidente teve uma escola que nem um presidente Americano teve, estao de gozaçao achando que vai acontecer algo com ele, tenho ate pena dos emergentes nessa hora nao duvido que amanha esse confisque aplicaçoes financeiras e derrube os juros tem gente que vai pensar duas vezes antes de ser especulador um pais com 200 milhoes de habitantes ser especulador e para ser motivo de risada em qualquer parte do mundo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/