Eis a lista dos 50 municípios mais desenvolvidos do Sul do Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro publica todos os anos o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Nesta edição, Concórdia, no oeste catarinense, lidera o ranking na região Sul. O ranking da região foi organizada pelo Portal da revista amanhã, ;incluindo 24 cidades gaúchas, 15 paranaenses e 11 catarinenses. Lajeado é a primeira localidade do Rio Grande do Sul a aparecer no levantamento enquanto Maringá é o melhor município do Paraná. Curitiba é a única capital da região a figurar no ranking. 

O indicador é o Índice Firjan de Desenvolvimento Econômico.

Entre as 10 primeiras, quatro são do RS, quatro são do Paraná e dois são de SC. A líder é de SC. 

Pos.  Cidade      UF    IFDM
1º    Concórdia   SC    0,8933
2º    Lajeado       RS    0,8813
3º    Arroio do Meio    RS    0,8758
4º    Maringá      PR    0,8740
5º    Apucarana  PR    0,8729
6º    Westfalia    RS    0,8673
7º    Panambi     RS    0,8666
8º    São Bento do Sul  SC    0,8648
9º    Cianorte    PR    0,8647
10º   Campo Mourão  PR    0,8643

11 comentários:

Anônimo disse...

Lajeado é uma ótima cidade. Pena que caiu nas mãos da gangue.

Anônimo disse...

Pesquisa socialista POA seria a primeira.

Anônimo disse...

Uhuuu! Consultei o meu município Guaíba está em 780° no ranking nacional, pensei que tava lá pelo 4900° lugar!

Anônimo disse...

Não sou alemão, mas a alemoada dá um banho.

Anônimo disse...

ORGULHO DE SER DE LAJEADO EMBORA ESSE ANO SAIA UM PETISTA LADRÃO DA PREFEITURA!!!!! O DESENVOLVIMENTO DE LAJEADO VEM DO TRABALHO DE SEU POVO!!!!!!

Anônimo disse...

Não entendi: 24 municípios gaúchos dos 50 ? Não se escreve que aqui é uma decadência ? Então não é bem assim. Quase 50 % são gaúchos. Nosso estado tem tradição e cultura. O que faltam são bons governantes e tenho certeza que existem pessoas muito inteligentes no RS. Mas não estão adiantando para tirar este estado do negativo. Mas um estado é feito de municípios e aí uma lição para os que falam mal dos gaúchos. Governo de estado uma coisa, prefeituras outra. E também quanto ao "TU" que acham que aqui vai acabar, é mais fácil o carioca de novela falar tu do que aqui em cem anos falar VOCÊ.

ARS disse...

Há muito que se sabe ser a região sul a melhor do brasil.

Anônimo disse...

NO RS, um prefeito é do PP, um do PMDB e dois do PT.

Anônimo disse...

Lixo puro. Comparem a melhor cidade da lista com a pior cidade de Oklahoma/US sera como comparar Ana Hickmann com Maria Bethania.

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 1947: Poxa, como existe gaúcho recalcado. Misturam aspectos econômicos e culturais, estes no seu caso, totalmente fora de contexto. Bom, a pesquisa fala em quase metade dos municípios da região Sul. Certamente se a estatística contemplasse todo o Brasil este número não seria tão expressivo. Veja também que o fato de alguém criticar o desenvolvimento de determinado local não significa que você não goste dele. Para finalizar, em muitas regiões do norte do RS utiliza-se com muito mais frequência o VOCÊ do que o TU. Assim como entre a população mais pobre e menos estudada do Rio de Janeiro o TU é mais utilizado que o VOCÊ. Como gaúcho gosta de se apegar a estas coisinhas que de fato não influenciam em nada.

Anônimo disse...

Viram bem?
No RS dois administrados pelo PT.
Aceitam ou não?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/