PV faz Assembléia do RS criar Comissão Especial do Estado Resiliente

A Assembléia do RS resolveu criar a  Comissão Especial do Estado Resiliente, que será presidida pelo deputado do PV, João Reinelli.

43 dos 55 deputados apoiaram a proposta. 

O governo estadual já prometeu parceria. 

O objetivo é discutir e propor ações preventivas em diferentes áreas e envolver as comunidades para tornar as cidades sustentáveis e eficientes, construindo assim um Estado Resiliente. Ele quer levar ao interior o exemplo de Porto Alegre que, recentemente, apresentou uma estratégia de resiliência com suas diretrizes para tornar a capital mais segura e um lugar melhor para se viver até 2022

O que é Resiliência. 

Conceito vindo da Física, definido como a capacidade de um corpo ou material de retornar ao seu estado inicial após serem submetidos a alterações e mudanças. O termo Resiliência, quando relacionado às cidades, entende-se como sendo aquela localidade capaz de resistir, absorver e de se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre bem como, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidas. Mais recentemente, além de associado à capacidade das cidades de permanecer funcionando após terem enfrentado desastres como enchentes, inundações, deslizamentos, este termo tem sido associado ao planejamento de cidades sustentáveis. Ou seja, que tenham meios de gerar renda e oferecer qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente. Para isso são necessárias ações articuladas que envolvam as comunidades para que atuem coletivamente.

2 comentários:

RONDO disse...

Duvido e pago um café se ista funcionar virar em nada. Comissões?
Se os que fazem parte não fizerem resiliência não funciona. Isso é mais um modismo. Lembram do PGQP? deu em nada ou melhor muita reunião e convescotes em Gramado e outras festas. Aí vem na TV e rádio e e jornais falar um monte de: precisamos, devemos etc e etc e só demagogia.

Anônimo disse...

Este é o papo "abobrinha" do Prefeito Fortunati para alguns viajarem a passeio para o México e outros países.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/