Opiniãop do editor - Aprovação da LDO encorpa Sartori para reformas mais profundas do Estado

Sartori é auxiliado politicamente pelo ajuste fiscal promovido também pelo governo federal do PT. A oposição fica sem discurso e sem povo na rua em Porto Alegre. Não é por menos que Sartori apelidou de Ajuste Fiscal Gaúcho o conjunto das suas reformas. -


O convencimento generalizado de que as contas públicas gaúchas realmente estão esgualepadas não explica sozinho a aprovação por ampla maioria dos orçamentos dos Poderes para 2016 (leia nota abaixo).

É um corte na carne proposto por Sartori.

Quem defende duros sacrifícios também por parte do setor público, teve um início de resposta bastante consistente.

A unidade dos deputados da base aliada, 31 x 19, foi testada com sucesso numa questão polêmica que mobilizou Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas contra o Piratini, mas sem sucesso.

O governador pode agora avançar nos ajustes, dentro da condução step by step, que é do seu estilo e parece oferecer bons resultados na Assembléia, ferindo temas muito mais dramáticos e estruturais, como são as questões do descomunal e incontido déficit da previdência, das aposentadorias precoces e do inchaço da máquina pública.

Pelo lado da receita, a votação de ontem também abre caminho para aumento de impostos.


5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A "mamma Sartori" ensinou o filho a comer a sopa de capeletti pelas bordas!!

JulioK

Anônimo disse...

A conta dessa LDO aprovada virá mais a frente. Vai dar na mesma. Ele aperta agora mas terá que abrir a guaiaca depois.

Anônimo disse...

Políbio, tua opinião está equivocada. Veja bem: "corte na carne" dos servidores, e não dele mesmo e dos políticos; problemas da previdência: onde ele vai resolver? Ele ganha uma aposentadoria antiga de deputado estadual. Agora, vão voltar a conceder este tipo de aposentadoria e, até o momento, o governador não se mexeu para acabar com esta aberração. O que eu vejo no futuro é ruim para os gaúchos: vão sustentar poucos ganhando muito, e não terão serviço público à disposição. Cai na real, Políbio!

Lucaspsb disse...

Anônimo das 09:19 lacrou 13 e deve ser um CC despejado hahaha! Conter reajuste é cortar na carne sim seu gênio, ou você acha que isso não provocará desgaste político? Fiquem atentos à RBS, certamente colocarão um chororô danado com fundo preto e letras garrafais no JA.

Anônimo disse...

A opinião do ilustre editor é respeitável, mas parece negligenciar que o Governador não cortou em sua própria carne (tendo em vista que quando teve a oportunidade não VETOU o seu próprio reajuste, concedido pela assembleia - ele apenas disse que iria "abrir mão", o que, como todos sabem, é inviável, pois o vencimento ingressa automaticamente na conta do servidor, inclusive do Governador, "querendo" ele ou não). Ainda, a única carne que está sendo cortada é a do povo gaúcho, que segue sendo assaltada, assassinada, morrendo em filas de hospitais por falta de recursos... pois o Governador escolheu o caminho mais fácil e populista - culpar os servidores públicos da saúde, educação e segurança pelo caos financeiro do Estado.... e deixou as tarefas impopulares, como as privatizações, para o ano que vem... por que não começar pelas privatizações? Por que são impopulares? Não teve coragem e agora o RS vai amargar mais greves... e a população... que se corte na carte...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/