Assembléia aprova por 31 x 19 o congelamento dos orçamentos dos Poderes no RS

A foto ao lado é de Vinicius Reis, Assembléia.


Por 31 votos a 19,. A Assembléia Legislativa aprovou nesta madrugada a nova proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, cujo vetor mais polêmico é a decisão de manter praticamente congelados os salários dos servidores públicos estaduais.

 No primeiro grande teste para a base aliada, os parlamentares mantiveram a proposta que prevê apenas o crescimento vegetativo da folha, estimado em 3%, significando o congelamento dos vencimentos dos servidores e recursos para custeio dos poderes. 

As discussões e votações de destaques, emendas e do projeto começaram no final da tarde desta terça, com público bem abaixo do esperado na parte externa da Assembléia (2 mil pessoas), que foi escasseando à medida que a noite avançava. Nas galerias foram admitidos apenas pessoas com senhas, que se manifestaram ruidosamente o tempo todo.

Não houve tumulto e nem violência, ao contrário do que alguns oposicionistas anunciavam pelas redes sociais. Houve até quem prevesse um Paraná 2, o que nem de longe aconteceu.

Deputados do PT, PCdoB e PSol, em revezamento, e também parlamentares do PTB, tentaram, sem sucesso, convencer os governistas a mudarem de voto e aprovarem algum dos 18 requerimentos que previam alteração no texto-base da lei encaminhado pelo Piratini e que teve a relatoria na Assembleia do líder do governo na Casa, deputado Alexandre Postal (PMDB).


A base alida, amplamente majoritária, usou a mesma tática parlamentar utilizada pelo PT no governo Tarso, deixando a oposição falar sozinha e apressando o voto.

Quando as galerias já estavam vazias e a oposição se retirava do plenário, após as 20h, Postal subiu à tribuna para defender o texto proposto. Outros deputados governistas aproveitaram então e provocaram os petistas. O debate recomeçou e se estendeu até 22h45min. A LDO acabou aprovada por 31 a 19 votos.

8 comentários:

Anônimo disse...

O POVO é quem paga e carrega nas costas os governantes LADRÕES.
Para esses LADRÕES que governam não falta aumento e propina!

Anônimo disse...

Excelente! Vamos colocar nossos empregados (funcionários públicos) a receber pelo que realmente trabalham.

Lucaspsb disse...

Mais economia pro Estado. Tem que fazer isso mesmo porque a pelegada só protesta em horário comercial e em dia de semana!!!

Anônimo disse...

Deveria mandar uma lei para anular o aumento que deu no início do ano para ele, legislativo, judiciário, e seus secretários.

e agora começar a ver as fundações que tem sobreposições e começar a enxugar a máquina (FDRH,METROPLAN,UERGS,FEE) e privatizar (CORAG,CEEE,SULGAS)

Anônimo disse...

Chega de ideologização, que estamos cansados de ver! O governador Sartori será reconhecido em breve pela sua postura, caráter e coragem para dizer e fazer o que tem que ser feito nesse Estado!

Anônimo disse...

PARABÉNS AOS DEPUTADOS QUE CONGELARAM AS MORDOMIAS DOS NABABOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS !!!

Anônimo disse...

O POVO que elege estes governantes ladroes

Anônimo disse...

Pelos comentários acima, parece que os professores estaduais, policiais militares, civis, etc., ou são marajás com excelente salários ou não são funcionários públicos... vai entender... desde quando salário de professor ou policial é mordomia? Se a população prefere um policial mal pago, ou um professor mal pago, não reclame se seu filho tornar-se analfabeto funcional, se quando acionar a polícia ela demorar a chegar, se for mal atendido em um delegacia ou batalhão....A população é que vai arcar com a irresponsabilidade dos Deputados e do Governador.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/